A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural Metodologia da Pesquisa (parte II) Profa. Jozimeire Jordão Leandro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural Metodologia da Pesquisa (parte II) Profa. Jozimeire Jordão Leandro."— Transcrição da apresentação:

1 Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural Metodologia da Pesquisa (parte II) Profa. Jozimeire Jordão Leandro

2 Trajetória Projeto de pesquisa Monografia Banca examinadora (apresentação pública)

3 Projeto de pesquisa 1. Definição do assunto (tema) – observar a relevância e à pertinência a área de formação. 2. Justificativa – o porquê da realização da pesquisa. Deve-se usar boa fundamentação teórica (autores) 3. Delimitação do tema – selecionar o tópico a ser estudado, pesquisado e analisado em profundidade (cuidado com as generalidades). 4. Objetivos do trabalho – iniciar com verbo no infinitivo, apresentando as razões que justificam a escolha do assunto.

4 5. Formulação do(s) problema(s) - questionamento sobre o qual resultará a pesquisa. Exemplo: As conseqüências da instalação da barragem X, no município Y. 6. Formulação da(s) hipótese(s) – provável resposta ao problema. Pode ou não ser comprovada ao longo da pesquisa. Exemplo: Diminuição do desemprego local. Desinstalação dos moradores ribeirinhos.

5 7. Metodologia de pesquisa – definição dos instrumentos a serem utilizados. A pesquisa pode ser bibliográfica, documental e/ou de campo. No caso da pesquisa de campo, definir a técnica a ser utilizada (entrevista, formulário, questionário) e, se possível, aplicar o pré-teste. 8. Cronograma – elenco das atividades e respectivos prazos. Serve para nortear o desenvolvimento do trabalho. 9. Referências bibliográficas – identificar e listar todos os materiais utilizados como fonte de pesquisa, conforme orientações do Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos – Unilins.

6 Monografia É um trabalho escrito, sistemático e completo sobre um assunto específico que é investigado em profundidade, obedecendo a rigorosa metodologia. É resultado de reflexão teórica e prática. Deve ser relevante do ponto de vista pessoal e acadêmico. Deve suscitar novas investigações

7 Monografia = Fundamentação teórica (pesquisa bibliográfica e/ou documental) + Pesquisa de campo (apresentação e análise dos dados levantados) + Conclusão e proposta de intervenção (se houver)

8 Estrutura do trabalho (conforme Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos – Unilins) Elementos pré-textuais Capa Folha de rosto Folha de aprovação Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Resumo Lista de ilustrações, abreviaturas e símbolos (opcional) Sumário

9 Modelo de capa NOME DA INSTITUIÇÃO NOME DO CURSO NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO LOCAL (cidade) ANO 2,0 cm 4,0 cm 3,0 cm 2,0 cm As bordas não devem aparecer. São mostradas aqui apenas para permitir a visualização da área útil de cada página.

10 Folha de rosto NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO LINS-SP ANO 2,0 cm 4,0 cm 3,0 cm 2,0 cm As bordas não devem aparecer. São mostradas aqui apenas para permitir a visualização da área útil de cada página. Monografia apresentada ao Centro Universitário de Lins- Unilins, como requisito para aprovação no Curso de Pós- graduação Lato Sensu em Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural, sob a orientação do professor (nome e titulação)

11 FOLHA DE APROVAÇÃO (repetir os dados da página de rosto e acrescentar os nomes e titulações dos professores da banca examinadora e data da banca) 2,0 cm 4,0 cm 3,0 cm 2,0 cm As bordas não devem aparecer. São mostradas aqui apenas para permitir a visualização da área útil de cada página.

12 Dedicatória É um item opcional. Caso opte por colocá-lo, evite os excessos. Caso mencione nomes, cuidado para não frustrar pessoas que estão esperando por esse momento. Cuidado com: Ao meu namorado, noivo, esposo....

13 Agradecimentos Seguir as mesmas orientações quanto à elaboração da Dedicatória. Não exceder quatro páginas Ambas não obedecem normas

14 RESUMO Texto com aproximadamente 250 palavras. Apresenta a síntese do texto que delineia e/ou enfatiza os pontos mais relevantes do trabalho. Ressalta de forma clara, concisa, inteligível os principais elementos e/ou partes de maior importância. O texto deve ser contínuo (sem parágrafos). Deve finalizar com a expressão Palavras-chave: (apresentar 2 ou 3 termos mais utilizados ao longo do trabalho).

15 Lista de abreviaturas, símbolos... Apresentar somente se forem utilizados muitos e com freqüência. É uma forma de não apresentá-los por extenso todas as vezes que os mesmos aparecem no trabalho. Mesmo apresentando a lista, quando a sigla, abreviatura ou símbolo for citado pela primeira vez, deverá aparecer por extenso e depois a sigla. Por exemplo: Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

16 SUMÁRIO Enumerar as principais divisões ou partes do trabalho (capítulos e suas subdivisões). Não numerar: capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimento sumário e as primeiras páginas da introdução, início de capítulo considerações finais e proposta de intervenção.

17 A primeira página a receber a numeração no canto superior direito é a página seguinte à da Introdução. Lembrar que as páginas anteriores não levam numeração mas, são contadas. Em cada capítulo, a numeração utilizada retorna a 1. Por exemplo: no capítulo II, não começa com 2.1 e sim com 1.1

18 Elementos textuais INTRODUÇÃO É a apresentação do assunto a ser tratado ao longo do trabalho. Deve ser elaborada de maneira clara, simples e sintética. Deve contemplar: o tema, os objetivos, o problema de pesquisa, a(s) hipótese(s), os métodos e técnicas utilizados e também uma breve descrição de cada capítulo. É a última parte a ser escrita.

19 DESENVOLVIMENTO O corpo do trabalho deve ser dividido em capítulos (2 a 3). Cada capítulo deve ser nomeado. O título do capítulo deve ser sugestivo e dar a noção do que foi tratado no mesmo. Importante: Cada capítulo deve ter introdução/desenvolvimento/ conclusão e articulação entre os mesmos. Não esqueça de usar a linguagem impessoal (ex: Observa-se que...) Cuidado com as expressões usadas no cotidiano!

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Apresenta a síntese do trabalho. Deve recapitular os resultados da pesquisa (bibliográfica e de campo). Destaca os aspectos mais relevantes do trabalho. Deve constar se os objetivos foram atingidos, as hipóteses confirmadas ou não. Não deve apresentar nenhum elemento novo.

21 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO É o momento de apresentar, diante da situação pesquisada, as alternativas viáveis aos problemas encontrados. Tão importante quanto citar as alternativas é apresentar o como elas podem ser implementadas (relação custo-benefício, estratégias...). Lembrem-se: T Lembrem-se: Tão importante quanto a identificação dos problemas é o levantamento de alternativas (completas e viáveis).

22 Referências bibliográficas (consultar Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos Unilins). Glossário (opcional) – dicionário de termos ou expressões técnicas. Apêndice(s) (opcional) – texto ou documento elaborado pelo autor. Anexo(s) (opcional) – texto ou documento não elaborado pelo autor. Elementos pós-textuais

23 Banca examinadora É o momento de apresentar os resultados do trabalho. É aberta ao público.Funcionamento: Apresentação da dupla (em média, 20 minutos) Argüição (perguntas e apreciação do trabalho, pela banca) Encerramento (pelo orientador)Cuidados: a) preparar-se previamente (física e emocionalmente). b) preparar o material a ser apresentado (slides, banner...) c) treinar a apresentação (aproximadamente 20 minutos) d) posicionar-se frente à banca e) Agir de modo seguro (domínio de si e do assunto) f) Agradecer a presença do público e da banca


Carregar ppt "Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural Metodologia da Pesquisa (parte II) Profa. Jozimeire Jordão Leandro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google