A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUAL DO ESTUDANTE – MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUAL DO ESTUDANTE – MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM."— Transcrição da apresentação:

1 MANUAL DO ESTUDANTE – MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM

2 CAPA MS –POWER POINT MS - WORD Escolha o programa e clique no link para ver o exemplo: Clique aqui Clique aqui para ver os elementos da capa.

3 NORMAS GERAIS MS Word MS Power Point MS Word MS Power Point O TRABALHO DEVERÁ CONTER...

4 REFERÊNCIA FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico. 15ª edição. Porto Alegre: Brasil Gráfica Editora, MELLO, Paulo Roberto Barcellos de. Apresentação de monografias. 4ª edição. Joinville: ACE, Utilizada para a montagem desse manual

5 Pressione ESC para finalizar.

6 O TRABALHO DEVERÁ CONTER... Capa Resumo (opcional) Sumário Introdução Desenvolvimento Citações Conclusão Referência Anexo(s) (opcional)

7 NORMAS GERAIS Recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Folha: branca tamanho A4 (29,7 cm x 21cm). Folha: branca tamanho A4 (29,7 cm x 21cm). Impressão: tinta cor preta. Impressão: tinta cor preta. Tipo da letra: Times New Roman ou Arial (são recomendadas, Tipo da letra: Times New Roman ou Arial (são recomendadas, não é obrigatório). não é obrigatório). Tamanho da fonte: pitch 12 para corpo do texto e pitch 10 para Tamanho da fonte: pitch 12 para corpo do texto e pitch 10 para citações longas, notas de rodapé, paginação e legenda de citações longas, notas de rodapé, paginação e legenda de ilustrações. ilustrações. Alinhamento do texto: justificado. Alinhamento do texto: justificado. Espaçamento entre linhas: 1,5 Espaçamento entre linhas: 1,5

8 NORMAS GERAIS Títulos: Introdução, Conclusão, Referência e Anexos: em negrito e letra maiúscula, no tamanho da fonte 12 e alinhamento centralizado a 8cm da borda superior. Títulos: Introdução, Conclusão, Referência e Anexos: em negrito e letra maiúscula, no tamanho da fonte 12 e alinhamento centralizado a 8cm da borda superior. Títulos do desenvolvimento: alinhamento à esquerda a 3cm da borda superior, tamanho da fonte 12, em negrito e letra maiúscula e numerado. Títulos do desenvolvimento: alinhamento à esquerda a 3cm da borda superior, tamanho da fonte 12, em negrito e letra maiúscula e numerado.Exemplo: 1 MAIÚSCULO e NEGRITO 1.1 MAIÚSCULO e NEGRITO (ITÁLICO ou não) Minúsculo e negrito (itálico ou não) Minúsculo, normal (itálico ou não) Minúsculo, normal (itálico ou não)

9 NORMAS GERAIS Margens: Superior – 3 cm Margens: Superior – 3 cm Inferior – 2 cm Inferior – 2 cm Esquerda – 3 cm Esquerda – 3 cm Direita – 2 cm Direita – 2 cm ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ _________ 2 cm 3 cm Numeração das páginas: todas as páginas devem ser contadas iniciando-se a contagem pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada nas folhas a partir da introdução do trabalho. No canto superior direito, em algarismos arábicos, a 2 cm das bordas (superior e direita). Numeração das páginas: todas as páginas devem ser contadas iniciando-se a contagem pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada nas folhas a partir da introdução do trabalho. No canto superior direito, em algarismos arábicos, a 2 cm das bordas (superior e direita).

10 NORMAS GERAIS - EXEMPLO

11 CAPA DO TRABALHO A capa é o elemento obrigatório para proteção externa do trabalho. Deve conter os seguintes elementos: Nome ou Logomarca do Colégio; Nome ou Logomarca do Colégio; Componente curricular; Componente curricular; Nome do professor; Nome do professor; Título do trabalho; Título do trabalho; Subtítulo (se houver); Subtítulo (se houver); Nome completo do estudante; Nome completo do estudante; Ano; Ano; Turma; Turma; Cidade, mês e ano da entrega do trabalho. Cidade, mês e ano da entrega do trabalho.

12 RESUMO O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. Deve conter verbo na voz ativa e 3 a pessoa do singular e espaçamento simples. Usar de 100 a 250 palavras.

13 SUMÁRIO O sumário consiste na enumeração das principais divisões e outras partes do trabalho na mesma ordem e grafia que se sucedem no texto acompanhado do número da página. O espaço entre as linhas deve ser simples e entre uma seção e outra, deixa-se uma linha em branco. Exemplo

14 INTRODUÇÃO A introdução é a parte inicial do trabalho e tem como finalidade dar ao professor uma visão clara e simples do tema do trabalho, destacando os aspectos mais importantes. Deve estar em página independente e informar sobre: a natureza e importância do tema; a natureza e importância do tema; a justificativa da escolha do tema; a justificativa da escolha do tema; o objetivo do estudo e/ou da pesquisa; o objetivo do estudo e/ou da pesquisa; a organização e distribuição do trabalho em tópicos. a organização e distribuição do trabalho em tópicos.

15 DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento é a parte principal do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções, subseções, variando de acordo com a natureza do estudo, a abordagem do tema e o método utilizado, ficando a critério do aluno retratar o conteúdo desenvolvido, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. O estudante deverá observar os seguintes aspectos: O desenvolvimento é a parte principal do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções, subseções, variando de acordo com a natureza do estudo, a abordagem do tema e o método utilizado, ficando a critério do aluno retratar o conteúdo desenvolvido, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. O estudante deverá observar os seguintes aspectos:

16 DESENVOLVIMENTO Dar preferência, no desenvolvimento do texto, ao uso da terceira pessoa do singular; Dar preferência, no desenvolvimento do texto, ao uso da terceira pessoa do singular; Formatar o espa ç o entre as linhas usando a op ç ão 1,5 linha; Formatar o espa ç o entre as linhas usando a op ç ão 1,5 linha; Deslocar a primeira linha de cada par á grafo em aproximadamente 1,5 cm da margem esquerda; Deslocar a primeira linha de cada par á grafo em aproximadamente 1,5 cm da margem esquerda; Não deixar t í tulo isolado no final de p á gina; Não deixar t í tulo isolado no final de p á gina; Deixar uma linha em branco entre o t í tulo e o in í cio do texto. Deixar uma linha em branco entre o t í tulo e o in í cio do texto.

17 DESENVOLVIMENTO No desenvolvimento do texto, dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular; No desenvolvimento do texto, dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular; Relacionar causas e efeitos; Relacionar causas e efeitos; Indicar aplicações e limitações. Indicar aplicações e limitações. O texto deve ser dividido em seções às quais recebem títulos que devem ser claros e objetivos, numerados e alinhados à esquerda. Observar as seguintes orientações: O texto deve ser dividido em seções às quais recebem títulos que devem ser claros e objetivos, numerados e alinhados à esquerda. Observar as seguintes orientações:

18 CONCLUSÃO CONCLUSÃO É a parte final do texto, na qual apresentam conclusões correspondentes aos objetivos previamente estabelecidos.É a parte final do texto, na qual apresentam conclusões correspondentes aos objetivos previamente estabelecidos. Deve ser uma breve recapitulação dos resultados do estudo ou pesquisa e basear-se em dados comprovados.Deve ser uma breve recapitulação dos resultados do estudo ou pesquisa e basear-se em dados comprovados. Pode conter uma análise ou opinião própria dos pontos mais relevantes do trabalho.Pode conter uma análise ou opinião própria dos pontos mais relevantes do trabalho. Pode apresentar deduções lógicas sobre os objetivos do trabalho.Pode apresentar deduções lógicas sobre os objetivos do trabalho. Deve estar disposta em página independente.Deve estar disposta em página independente.

19 REFERÊNCIA REFERÊNCIA Referência é elemento obrigatório, constituído de uma lista de referências de todas as fontes utilizadas pelo(s) aluno(s) no trabalho. As mesmas deverão estar em página independente, com espaçamento 1,0 (um) entre uma obra e outra. Na referência os elementos essenciais devem seguir a seguinte ordem:

20 REFERÊNCIA REFERÊNCIA Autor (SOBRENOME (maiúsculo), Nome (inicial maiúscula)); Autor (SOBRENOME (maiúsculo), Nome (inicial maiúscula)); Título; Título; Subtítulo (se houver); Subtítulo (se houver); Edição; Edição; Outras fontes como jornais, periódicos, sites, vídeos e outros, também devem seguir as normas específicas da ABNT. Clique aqui Clique aqui para ver exemplo. Clique aqui

21 CITAÇÕES CITAÇÕES São as informações, ideias e sugestões extraídas ou colhidas em outras fontes e mencionadas no texto do trabalho, com a finalidade de enriquecê-lo e conferir-lhe maior autoridade. Existem dois tipos de citações: as citações diretas e as citações indiretas. São as informações, ideias e sugestões extraídas ou colhidas em outras fontes e mencionadas no texto do trabalho, com a finalidade de enriquecê-lo e conferir-lhe maior autoridade. Existem dois tipos de citações: as citações diretas e as citações indiretas.

22 CITAÇÕES CITAÇÕES a) Citação Direta: quando o autor do trabalho copia, ou seja, transcreve literalmente as palavras do autor consultado, respeitando a grafia e a pontuação original. Podem apresentar-se da seguinte maneira: · Citações breves de até 3 (três) linhas: transcrito entre aspas, incorporadas ao texto, sem destaque, com a indicação da fonte onde foi retirada (data e número da página separados por vírgula); · Citações breves de até 3 (três) linhas: transcrito entre aspas, incorporadas ao texto, sem destaque, com a indicação da fonte onde foi retirada (data e número da página separados por vírgula); · Citações longas com mais de 3 (três) linhas: transcritas sem aspas, destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, utilizando fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples. · Citações longas com mais de 3 (três) linhas: transcritas sem aspas, destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, utilizando fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.

23 CITAÇÕES CITAÇÕES b) Citação Indireta: quando o autor expressa o pensamento de outra pessoa com suas próprias palavras. Se a citação estiver no texto, o nome do autor deve ser indicado com letras minúsculas. Se dentro de parênteses, juntamente com o ano da publicação da obra em que se encontra a idéia referida, com letras maiúsculas. Veja o exemplo

24 ANEXOS ANEXOS Exemplo: ANEXO A – Regulamento Interno ANEXO B – Formulário de inscrição O estudante poderá anexar ao trabalho desenhos, fotos, entre outros, que deverão estar dispostos na parte final, após as referências. Os Anexos deverão ser identificados com letra maiúscula e não números, seguida de travessão e o título. Essa identificação pode ser feita na folha anterior para não interferir na estrutura física do anexo, centralizando-se o título do anexo na extensão da folha.

25 NORMAS GERAIS NORMAS GERAIS Tipo da letra: Sugestão – Arial, Verdana, Tahoma e Comic Sans MS. Tipo da letra: Sugestão – Arial, Verdana, Tahoma e Comic Sans MS. Tamanho da fonte - texto: 24. Tamanho da fonte - texto: 24. Alinhamento do texto: esquerda. Alinhamento do texto: esquerda. Espaçamento entre linhas: 1,0 Espaçamento entre linhas: 1,0 Espaçamento antes do parágrafo: 0,5 linhas Espaçamento antes do parágrafo: 0,5 linhas Espaçamento após o parágrafo: 0 linhas Espaçamento após o parágrafo: 0 linhas Títulos: grafado (negrito) e em letras maiúsculas no tamanho da fonte 32. Títulos: grafado (negrito) e em letras maiúsculas no tamanho da fonte 32.

26 OS DEMAIS ÍTENS DO TRABALHO Seguem as mesmas orientações apresentadas para os trabalhos realizados no programa Microsoft Word. Capa; Capa; Introdução; Introdução; Desenvolvimento; Desenvolvimento; Conclusão; Conclusão; Referência; Referência; Elementos opcionais. Elementos opcionais.


Carregar ppt "MANUAL DO ESTUDANTE – MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google