A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Introdução ao uso de padrões e normalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Introdução ao uso de padrões e normalização"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Introdução ao uso de padrões e normalização
Padrão: apresentação e orientações de uso Normas de organização do texto: sumário e numeração progressiva Normas de referências e citação Normas para ilustrações

2 Bibliografia Recomendada
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS Informação e documentação NBR : referências (2002) NBR : numeração progressiva (2003) NBR : sumário (2003) NBR : resumo (2003) NBR : índice (2003) NBR : citações em documentos (2002) NBR : trabalhos acadêmicos (2005)

3 Bibliografia Recomendada
CUNHA, A. C. et al. Guia de apresentação de dissertações, teses e monografias. São Paulo: SBD/FMUSP, 2005. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodología científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MEDEIROS, J. B. Redação científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. PASQUARELLI, M. L. R. Normas para a apresentação de trabalhos acadêmicos (ABNT/NBR 14724, agosto 2002, ementa 2005). 3. ed. Osasco: EDIFIEO, 2006.

4 Diretrizes para apresentação de Dissertações e Teses

5 ABNT NBR 14724:2005 (dez.) INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – TRABALHOS ACADÊMICOS – APRESENTAÇÃO [...] específica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas, designados e / ou outros). (ABNT, 2005, p. 1). Para manter um nível de qualidade na apresentação de dissertação ou tese optou-se em adotar um formato padrão para elaboração dos documentos, Tanto impressos quanto no formato eletrônico. Para tanto nos baseamos na norma da ABNT

6 Diretrizes Gerais Recomendadas
Todo trabalho acadêmico deve apresentar uma estrutura que privilegie a compreensão total do texto. Estrutura-se em três partes: Pré-texto; Texto; Pós-texto. Todo trabalho acadêmico em especial (Dissertação e tese) deve apresentar estes três itens

7 Diretrizes Gerais Recomendadas
Pré-texto Texto Pós-texto capa (obrigatório) folha de rosto (obrigatório) folha de aprovação (obrigatório) dedicatória(s) (opcional) agradecimentos (opcional) epígrafe (opcional) resumo (obrigatório) Abstract (obrigatório) lista de ilustrações (opcional) lista de tabelas (opcional) lista de abreviaturas e siglas (opcional) lista de símbolos (opcional) sumário (obrigatório) introdução desenvolvimento conclusão referências (obrigatório) glossário(quando aplicado) apêndice(s) (opcional) anexo(s) (opcional) Índice(s) (opcional) Pois cumprindo esta estrutura vai facilitar a compreensão total do texto. Quadro 1 – ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO Fonte: ABNT NBR (2005, p. 3)

8 1 Pré-Texto Capa (obrigatório); Folha de rosto (obrigatório);
A parte pré-textual precede o texto, e inclui: Capa (obrigatório); Folha de rosto (obrigatório); Folha da ficha catalográfica (obrigatório); (no verso da folha de rosto) Folha de aprovação (obrigatória); Dedicatória (opcional); Agradecimentos (opcional); Epígrafe (opcional); Agora iremos detalhar o pré-texto.

9 1 Pré-Texto Resumo (obrigatório); Abstract (obrigatório);
Continuação Resumo (obrigatório); Abstract (obrigatório); Lista de Ilustrações (opcional); Lista de tabelas (opcional); Lista de Abreviaturas (opcional); Lista de Símbolos (opcional); Sumário (obrigatório).

10 MODELOS: Capa Folha de Rosto Ficha Catalográfica Folha de Aprovação
Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo Abstract Lista de Ilustrações Lista de Tabelas Lista de Abreviaturas e Siglas Lista de Símbolos Sumário

11 Capa A capa foi padronizada pela UNICSUL, para
as dissertações e teses. Elemento obrigatório, onde são apresentadas elementos indispensáveis sobre o trabalho.

12 Folha de Rosto A folha de rosto é um elemento obrigatório
apresenta quase os mesmos dados da capa, ela é a abertura da parte interna do trabalho.

13 Ficha Catalográfica A ficha catalográfica é elemento obrigatório.
É elaborada pela Biblioteca. Os alunos enviam para Biblioteca as páginas pré-textuais para elaboração da ficha catalografica A Biblioteca junto com o orientador vai definir as palavras-chave ficha catalografica e do do resumo.

14 Folha de Aprovação A folha de aprovação é um elemento obrigatório
Vai ter os itens como título, autor e o nome dos professores que compõem a banca.

15 Dedicatória Elemento opcional, onde o autor da dissertação
presta um homenagem ou dedica o trabalho a alguém.

16 Agradecimentos Folha opcional, onde você agradece as pessoas
ou entidades que contribuíram para elaboração do trabalho.

17 Epígrafe Elemento opcional, onde é apresentada uma
citação, seguida da indicação de autoria relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

18 Modelo de Resumo O resumo consiste na apresentação concisa dos
pontos principais de um texto. No final do resumo devem constar as palavras- chaves que também constarão na ficha catalográfica.

19 Modelo de Abstract Elemento obrigatório para dissertações e teses.

20 Lista de Ilustrações As ilustrações (figuras, quadros, tabelas, gráficos) devem ser numeradas na ordem em que aparecem no texto. É recomendável que sejam elaboradas listas separadas para cada tipo de ilustração. No caso do exemplo como tem somente 03 quadros ele ficou junto da lista de figura.

21 Lista de Tabelas Elemento opcional

22 Lista de Abreviaturas e Siglas
Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. (PASQUARELLI, 2006, p. 82). Elemento opcional, onde se faz a relação das abreviaturas e siglas utilizadas no trabalho. No texto a 1º vez tem que aparecer o nome por extenso e a sigla entre parênteses e caso aparece no trabalho outras vezes pode colocar somente a sigla ou abreviatura.

23 Lista de Abreviaturas e Siglas
No caso do exemplo aparece CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. ICB – Índice de Carência Básica

24 Lista de Símbolos Os símbolos devem ser apresentados na lista na ordem em que aparecem no texto, com o devido significado. (PASQUARELLI, 2006, p. 82).

25 Lista de Símbolos Elemento opcional

26 Sumário É a numeração das principais divisões, seções e outras do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, acompanhadas da página inicial. (PASQUARELLI, 2006, p. 82). Elemento obrigatório

27 Sumário

28 2 Texto 2.1 Introdução; 2.2 Desenvolvimento; 2.3 Conclusão.
A parte textual corresponde ao corpo do trabalho e é constituída de três partes fundamentais: 2.1 Introdução; 2.2 Desenvolvimento; 2.3 Conclusão. Na item 2.2 Desenvolvimento o autor da dissertação Irá desenvolver os diversos capítulos e as subseções dos capítulos. Até chegar a parte final com a conclusão.

29 Citação Nota de Rodapé Ilustração: Quadro Figura Tabela MODELOS:
Dentro do corpo do texto pode ter.

30 Citação Direta com até 3 linhas
Aparece dentro do parágrafo entre aspas, com a referência do livro.

31 Citação Direta com mais de 3 linhas
Recua o parágrafo 4 cm com fonte Menor 10 cm.

32 Citação Indireta - com vários autores

33 Nota de Rodapé Anotações colocadas ao final da página, com a finalidade de transmitir informações que não foram incluídas no texto para não prejudicar a seqüência lógica. (OLIVEIRA, 2004, p. 284.). A nota de rodapé pode ser usada para explicar uma palavra, tem que ser uma explicação rápida para não desviar a atenção do leitor.

34 Modelo de Nota de Rodapé

35 Quadro Denomina-se quadro a apresentação de dados de forma organizada, para cuja compreensão não seria necessária qualquer elaboração matemático-estatística. (PASQUARELLI, 2006, p. 71). Quadro pode apresentar textos.

36 Quadro O título do quadro fica embaixo do quadro
com a fonte, ou seja, a referencia do quadro. O quadro pode ser uma transcrição literal, portanto necessita de indicação de fonte.

37 Figura São desenhos, fotografias, organogramas, esquemas etc, com os respectivos títulos precedidos da palavra Figura e do número de ordem em algarismo arábico. Os títulos devem ser colocados abaixo das figuras. (PASQUARELLI, 2006, p. 71).

38 Figura

39 Tabela São conjuntos de dados numéricos, associados a um fenômeno, dispostos numa determinada ordem de classificação. A finalidade básica da tabela é resumir ou sintetizar dados de maneira a fornecer o máximo de informações num mínimo de espaço. (PASQUARELLI, 2006, p. 71).

40 Tabela A tabela ao contrário do quadro o titulo vem acima da tabela.
As tabelas não tem borda externa.

41 3 Pós-Texto Nesta parte, são especificadas as páginas que seguem o corpo principal do trabalho. Esta parte inclui as seguintes seções: Referências (obrigatório); Bibliografia consultada (opcional); Glossário (opcional); Apêndice (opcional); Anexo (opcional); Índice (opcional).

42 MODELOS: Pós-Texto Referências Glossário Apêndice Anexo

43 Referências (modelo ABNT)
As referencias tem toda uma regra, conforme o Marcelo vai apresentar, Se localiza no final do trabalho após a conclusão Tem que aparecer um lista em ordem alfabética, Espaçamento simples e alinhado a esquerda.

44 Referências (modelo Vancouver)
Para área de saúde são usadas para referencias o Estilo VANCOUVER.

45 Glossário Lista em ordem alfabética das palavras ou das expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. (PASQUARELLI, 2006, p. 85).

46 Modelo Glossário

47 Apêndice Consiste em um texto ou em um documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. (PASQUARELLI, 2006, p. 85). São apêndice tudo que foi elaborado pelo autor,

48 Apêndice Por exemplo um questionário

49 Anexos Consiste em um texto ou em um documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. (PASQUARELLI, 2006, p. 86). Tudo que for elaborado por outro autor, são anexos. Exs. Tabela, quadros, formulário entre outros

50 Anexos

51 Índice Consiste numa lista de entradas ordenadas por assunto, autor ou assunto / autor, que localiza e remete para as informações contidas num texto. (PASQUARELLI, 2006, p. 86).

52 ABNT NBR 6024:2003 (maio) NUMERAÇÃO PROGRESSIVA
[...] estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa seqüência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. (ABNT, 2003, p. 1). Para manter um nível de qualidade na apresentação de dissertação ou tese optou-se em adotar um formato padrão para elaboração dos documentos, Tanto impressos quanto no formato eletrônico. Para tanto nos baseamos na norma da ABNT

53 SEÇÕES E SUBSEÇÕES Numeração arábica Divisão em até 5 subseções
Separar indicativos de seções dos seus títulos por um espaço Indicativos de seções alinhados à margem esquerda

54 SEÇÕES E SUBSEÇÕES Seções primárias no início da página
Texto em toda seção Alíneas – em letras minúsculas Marcadores

55 SEÇÕES E SUBSEÇÕES Alternativa 1 Alternativa 2 Alternativa 3
1 Introdução 2 Revisão de Literatura 2 Objetivos 3 Procedimentos Metodológica 3 Justificativa 4 Resultados 4 Revisão de Literatura 4 Hipóteses 5 Discussão 5 Procedimentos 5 Procedimentos Metodológicos 5 Revisão de Literatura 6 Conclusões 6 Resultados e Discussão 6 Resultados 6 Procedimentos Metodológicos 7 Conclusões 7 Discussão 7 Resultados 8 Conclusões 8 Discussão 9 Conclusões

56 SEÇÕES E SUBSEÇÕES Alternativa 5 1 INTRODUÇÃO 2 OBJETIVOS 2.1
Objetivo geral 2.2 Objetivos específicos 3 REVISÃO DE LITERATURA 3.1 Infra- estrutura de saneamento em áreas urbanas 3.1.1 Sistemas de abastecimento de água Captação de água Mananciais superficiais Mananciais subterrâneos 4 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS

57 ABNT NBR 6027:2003 (maio) SUMÁRIO
Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. (NBR 6027, 2003, p.2).

58 Os elementos pré-textuais não devem constar do sumário.
ABNT NBR 6027:2003 (maio) SUMÁRIO Os elementos pré-textuais não devem constar do sumário.

59 SUMÁRIO INTRODUÇÃO SEÇÕES PRIMÁRIAS SUBSEÇÕES

60 SUMÁRIO 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 Seção secundária 1.1.1 Seção terciária
Seção quaternária Seção quinária a) alínea; b) alínea, - subalínea


Carregar ppt "Programa Introdução ao uso de padrões e normalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google