A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo e resenha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo e resenha."— Transcrição da apresentação:

1 Resumo e resenha

2 RESUMO É a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais ideias do autor da obra (Marconi e Lakatos)

3 Objetivos de um resumo Sumário narrativo: Condensação do conteúdo:
Apresenta brevemente as partes mais significativas do texto. Condensação do conteúdo: Expõe ao mesmo tempo as finalidades, metodologia, os resultados e as conclusões obtidas em um trabalho científico.

4 Objetivos de um resumo Análise interpretativa
Critica ideias inerentes ao texto. Observação: quando um resumo for interpretativo será chamado de resenha.

5 Tipos de resumo Indicativo ou descritivo:
Faz referência às partes mais importantes que compõem o texto Utiliza frases curtas, uma para cada parte importante do original

6 Tipos de resumo Informativo ou analítico:
Contém todas as principais informações contidas no original; Tem a finalidade de informar o conteúdo e as principais ideias do original, destacando: Os objetivos e o assunto Os métodos e as técnicas (trabalho científico/ acadêmico) Os resultados e conclusões (idem)

7 Tipos de resumo Crítico (resenha):
Apresenta um julgamento sobre o original; Em casos de textos acadêmicos essas crítica acontece da seguinte forma: Crítica da forma: em relação aos aspectos metodológicos; Do conteúdo: do desenvolvimento da lógica da demonstração; Da técnica de apresentação das apresentações das ideias principais (neste tipo de resumo não há citações).

8 Para fazer o resumo Competências requeridas Competência de leitura
Depende de conhecimentos linguístico, textual e de mundo; Busca identificar as principais ideias do texto; os objetivos do autor; tese e argumentos Competência em redação Uso linguagem adequada (padrão culto); uso da terceira pessoa; Texto organizado com coesão e coerência.

9 Estratégias de leitura para produção de resumos
Sublinhar Identifica as ideias importantes do texto Pode ser auxiliada por outras marcações como: Anotações na margem; sentidos das palavras;ideia de cada parágrafo; relações entre as ideias; etc. Esquematizar Ideias básicas do texto em frases nominais; Sumarização Apagamentos das informações redundantes e dos detalhes não importantes no texto.

10 Resumindo, rsrsrsrsr Um resumo simples apresenta:
Uma condensação do texto-base; Apresenta apenas as ideias principais do original, descartando as secundárias; Não apresenta comentários pessoais; Usa linguagem culta; é coeso e coerente. É redigido em terceira pessoa; É inteligível por si mesmo; Possui redação própria. .

11 RESENHA A resenha deve situar o momento em que o texto foi escrito,oferecendo dados sobre o autor, o livro e a edição. Ela “aponta as linhas gerais do conteúdo e faz uma avaliação crítica, levando em conta a organização do texto, seu raciocínio lógico, seus objetivos” e sua coerência. (Terezo, 2002) .

12 RESENHA “O resenhista deve apreciar a originalidade, a contribuição para a cultura da área, além de situar a obra dentro do contexto geral da produção do autor e de outros sobre o mesmo assunto” (Therezo, 2002) .

13 Referência Bibliográfica
Medeiros, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2004. Therezo, Graciema P. Como corrigir redação. Campinas, SP: Editora Alínea, 2002. .


Carregar ppt "Resumo e resenha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google