A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia para Desenvolvimento do Trabalho Acadêmico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia para Desenvolvimento do Trabalho Acadêmico"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia para Desenvolvimento do Trabalho Acadêmico
Luiziana Rezende Miguel Jonathan 2008/1

2 O que é um trabalho acadêmico?
Documento escrito que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento sobre o assunto escolhido; Deve proceder de uma disciplina, curso ou programa; Os trabalhos acadêmicos são, também, uma forma de comunicação que proporciona troca de informação e, portanto, devem ser normatizados; Tipos de Trabalho Acadêmico: Trabalho Final de Disciplina, Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado etc.

3 Como estruturar um trabalho acadêmico de disciplina?
Ao iniciar um trabalho acadêmico, é necessário seguir uma estrutura e elaborar um cronograma. Os seguintes itens devem compor a estrutura: 1. Escolha do tema e/ou assunto 2. Levantamento bibliográfico 3. Contextualização e relacionamento do tema com a área 4. Aprofundamento da temática 5. Conclusões

4 Escolhendo o tema... É o primeiro passo para desenvolver um trabalho acadêmico; A tendência no início é a escolha de um tema amplo e genérico; Parece que um tema genérico transmite maior segurança, pois quanto mais específico o assunto escolhido menos ou quase nada resta a falar; Mas é preciso encontrar dentro desse tema genérico ou relacionado a ele, um assunto mais específico, mais pontual - delimitação do tema; O auxílio do professor e/ou do orientador pode ser necessário, pois nossa percepção parece quase sempre indicar que a delimitação atingiu o limite; Delimitar significa por limites, isto é, determinar a profundidade, abrangência e extensão do assunto; A escolha do tema deve corresponder ao interesse do aluno e relacionar-se à disciplina do curso.

5 Realizando o levantamento bibliográfico...
Buscar fontes de pesquisa confiáveis sobre o tema escolhido (livros, periódicos, anais de congressos, sites seguros da Internet); Selecionar textos relacionados ao temas escolhido; Fazer a leitura dos textos e redigir uma breve sinopse da abordagem de cada autor e suas idéias principais; Utilizar no mínimo 10 referências bibliográficas como base do trabalho.

6 Contextualizando e relacionando o tema com a área...
Após a leitura de diferentes textos definir o cenário (contexto) no qual o tema está inserido; Definir a relação do tema com área, em nosso caso Computador e Sociedade; Identificar impactos da tecnologia estudada para a sociedade, ou seja, como a computação influencia ou pode ser influenciada pela sociedade; Problematizar o tema escolhido na área estudada.

7 Aprofundando a temática...
Com a problematização estabelecida aprofundar o tema fazendo uma releitura dos textos pré-selecionados; Escolher autores que têm posicionamentos similares e contraditórios (prós e contras ao uso daquela tecnologia); Relacionar as idéias dos diferentes autores às idéias do grupo, validando ou refutando idéias; Refletir sobre as várias posições, inseri-las no trabalho escrito e identificar vantagens e desvantagens de cada uma.

8 Escrevendo as conclusões...
Alinhavar as várias posições do grupo sobre o tema; Fazer a análise final da temática, ressaltando vantagens e desvantagens, bem como indicando tendências nessa área.

9 Observações importantes...
O texto deve ser totalmente criado pelo grupo. É permitido citar autores e transcrever no texto do trabalho pequenos trechos retirados do material (referências bibliográficas); Não será tolerado o plágio, ou seja, a cópia literal de parágrafos e até páginas de autores.

10 Formatação do Trabalho
Texto e margens: Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados na cor preta, utilizando-se da fonte Arial ou Times New Roman, justificados e com a indicação de parágrafos. Recomenda-se para digitação a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e 10 para citações longas e notas de rodapé. As margens utilizadas: Margem superior: 3,0 cm Margem inferior : 2,0 cm Margem esquerda: 3,0 cm Margem direita: 2,0 cm

11 Formatação do Trabalho
O espacejamento utilizado: Todo texto deve ser digitado, com 1,5 de entrelinhas. As citações longas, as notas de rodapé, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira deverão ser digitados em espaço simples. O título deve ser separado do texto que os precede, ou que o sucede, por uma entrelinha dupla.

12 Formatação do Trabalho
Indicativos de seção: O indicativo numérico de uma seção precede seu título com alinhamento esquerdo, separado por um espaço de caractere. Não devem ser utilizados ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título. Todas as seções devem conter um texto relacionado com elas. Os títulos, sem indicativo numérico (sumário, resumo, referências e outros) devem ser centralizados.

13 Formatação do Trabalho
Paginação: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Os apêndices e anexos devem ter suas folhas numeradas de maneira contínua, seguindo a paginação do texto principal.

14 Formatação do Trabalho
Abreviaturas e siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso e, entre parênteses, a abreviatura ou sigla. Ex. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Ilustrações: Figuras (organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, fotografias, gráficos, mapas, plantas e outros) constituem unidade autônoma e explicam, ou complementam visualmente o texto, portanto, devem ser inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem. Sua identificação deverá aparecer na parte inferior precedida da palavra designativa (figura, desenho etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda e da fonte, se necessário.

15 Formatação do Trabalho
Figura 1 - LEITURA INTELIGENTE EM FORMA DE MAPA Fonte: DRYDEN e VOS, p.124

16 Formatação do Trabalho
Tabelas: As tabelas são elementos demonstrativos de síntese que apresentam informações tratadas estatisticamente constituindo uma unidade autônoma. Em sua apresentação deve ser observado: Têm numeração independente e consecutiva; O título deverá ser colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos; As fontes e eventuais notas aparecem em seu rodapé, após o fechamento, utilizando-se o tamanho 10; Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

17 Formatação do Trabalho

18 Formatação do Trabalho
Título: São destacados gradativamente, usando-se racionalmente os recursos de negrito e caixa alta. Deve ser adotado o seguinte padrão: Título de capítulos: impressos em letra maiúscula, negrito, fonte tamanho 14, sem parágrafo, utilizando-se algarismos arábicos. Os itens (partes secundárias): devem ser impressos com a primeira letra das palavras principais em maiúscula, negrito, fonte tamanho 12. A partir do 3º nível devem ser impressos com a primeira letra maiúscula e demais minúsculas (mesmo que contenha várias palavras). Todos os capítulos devem ser iniciados em páginas próprias, ainda que haja espaço útil na folha.

19 Formatação do Trabalho
Estrutura: A estrutura de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais (capa, índice) elementos textuais (texto do trabalho) elementos pós-textuais (referências bibliográficas e anexos)

20 Cronograma 28/03 Entrega da definição do tema do trabalho final e da formação do grupo. 18/04 Entrega do levantamento bibliográfico sobre o tema (no mínimo 10 referências bibliográficas). 16/05 Entrega da contextualização e do relacionamento do tema. 30/05 Entrega do aprofundamento da temática. 13/06 Entrega das conclusões do grupo sobre o tema desenvolvido. 27/06 Apresentações e entrega do trabalho final formatado por todos os grupos.

21 Avaliação do trabalho escrito e da apresentação
Itens que serão avaliados: Qualidade do texto Pontualidade no cumprimento do cronograma Formatação do trabalho Referências bibliográficas Apresentação oral


Carregar ppt "Metodologia para Desenvolvimento do Trabalho Acadêmico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google