A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normas para publicação de trabalhos científicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normas para publicação de trabalhos científicos"— Transcrição da apresentação:

1 Normas para publicação de trabalhos científicos
Profª Janaína Araújo

2

3 Capa Obrigatória. Contém os elementos mais representativos da folha de rosto: Nome da instituição, seguido do nome da unidade / departamento; Título e subtítulo; Nome do autor; Local; Ano da apresentação.

4 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONSTRUÇÃO CIVIL (NOME) GOIÂNIA 2010

5 Folha de rosto Obrigatória.
Contém as informações essenciais à identificação do trabalho: Nome do autor; Título e subtítulo; Se houver mais de um de um volume, constar especificação Nota de caracterização (natureza, objetivo, instituição); Área de concentração; Orientador e co-orientador com a respectiva titulação; Nome da cidade; Ano da apresentação.

6 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA Estágio Supervisionado Construção Civil Residencial Viva América    (Nome) Relatório de estágio supervisionado apresentado como forma de avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação do professor Alair Gomes Camargo. Orientadores: Professor - Alair Gomes Camargo Eng° Supervisor de Campo – Goiânia 2010

7 Comprovação da defesa do trabalho e de sua aprovação.
Folha de aprovação Obrigatória. Comprovação da defesa do trabalho e de sua aprovação. Contém: Nome do autor; Título e subtítulo; Local e data da aprovação; Assinaturas dos membros da banca examinadora.

8 __________________________________________
 Estágio Supervisionado Construção Civil Residencial Viva América  __________________________________________ (Nome)     Relatório de estágio supervisionado apresentado como forma de avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação do professor Alair Gomes Camargo. Nome do Eng° Supervisor de Campo ___________________________________________ Professor - Alair Gomes Camargo  Goiânia 2010

9 Dedicatória Opcional.

10 Agradecimentos Opcional.
Folha em que o autor manifesta reconhecimento àqueles que contribuíram para a execução do trabalho. De cunho estritamente pessoal.

11 Sumário Obrigatório. Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede, com indicação da página correspondente. Não confundir com índice, que é a relação detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos etc., apresentados ao final de documentos impressos.

12

13 Texto Obrigatório. Parte em que se desenvolve o assunto objetivamente, com exposição de idéias, argumentos, justificativas e comprovações do tema em estudo.

14 Texto

15 Orientações para digitação do trabalho
Formato Papel branco, A-4 (210 mm x 297 mm); Tipo de letra: Times New Roman, 12. Notas de rodapé e citações longas: Times New Roman, 10.

16

17 Espaçamento entre linhas
1,5 para o texto Simples para: resumos notas citações longas referências bibliográficas

18 Letras que representem palavras ou frases;
Abreviaturas e siglas Letras que representem palavras ou frases; Evitar a repetição de nomes extensos; Na primeira vez em que a sigla aparece, deve vir entre parênteses e ser precedida pelo nome por extenso: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Programação linear (PL).

19 Numerais Escrever por extenso os numerais constituídos de uma única palavra. Utilizar algarismos para numerais com mais de uma palavra.

20 Observações feitas pelo autor Indicação:
Notas Observações feitas pelo autor Indicação: ...(*); ...[*]; ...(1); ...[1]; ...¹. Apresentação: ao pé da página (separada por filete com 3 cm); em lista no final dos capítulos; ao final do texto.

21 Tipos de notas Nota de referência
Indicar a fonte de onde foi extraída a idéia ou frase. Nota explicativa Esclarecer, explicar ou fazer observações não incluídas no texto. Nota de tradução Apresentar a tradução ou a versão original das citações utilizadas no texto. Nota remissiva Remeter o leitor a outras partes do trabalho ou a obras diferentes relacionadas ao assunto.

22 Numeração progressiva

23 Tabelas e quadros Diferença: na tabela a informação é apresentada em tratamento estatístico e no quadro não Apresentação: Título na parte superior Numeração independente e consecutiva Fontes citadas no rodapé Inseridas o mais próximo possível do trecho Evitar fios horizontais e verticais para separar células

24

25

26

27 Ilustrações Elementos de síntese que explicam ou complementam visualmente o texto Legenda na parte inferior

28 Equações e fórmulas Destacadas do parágrafo e numeradas

29 Títulos das seções e subseções
Seções / capítulos iniciar em nova folha 3,5 cm da borda superior da folha Títulos das seções e subseções separados dos textos que os antecedem por um espaço duplo nas entrelinhas separados dos textos que os sucedem por um espaço duplo nas entrelinhas

30 Introdução Descrever a importância do estagio Mostrar as atividades desenvolvidas Ressaltar limitações e aprendizado

31 Desenvolvimento Apresentação da empresa Detalhamento das atividades realizadas

32 Conclusões Expressar os novos conhecimentos Forma clara e concisa Evitar repetição da mesma conclusão usando outras palavras

33 Referências Bibliográficas
Lista de publicações realmente referidas no relatório Apresentada em ordem alfabética ou numérica de acordo com a citação no texto No Brasil, usar a NBR 6023

34 Apêndices e anexos Opcionais. Materiais adicionais acrescentados ao final do relatório, que complementam o texto e/ou possibilitam esclarecimentos e comprovações. Apêndices são elaborados pelo autor do texto. Anexos são produzidos pelo autor e por outros autores.


Carregar ppt "Normas para publicação de trabalhos científicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google