A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Pesquisa Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Pesquisa Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Pesquisa Científica
Prof. Maria da Conceição P.Saraiva Curso: Farmácia 2007

2 Tipos de Trabalhos Pesquisa Científica
Qualquer trabalho que estruturadamente colete evidências empíricas para se testar uma hipótese. Pode ser quantitativa ou qualitativa Pode também ser um processo envolvendo lógica, matemática sem coleta de dados, apenas raciocínio lógico e simulações.

3 Tipos de Publicações Monografia – item não seriado, isto é item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas. Publicação periódica – publicação de qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas successivas, com designações numéricas/e ou cronológicas destinada a ser continuada indefinidamente.

4 Tese vs Dissertação ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
Dissertação - mestrado Tese – doutorado (originalidade)? EUA Dissertação – doutorado além do trabalho puro científico o candidato tem que demonstrar domínio de um assunto, isto é dissertar sobre o assunto. Tese - mestrado

5 Definições ABNT Dissertação:documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico restrospectivo de tema único e bem delimitado com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento da literatura e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um doutor visando o título de mestre.

6 Definições ABNT Tese: documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original constituindo-se de real contribuição para a especialidade em questão. Sob coordenação de um orientador doutor e visa a obtenção de título de doutor.

7 TCC (trabalho de conclusão de curso): documento que apresenta resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa ou outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.

8 Para cada tipo de trabalho acadêmico existem regras da ABNT
Para cada tipo de trabalho acadêmico existem regras da ABNT . Foram compradas normas novas em 2007 que estão na biblioteca para consulta. Não decorem! Consultem quando precisar!

9 Protocolos de Pesquisa
ABNt NBR 15287 Dicas de como escrever

10 O Protocolo de Pesquisa
O protocolo de pesquisa tem a finalidade de colocar no papel toda a argumentação que levou a idealização da hipótese a ser testada no seu estudo. Além disso, o protocolo contêm o material e método que você irá utilizar para desenvolver sua pesquisa (veja os items de um protocolo adiante). É o protocolo que enviamos as agências financiadoras para conseguirmos verba para sua execução. O protocolo será julgado por revisores desta agência que aprovarão ou não o financiamento.

11 Partes de um Protocolo (ABNT 15287 - 2005)
Elementos pré-textuais Capa, folha de rosto, listas de ilustrações, abreviaturas e siglas, e listas de símbolos Elementos textuais texto introdução, etc Elementos pós textuais referências, glossários, apêndice, anexo, índice

12 Partes de um Protocolo (ABNT 15287 - 2005)
A ABNT tem regras principalmente para as partes pré e pós textuais. A parte textual é específico para cada área por isso não existem muitas regras. Após, a exposição das regras para as partes pré e pós-textuais, apresentarei a parte textual com particularidades minhas. Não são regras são sugestões.

13 Capa (não obrigatório)
Estrutura obrigatória! Não alterar ordem! Nome da entidade a qual deve ser submetido Nome(s) do(s) autore(s) Título Subtítulo (se houver depois de dois pontos ou em letra diferente) Local (cidade) onde deve ser apresentado Ano de depósito.

14 Lombada (opcional) Deve obedecer as regras da ABNT NBR 12225

15 Folha de Rosto (obrigatório)
Estrutura Nome(s) do(s) autore(s) Título (e subtítulo se houver evidenciado por dois ponto:) Tipo de projeto e entidade a que deve ser submetido Local : cidade onde deve ser apresentado Ano de depósito Nota:A ordem acima deve ser mantida!

16 Projeto apresentado à FAPESP
Ex. Folha de Rosto... Maria da Conceição Pereira Saraiva Fatores de Risco para Otite Média Projeto apresentado à FAPESP para obtenção de auxílio a pesquisa São Paulo 2007

17 Folha de Rosto Ainda sobre Folha de Rosto...
Se a entidade de financiamento exigir informações curriculares dos autores, estas devem estar em folhas logo após a folha de rosto em folhas distintas.

18 Elementos pré textuais (não obrigatórios)
Partes não obrigatórias (após a folha de rosto) Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos

19 Lista de Ilustrações Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas etc)

20 Lista de Tabelas Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada iem designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número de página.

21 Lista de Siglas e Abreviaturas
Elemento opcional. Consiste na relação em ordem alfabetica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.

22 Lista de Símbolos Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com devido significado.

23 Sumário (obrigatório)
Deve seguir regra ABNT NBR 6027 Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação na ordem que se segue. Deve ser localizado logo antes do texto (introdução) Palavra Sumário deve ser centralizada com a mesma tipologia das fonte utilizada na seçoes primárias. Elementos prétextuais não devem conter no sumário

24 Elementos Textuais Os elementos textuais não obdecem regras da ABNT, para cada área existirão regras e necessidades diferentes. Por exemplo, uma tese de simulações não terá material, apenas métodos. O que vou apresentar a seguir é apenas o usual em trabalhos mais gerais.

25 Elementos Textuais Introdução Hipóteses a serem testadas
Justificativa Hipóteses a serem testadas Material e/ou Métodos Recursos Cronograma de excução Vamos falar sobre isso com detalhes depois.

26 Elementos Pós-Textuais
Referência (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional)

27 Referências (obrigatório)
Conforme ABNT NBR 6023 Veremos posteriormente em detalhes.

28 Glossário (opcional) Glossário
Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. Deve ser elaborado em ordem alfabética

29 Apêndice (opcional) Texto ou documento elaborado pelo autor afim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. O(s) apêndice(s) devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente letras maiúsculas dobradas na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto. Ex: APÊNDICE A – Avaliação do rendimento escolar de alunos da USP.

30 Anexo (opcional) Texto ou documento NÃO elaborado pelo autor que serve de fundamentação, compraovação ou ilustração. O(s) anexos é(são) identificado(s) por letras maiúsculas consecutivas, travessão, e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente letras maiúsculas dobradas na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto. Ex: ANEXO A – Constituição Federal ANEXO B – Constituição do Estado de São Paulo

31 Índice (opcional) Deve seguir ABNT NBR 6034

32 Regras gerais de formatação de projeto de pesquisa

33 Formato Papel branco A4, digitado no anverso, impresso na cor preta, com outras cores somente nas ilustrações Recomenda-se fonte 12, excetuando-se as citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação legendas,tabelas, que devem ser de tamanho menor

34 Margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior 2cm. Espacejamento Espaço 1,5 exceto referências, notas de rodapé e citações de mais de 3 linhas. Referências no final do projeto deve ter espaço 2 linhas entre as referências.

35 Notas de Rodapé e Paginação
Separadas do texto por um filete de 3cm Paginação Contar todas as folhas apartir da folha de rosto Paginação começa apartir da primeira folha da parte textual (introdução) Algarismo arábico, canto superior direito, a 2 cm da borda superior Numerar também em sequência os apendices e anexos

36 Citações Devem seguir ABNT NBR 10520 Veremos depois

37 Abreviaturas e Siglas no Texto
Mencionada pela primeira vez, a forma completa do nome precede a abreviatura ou sigla colocada entre parenteses. Ex: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

38 Equações e Fórmulas Para facilitar a leitura devem ser destacadas no texto e , se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes etc) Ex: x2 + y2 = z (1)

39 Ilustrações Qualquer que seja o seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotos, quadros etc), sua identificação deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e ou legenda explicativa (de forma breve e clara dispensando consulta ao texto) e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme projeto gráfico.

40 Tabelas Segue regras do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Veremos mais a frente regras para confecção de tabelas.


Carregar ppt "Metodologia de Pesquisa Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google