A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas da Comunicação Científica Prof.ª Sandra Sanchez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas da Comunicação Científica Prof.ª Sandra Sanchez."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas da Comunicação Científica Prof.ª Sandra Sanchez

2 TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS Existem vários gêneros de textos científicos ou acadêmicos - alguns com teor didático - e cada um desenvolvendo uma função específica na academia. RESENHA: Procura descrever uma nova publicação – revista ou livro. Ela pode aparecer somente como resenha, quando o seu produtor não faz crítica ao texto descrito. RESENHA CRÍTICA: Procura descrever uma nova publicação – revista ou livro. Seu produtor faz críticas sobre o texto base. ARTIGO: Divulgação dos resultados de trabalhos, pesquisas em revista científica especializada. Pode ser de uma pesquisa já realizada ou de uma em andamento.

3 PAPER: Trata-se de um texto bem sucinto que relata perspectivas ou resultados de pesquisa, geralmente apresentado em forma de comunicação em congressos, simpósios, etc.. SINOPSE: Trata-se de uma apresentação sucinta de um artigo, documento ou obra. ENSAIO: Texto em que o autor expõe suas opiniões e idéias, sem se preocupar em construir um referencial teórico como base. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: Levantamento crítico das obras sobre um determinado tema. PROJETO DE PESQUISA: É o registro do planejamento, onde o produtor expõe os métodos, os procedimentos, o cronograma, os objetivos, a justificativa para a realização do trabalho.

4 MONOGRAFIA: Trata-se de um trabalho descritivo e minucioso sobre um tema. É exigida em alguns cursos de graduação, como exigência para aprovação, sob o nome de TCC, e em cursos de Pós-Graduação lato- sensu, como exigência para obtenção do título de especialista em determinada área. DISSERTAÇÃO: Trata-se de um trabalho monográfico experimental e/ou documental; documento exigido nos programas de Pós-Graduação stricto- sensu, para obtenção de título de Mestre em determinada área. TESE: Trata-se do resultado de pesquisa documental, experimental e teórica baseado em pesquisa original; exigida nos programas de Pós- Graduação stricto-sensu, para obtenção de título de Doutor em determinada área.

5 INSTRUÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA UFRRJ SUMÁRIO LISTAS (o) ABSTRACT RESUMO BIOGRAFIA (o) AGRADECIM.(o) DEDICATÓRIA (o) Aprovação Página de Rosto Capa externa Parte Preliminar Ficha catalográfica no verso

6 ANEXOS (o) GLOSSÁRIO (o) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONCLUSÕES RESULTADOS E DISCUSSÃO MATERIAL E MÉTODOS REVISÃO DE LITERATURA INTRODUÇÃO Corpo Principal Informações Complementares Numeração em algarismos arábicos


Carregar ppt "Técnicas da Comunicação Científica Prof.ª Sandra Sanchez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google