A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo e resenha. RESUMO É a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo e resenha. RESUMO É a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto."— Transcrição da apresentação:

1 Resumo e resenha

2 RESUMO É a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais ideias do autor da obra (Marconi e Lakatos)

3 Objetivos de um resumo Sumário narrativo: –Apresenta brevemente as partes mais significativas do texto. Condensação do conteúdo: –Expõe ao mesmo tempo as finalidades, metodologia, os resultados e as conclusões obtidas em um trabalho científico.

4 Objetivos de um resumo Análise interpretativa –Critica ideias inerentes ao texto. Observação: quando um resumo for interpretativo será chamado de resenha.

5 Tipos de resumo Indicativo ou descritivo: –Faz referência às partes mais importantes que compõem o texto –Utiliza frases curtas, uma para cada parte importante do original

6 Tipos de resumo Informativo ou analítico: –Contém todas as principais informações contidas no original; –Tem a finalidade de informar o conteúdo e as principais ideias do original, destacando: Os objetivos e o assunto Os métodos e as técnicas (trabalho científico/ acadêmico) Os resultados e conclusões (idem)

7 Tipos de resumo Crítico (resenha): –Apresenta um julgamento sobre o original; –Em casos de textos acadêmicos essas crítica acontece da seguinte forma: Crítica da forma: em relação aos aspectos metodológicos; Do conteúdo: do desenvolvimento da lógica da demonstração; Da técnica de apresentação das apresentações das ideias principais (neste tipo de resumo não há citações).

8 Para fazer o resumo Competências requeridas –Competência de leitura Depende de conhecimentos linguístico, textual e de mundo; Busca identificar as principais ideias do texto; os objetivos do autor; tese e argumentos –Competência em redação Uso linguagem adequada (padrão culto); uso da terceira pessoa; Texto organizado com coesão e coerência.

9 Estratégias de leitura para produção de resumos Sublinhar –Identifica as ideias importantes do texto –Pode ser auxiliada por outras marcações como: Anotações na margem; sentidos das palavras;ideia de cada parágrafo; relações entre as ideias; etc. Esquematizar –Ideias básicas do texto em frases nominais; Sumarização –Apagamentos das informações redundantes e dos detalhes não importantes no texto.

10 Resumindo, rsrsrsrsr Um resumo simples apresenta: –Uma condensação do texto-base; –Apresenta apenas as ideias principais do original, descartando as secundárias; –Não apresenta comentários pessoais; –Usa linguagem culta; é coeso e coerente. –É redigido em terceira pessoa; –É inteligível por si mesmo; –Possui redação própria. –.

11 RESENHA A resenha deve situar o momento em que o texto foi escrito,oferecendo dados sobre o autor, o livro e a edição. Ela aponta as linhas gerais do conteúdo e faz uma avaliação crítica, levando em conta a organização do texto, seu raciocínio lógico, seus objetivos e sua coerência. (Terezo, 2002) –.

12 RESENHA O resenhista deve apreciar a originalidade, a contribuição para a cultura da área, além de situar a obra dentro do contexto geral da produção do autor e de outros sobre o mesmo assunto (Therezo, 2002) –.

13 Referência Bibliográfica Medeiros, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, Therezo, Graciema P. Como corrigir redação. Campinas, SP: Editora Alínea, –.


Carregar ppt "Resumo e resenha. RESUMO É a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google