A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Natália Maria Reis Oliveira Furtado UESC/CESUPI

2 RESENHA CONCEITO “Tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação a outras do mesmo gênero” (ANDRADE apud MEDEIROS, 1999, p.137) “[...] denominada recensão crítica, [...] combina resumo e julgamento de valor [...]” (SILVA et al apud MEDEIROS, 1999, p.138) “ relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui várias modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente descreve as propriedades da obra (descrição). Relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe o quadro de referência em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação)” (MEDIEROS, 1999, p.137).

3 RESENHA CONCEITO (Continuação) TIPOS
“Resenha não é, pois, um resumo. Este é apenas um elemento da estrutura da resenha. Além disso, acrescente-se que, se por um lado, o resumo não admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica; a resenha por outro lado exige tais elementos” (MEDEIROS, 1999, p.142) TIPOS Descritiva Dispensa a apreciação do resenhista; Ressalta-se a estrutura da obra (partes, número de páginas, capítulos assuntos tratados e índices); Informa o nome do tradutor; Contém um resumo da obra (digesto), perspectiva teórica, o gênero (crítica literária, livro de negócios, romance, ensaio, para-didático, didático). Crítica exige, além dos elementos da resenha descritiva, a apreciação do resenhista.

4 RESENHA Instrumentalizar a pesquisa bibliográfica;
OBJETIVOS Instrumentalizar a pesquisa bibliográfica; Viabilizar a atualização bibliográfica; Ajudar na decisão de consultar ou não o texto original; Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de síntese, interpretação e crítica; Criar condições para a construção da mentalidade científica; Mobilizar para a implementação de trabalhos de natureza científica; Comunicar o posicionamento da “academia” frente as idéias postas pelo autor.

5 RESENHA ELABORAÇÃO (1) Precondição: Condições:
Compreender o processo de comunicação: emissor-receptor, código-mensagem, significado- significante, repertório de significações e horizonte de expectativas. Condições: Delimitação da unidade de leitura Delimitar a extensão da leitura; Ler por etapas; Evitar intervalos longos entre etapas. Análise textual Estudo do vocabulário; Verificação das doutrinas expostas; Sondagem dos fatos apresentados; Autoridade dos autores citados; Esquema de idéias expostas no texto.

6 RESENHA ELABORAÇÃO (2) Análise temática
Busca apreender o conteúdo da mensagem sem intervir no texto; O texto trata de ... (buscar a referência do texto); O autor tratou o assunto sob a perspectiva ... os limites do texto são ...; Focaliza o problema do (a) ... problematiza fazendo ...; O autor soluciona o problema ... e assume a posição ... (tese do autor); demonstra seu raciocínio ... e argumenta ...; Apresenta (ou não) paralelos à idéia central ... Análise interpretativa Apresenta uma posição própria a respeito das idéias do texto; Cotejam-se as idéias do texto original com as de outro; Situa o autor em relação à sua obra e à produção geral na área.

7 RESENHA ELABORAÇÃO (3) Crítica - avaliação ditada pela natureza do texto: coerência interna; originalidade; alcance do texto; validade das idéias; relevância das idéias; contribuições; alcance dos objetivos; superação a interface com os outros autores; profundidade na exposição de idéias; demonstração da tese; conclusões fundamentadas. Problematização Questionamentos feitos pelo autor ao longo do texto Síntese Pessoal Fase que envolve a elaboração de um texto que reflita, de forma sintética, os principais conteúdos do texto

8 RESENHA ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA RESENHA CIENTÍFICA(1)
Referência Bibliográfica Autor Título da Obra Dados de Imprenta Formato Credenciais do Autor Informações sobre o autor, nacionalidade, formação universitária, títulos, livro(s) publicado(s). Resumo da Obra (digesto) Resumo das idéias principais; o texto trata ...; O texto se caracteriza por ...; Exige ou não conhecimentos prévios; descrição dos conteúdos dos capítulos ou partes. Conclusões da Autoria conclusões alcançadas pelo autor.

9 RESENHA Metodologia da Autoria Quadro de Referência do Autor
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA RESENHA CIENTÍFICA(2) Metodologia da Autoria Métodos utilizados (dedutivo, indutivo, histórico, comparativo, estatístico, estudo de caso e etc.); Técnicas e instrumentos utilizados (entrevista, questionário, testes, levantamento e etc.). Quadro de Referência do Autor Suporte teórico de análise e de referência. Crítica do Resenhista Julgamento da obra contribuição; originalidade; estilo quanto: à concisão, à objetividade, ao nível de idealismo ou realismo. Indicações do Resenhista clientela potencial para a obra.

10 Natália Maria Reis Oliveira Furtado
OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Natália Maria Reis Oliveira Furtado


Carregar ppt "RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google