A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA
Professoras: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga Drª Rosana Gonçalves Barros

2 Elementos componentes dos trabalhos de pesquisa:
AULA 13 Elementos componentes dos trabalhos de pesquisa: regras gerais de apresentação

3

4 A apresentação de trabalhos acadêmicos compreende:
Formato; Margem; Espacejamento; Paginação; Numeração progressiva; Citações; Siglas; Equações e fórmulas; Ilustrações; Tabelas.

5 FORMATO Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm); Fonte tamanho 12 em cor preta para todo o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme; No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar também um recuo de 4 cm da margem esquerda.

6 MARGENS Observação: Na Coordenação de Área dos Cursos de Meio Ambiente do IFG utiliza-se: 3 cm à esquerda e todas as demais 2 cm.

7 PAGINAÇÃO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única seqüência de numeração das folhas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

8 Citação até três linhas
Indicativo de seção Paginação citações de mais de três linhas: 4 cm da margem esquerda Citação até três linhas

9 Espacejamento 1,5 Notas de rodapé

10 Siglas

11 Equações e fórmulas Devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Exemplo:

12 ILUSTRAÇÕES Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte.

13 Observação: este exemplo é uma exceção à norma da ABNT porque obedece a norma própria da Coordenação de Área dos Cursos de Meio Ambiente do IFG. Ilustrações - quadros

14 Ilustrações - fotografias
Alinhado com a margem esquerda

15 Ilustrações - gráficos
Alinhado com a margem esquerda

16 Ilustrações - fluxogramas

17 Tabelas

18 A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.

19 Consulte os seguintes materiais:
ABNT NBR 14724:2005 No Blog: Normas para elaboração e planejamento de trabalhos acadêmicos CEFET GO; TCC; Dissertações; Teses.

20 BIBLIOGRAFIA LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1993. FERRÃO, Romário Gava. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. Linhares: Unilinhares / Incaper, 2003. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Editora Atlas, 2001. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

21 AGRADEÇO A PRESENÇA E A ATENÇÃO!
Professoras: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga Drª Rosana Gonçalves Barros


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google