A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
NORMAS TÉCNICAS

2 ESTRUTURA Anexos Capa Folha de Rosto Sumário Introdução
Capítulos / Desenvolvimento Conclusão Referências Bibliográficas Anexos

3 BÁSICO Folha Fonte (letra) Cor branca Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm)
Cor preta Arial ou Times New Roman Tamanho 10 para notas de rodapé; 12 para o texto; e 14 para os títulos

4 Configurar Página

5 Configurar Fonte

6 CAPA Dados de identificação Escola / Instituição Aluno / Autor
Professor / Orientador Título

7 CAPA Margens Tudo centralizado Superior: 5 cm Inferior: 3 cm
2 cm Margens Superior: 5 cm Inferior: 3 cm Esquerda e Direita: Iguais (2 cm) Tudo centralizado Maiúsculas para título e instituição INSTITUIÇÃO TÍTULO Autor Orientador

8 Configurar Margem

9 Controle do meio da folha
Na Barra de Status, na parte inferior do Word, pode-se controlar em que ponto, em centímetros, encontra-se da borda superior da folha. Como a folha A4 tem 29,7 cm de comprimento, o meio exato encontra-se em 14,85 cm. Deve-se usar como meio, um valor aproximado deste.

10 FOLHA DE ROSTO Dados de identificação Escola / Instituição
Aluno / Autor Professor / Orientador Título Local e Data Curso / Área

11 Orientador/ disciplina
5 cm 3 cm 2 cm FOLHA DE ROSTO INSTITUIÇÃO Curso Maiúsculas para Título e Instituição Ficha Catalográfica no verso (se) TÍTULO Autor Orientador/ disciplina Local e data.

12 Barra de Status novamente
Através do controle de linhas, na barra de status, pode-se facilmente dividir espaços entre uma linha e outra Neste exemplo, o meio entre a linha 1 (da escola) e a linha 28 (do título) é a linha 14 (do curso) Mas depende muito da fonte utilizada

13 SUMÁRIO Índice dos capítulos e das partes que compõem o trabalho e que aparecem após o sumário. Aparecem nos sumários todos os títulos e subtítulos do trabalho e a página onde se encontram. Normalmente é uma das últimas coisas a ser realizada.

14 SUMÁRIO Título a 8 cm da borda superior em maiúsculas
3 cm 2 Título a 8 cm da borda superior em maiúsculas 3 espaços (1,5) entre título e início 1 linha (simples) entre cada “parte” Subtítulos em minúsculas SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. TíTULO

15 Quebra de Seção Para poder reconfigurar as margens da página é necessário “quebrar a seção” Faz-se isso no final de cada parte do trabalho.

16 Colocando Espaçamentos na Barra de Ferramentas
Clicar e Arrastar para o local que se quer

17 INTRODUÇÃO Título a 8 cm da borda superior em maiúsculas
3 cm 2 Título a 8 cm da borda superior em maiúsculas 3 espaços (1,5) entre título e início INTRODUÇÃO Texto texto texto Texto texto.

18 INTRODUÇÃO Explicação inicial que leva o leitor a uma compreensão mais precisa do trabalho. Definir o assunto Indicar o caminho a seguir Tamanho: proporcional ao trabalho. “ A idéia desta monografia surgiu ...” “Como o título sugere, esta monografia, refere-se a ...”

19 DESENVOLVIMENTO Desdobramento do tema e a comprovação da hipótese mencionada na Introdução. Comunicar os resultados da pesquisa, mediante exposição e fundamentação lógica do tema. Divisão Dividir para entender – Partes, capítulos, subcapítulos, parágrafos.

20 DESENVOLVIMENTO Extensão (lógica) Qualidades
Trabalho de 10 páginas – 1 para introdução, 1 para conclusão e 8 para desenvolvimento. Tentar manter esta proporção. Qualidades Clareza e Simplicidade Economia (evitar repetições) Método (evolução natural do raciocínio)

21 DESENVOLVIMENTO Apresentação gráfica Título a 8 cm da borda superior
3 cm 2 Apresentação gráfica Título a 8 cm da borda superior Texto inicia a 3 espaços (1,5) do título Parágrafos com espaço (1,5) entrelinhas Espaço entre parágrafos de 3 (simples) - «enter» 1. CAPÍTULO Texto texto texto Texto texto. 1.1 Subcapítulo Texto texto texto texto texto texto.

22 DESENVOLVIMENTO Tratar subcapítulos como parágrafos.
Início de parágrafos com tabulação (2cm) Títulos em Maiúsculas Subtítulos somente iniciais Título Centralizado Subtítulos com tabulação, como parágrafos Somente os títulos do desenvolvimento são numerados Primeira página de cada capítulo não paginada

23 DESENVOLVIMENTO Para garantir a integridade da formatação de cada capítulo, e também para poder realizar a paginação de forma correta torna-se necessário o uso da quebra de seção. Parágrafos devem ser justificados. Uso de Estilo

24 PRONTO! Agora você pode usar o estilo que criou.
DESENVOLVIMENTO Pode-se definir um novo Estilo da seguinte forma: Faça sua formatação Selecione Vá à caixa Estilo e digite um nome para o mesmo Tecle ENTER PRONTO! Agora você pode usar o estilo que criou.

25 CITAÇÕES Diretas – “literalmente, entre aspas” (SILVA, 1999, p.94)
Indiretas – comentário sobre idéia de um autor (SILVA, 1999) Breves – Integradas no texto e entre aspas (menos de 4 linhas) Longas – parágrafo isolado, espaço simples, aspas, e distam de cerca de 4cm da margem esquerda (SILVA, 1999, p.94)

26 CONCLUSÃO Segue a mesma apresentação gráfica que o restante do trabalho (assim como a introdução). É um resumo dos argumentos do trabalho, uma síntese pessoal e interpretada das conclusões parciais efetivadas no texto ou o ponto de chegada das deduções.

27 CONCLUSÃO Qualidades: Aponta novos rumos e sugestões
Essencialidade Brevidade e Proporcionalidade Personalidade – ponto de vista pessoal Aponta novos rumos e sugestões “Só quem passou pela experiência...” “A qualidade central desta monografia...” “Somente assim...”

28 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados de diversos tipos de material consultados. MONOGRAFIAS SOBRENOME, Autor. Título da Publicação. Nº da edição. Local : Editor, Ano. Nº de Págs.

29 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dois ou três autores SOBRENOME, Autor; SOBRENOME, Autor. Título da Publicação. Nº da edição. Local : Editor, Ano. Nº de Págs. Mais de três autores SOBRENOME, Autor; SOBRENOME, Autor et al. Título da Publicação. Nº da edição. Local : Editor, Ano. Nº de Págs.

30 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Periódicos SOBRENOME, Autor; TÍTULO do Artigo. Título do Periódico. Título do fascículo ou caderno, Local, Número do volume e das páginas (inicial-final), data (mês e ano). Internet SOBRENOME, Autor; TÍTULO do Artigo. « Acessado em: data. Atualização em: data.

31 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Segue as mesmas regras de apresentação que o resto do trabalho. Recuo da primeira linha na margem esquerda. Recuo deslocado à cerca de 2 cm da margem esquerda Recuo da primeira linha Recuo deslocado Clique e arraste para 2 cm

32 ANEXOS Itens pertinentes ao trabalho mas que não fazem parte do corpo do texto. Ex.: Questionários (perguntas) Recortes de periódicos Tabelas e gráficos Formulário, fotos, documentos, etc 1ª Folha – totalmente em branco com ANEXOS escrito no exato meio da folha

33 PAGINAÇÃO Todas as páginas a partir da folha de rosto são contadas, mas nem todas são paginadas Não paginadas: Folha de Rosto 1ª folha de Sumário 1ª folha de Introdução 1ª folha de cada capítulo 1ª folha de Conclusão 1ª folha de Referências Bibliográficas 1ª folha de Anexos Folhas com Títulos

34 PAGINAÇÃO Numeração centralizada e no alto da página (cabeçalho)
Inserir nº de página Formatar nº de página

35 PAGINAÇÃO Menu Inserir – Número de Página
Clicar para retirar este item

36 Carlena Herrmann Mendes 2007®
Texto e Formatação Carlena Herrmann Mendes 2007®


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google