A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formatação de parágrafo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formatação de parágrafo"— Transcrição da apresentação:

1 Formatação de parágrafo
COMPUTAÇÃO Editor de textos Formatação de fonte Formatação de parágrafo

2 Tela do Editor de Textos Microsoft Word :
Barra de ferramentas. Existem várias barras de ferramentas. Nesta imagem, podemos ver as barras “padrão”, “formatação”, “desenho” e “tabelas e bordas” Estas são as réguas horizontal e vertical. O cursor esta na janela de edição do Word (área de texto). Nela você visualiza e edita o texto. O modo de visualização sugerido é “Layout da Página”

3 Isso é um exemplo de marcador.
Formatar o texto. Após digitar o texto, o mesmo deve ser selecionado para que você possa formatá-lo. (dar um formato). Primeiramente vamos conhecer os recursos de fontes. Cor da fonte. Para escolher a cor do texto. Recuo. Aumentar e diminuir o recuo. Realçar. Similar àquelas canetas “destaca texto”. Útil quando você tem que destacar um trecho de texto. Bordas. Insere ou altera bordas de um texto. Também funciona com tabelas. Estilo. Para texto utiliza-se estilo normal. Estilos “título” devem ser usados para os itens que você deseja que apareçam no índice automático. Tamanho da fonte. Você pode escolher entre números que variam de acordo com as possibilidades da fonte. Se você desejar um tamanho intermediário que não aparecer nas opções, pode digitá-lo diretamente neste espaço. Fonte. Uma fonte é um tipo de letra. Este recurso não é do aplicativo (Word), e sim do Sistema Operacional (Windows). As fontes podem ser adicionadas, modificadas ou removidas. As mais utilizadas são Times New Roman e Arial Efeitos. Um trecho de texto pode ser formatado para negrito, itálico ou sublinhado. O sobrescrito e o subscrito podem não aparecer na barra de formatação. Neste caso, utilize o menu FORMATAR --> FONTE Marcadores. Em uma lista de itens, insere marcadores nos itens selecionados. Isso é um exemplo de marcador. Numeração. Em uma lista de itens, cria os indicadores de numeração. Alinhamento. Centralizar, Justificar (alinha em ambos os lados). Alinhar a direita Alinhar a esquerda.

4 Normas ABNT. Para a formatação de trabalhos científicos é recomendado o uso nas normas ABNT Fonte recomendada : Arial tamanho 10 ou Times New Roman tamanho 12 Espaçamento entrelinhas : 1,5 linhas Margens : Superior e Esquerda (3cm), Inferior e Direita (2cm) Tamanho do papel recomendado : A4 Numeração de página : Conta-se a partir da folha de rosto. Numera-se no canto superior direito, a 2 cm da borda superior e 2 cm da borda direita. Não numerar capa, introdução, sumário, referências bibliográficas e páginas capitulares. Títulos : Numerado, alinhado à esquerda. Sem indicativo numérico, centralizado. Abreviaturas : Escrever nome por extenso na primeira menção acrescentando-se a abreviatura ou sigla entre parênteses. Lembre-se : Sempre que você transcrever literalmente um texto ou trecho de outro autor, indique a fonte, citando autor, ano de publicação e página.

5 Tópicos abordados : * Editor de Textos (Word)


Carregar ppt "Formatação de parágrafo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google