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Metodologia Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Este trabalho segue a norma de apresentação e formatação de trabalhos acadêmicos NBR –

2 NBR 14724 Elementos pré-textuais: Elementos textuais:
Elementos pós-textuais

3 NBR - 14724 Elementos pré-textuais: Estilos Estrutura do trabalho
Papel Margens e Espaçamentos Estilo de Letra Numeração Estrutura do trabalho Capa Folha de Rosto Ficha Catalográfica Folha de Aprovação Folha de Dedicatória Folha de Agradecimento Resumo em lingua Portuguesa Resumo em Lingua Estrangeira Lista de ilustrações Lista de Tebela Sumário

4 Estilos Formatação do estilo das fontes, margens e numeração utilizadas nos trabalhos acadêmicos.

5 Papel A4: 210 X 297 O trabalho definitivo a ser entregue a instituição deve ser em papel de boa qualidade e no formato conhecido no mercado como A4. Algumas instituições dependendo do trabalho acadêmico exigem a entrega do trabalho em arquivo digital, ou seja, CD- ROM.

6 Escolha do Papel Entre na aba Layout da Página e clique em tamanho, feto isso escolha a folha A4.

7 Margens e Espaçamento Margens: Espaçamento entre linhas:
Superior: 3 cm Inferior: 2 cm Esquerda: 3 cm Direita: 2cm Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

8 Configurar as Margens e o Espaçamento
Na aba Inicio click em paragrafo e coloque espaçamento de 1,5 cm. Na aba Layout da Página click em Margens e Margens Personalizadas.

9 Estilo de Letra Título: Sub-título: Texto: Casos Especiais
Letra Arial tamanho 12 ou 14 em negrito, a letra pode ser maiuscula ou minuscula. Sub-título: Letra Arial tamanho 12 em negrito. Texto: Letra Arial tamanho 12. Casos Especiais Notas no Rodapé: Letra Arial tamanho 10. Citações: Sempre entre aspas ”...” Figuras: Centralizada com tamanho 10, abaixo da figura e com o nome. Tabela: Acima da tabela o nome e com o tamanho 12.

10 Configuração do Estilo de Letra
Selecionado o texto a ser configurado, na aba inicio na parte de fonte pode se fazer todas as configurações necessárias.

11 Numeração A numeração a ser utilizada deve ser progressiva e cada grupo de numeração deve ter seu espaço, veja o exemplo ao lado. Física 1.1 Cinemática 1.1.1 M. U. 1.1.2 M. U. V. 1.2 Dinâmica 1.2.1 Leis de Newton Primeira Lei de Newton Segunda Lei de Newton Terceira Lei de Newton

12 Estrutura do Trabalho Acadêmico
As principais características que são de suma importância ao trabalho.

13 Folha de Capa A folha de capa é de carater obrigatório, mas sem ilustrações. Na capa será apresentado dados como: Nome da Instituição; Nome do Departamento; Nome do Autor; Título; Local; Data;

14 Folha de Rosto Assim como a capa a folha de rosto é de carater obrigatório, esta é a primeira folha após a capa. Nesta folha serão contidos dados como a natureza e a finalidade do trabalho.

15 Ficha Catalográfica A ficha catalográfica é obrigatória, pois ela vai servir como referência para a catalogação, localização e clacificação do trabalho em bibliotecas. Esta ficha fica atrás da folha de rosto e o modelo desta ficha é enviada pela biblioteca da instituição.

16 Folha de Aprovação Nesta folha deverá conter o nome da banca examinadora do trabalho acadêmico, conforme o exemplo ao lado.

17 Folha de Dedicatória A folha de dedicatória é de carater individual e opcional, nela pode haver homenagens póstumas. As palavras escritas na dedicatória são em itálico. Ao lado esta um exemplo.

18 Folha de Agredecimento
Esta folha também é opcional e nesta folha deverá conter os agradecimentos as pessoas que ajudaram na realização do trabalho. Pode haver nomes de professores, nomes de Instituição e as pessoas que lhe ajudaram, como técnicos e/ou bibliotecários.

19 Resumo em Língua Portuguesa
Em todo trabalho acadêmico deve conter um resumo do que se trata o trabalho em língua Portuguesa.

20 Resumo em Língua Estrangeira
O mesmo resumo em língua portuguesa deverá ser feito em língua estrangeira, normalmente a língua estrangeira utilizada é a inglesa.

21 Lista de Ilustrações A lista de ilustração deve conster todas as figuras com os respectivos nomes e descrições, lembrando que para facilitar deve ser utilizado o item em que ela esta sendo apresentada.

22 Lista de Tabelas

23 Sumário ou Índice


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