A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula 4: Diferentes técnicas de estudo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula 4: Diferentes técnicas de estudo."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula 4: Diferentes técnicas de estudo

2 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Nesta aula, você irá:  Identificar as fontes disponíveis para pesquisa em Administração;  Desenvolver a capacidade crítica e autoavaliativa na vivência profissional;  Reconhecer atitudes éticas em relação ao ambiente profissional;  Relacionar e integrar as teorias às práticas adotadas nos diversos segmentos organizacionais;  Identificar as possibilidades de uso de fontes digitais e impressas Nesta aula, você irá: Reconhecer a leitura como principal fonte de matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento; Comparar técnicas de estudo; Diferenciar as funções da Resenha e do Resumo na produção científica.

3 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA O texto está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. Quem escreve o texto tem a intenção que o leiam. O processo da leitura precisa de uma compreensão ampliada do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo. Por que se afirma que é tão importante ler?

4 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Até agora você tem se preparado para a aquisição de conhecimentos, observando os diversos tipos, a importância da Metodologia para aprender métodos de raciocínio e, a partir de um assunto que deseja conhecer, você se prepara para a pesquisa.

5 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Para que possamos expressar bem os conceitos sobre o assunto que vamos discorrer, é preciso um bom conhecimento resultante não só de observações práticas, mas também de leitura, reflexão e organização das observações.

6 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Vamos ao primeiro passo: a leitura. O bom leitor deve dominar a leitura interpretativa, direcionando-a à explicação, análise, síntese, avaliação e aptidão no uso do bom senso e das associações entre as informações conhecidas e as novas informações. Tudo aquilo que lemos com interesse e percepção dos significados é assimilado e, posteriormente, transformado numa outra forma de dizer. Aula 4: diferentes técnicas de estudo

7 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Saber ler de maneira eficiente nos ajuda a descobrir novos caminhos, fertiliza a inteligência, nos ajuda a compreender a vida e a viver melhor ao lado do outro. Aula 4: diferentes técnicas de estudo

8 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Marisa Lajolo (2001, p. 8) na obra, Literatura: Leitores & leitura, cita parte de um artigo publicado em um jornal que dizia o seguinte: “[...] viciada na televisão e em histórias em quadrinhos, e já agora também em videogames, a juventude de hoje é pouco amiga dos livros e dá as costas à leitura”.

9 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Segundo LAKATOS&MARCONI, (1992, p. 16) são três as espécies de leitura a saber: Entretenimento ou distração divertimento, lazer, hábito de ler; Cultura geral ou informativa conhecimento, notícias, situar-se em sua época; Aproveitamento ou formativa conhecimento especializado. Entretenimento ou distração divertimento, lazer, hábito de ler; Cultura geral ou informativa conhecimento, notícias, situar-se em sua época; Aproveitamento ou formativa conhecimento especializado.

10 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Fazer uma boa leitura implica: Reconhecer: entender o significado dos símbolos utilizados no texto; Organizar: perceber o significado das palavras e observar a coesão e coerência entre elas; Elaborar: ser capaz de estabelecer significados adicionais em torno do significado imediato; Valorar: relacionar dados da leitura com conceitos, sentimentos, para aceitá-los ou não.

11 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Podemos para a aquisição de conhecimento fazer: uma leitura rápida: que é útil para a pesquisa bibliográfica, buscando uma visão seletiva, isto é, poder avaliar a adequação do texto ao assunto pesquisado. Uma leitura aprofundada: é intensa, exige toda atenção ao vocabulário e aos conceitos. Você vai precisar das duas formas em seus trabalhos acadêmicos.

12 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Para melhor aproveitar a leitura é preciso conhecer algumas partes do livro. Por exemplo, deve-se reconhecer: O título: estabelece o assunto e, às vezes, a intenção do autor;

13 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Título: Fundamentos de Metodologia Científica Autor: Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi Editora: Editora Atlas Edição: 7 Ano: 2010 Idioma: Português Especificações: Brochura | 320 páginas Ficha TécnicaEva Maria LakatosMarina de Andrade Marconi ISBN: Ficha técnica A data da publicação: certificar-se da sua atualização, isto é, que atende às demandas da atualidade

14 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA A FICHA CATALOGRÁFICA: VERIFICAR AS QUALIFICAÇÕES DA OBRA E DO AUTOR; NÚMERO DE PÁGINAS: 200 B512s Chiavenato, Idalberto. Administração de Materiais - Uma Abordagem Introdutória Sistemas de informação / Idalberto Chiavenato: f. 1. Ciência da Informação. 2. Administração. Título. Editora Campus/ São Paulo ISBN VERSÃO: Impressa ISBN: DIREITO AUTORAL: Copyright CÓDIGO DE BARRAS:

15 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Metodologia Científica Aula 4: diferentes técnicas de estudo “Orelha”: uma apreciação da obra : Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas.

16 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA  A palavra sumário deve ser centralizada, em maiúsculo e negrito, e deve estar localizada no topo da página.  A formatação dos itens do sumário deve estar de acordo com os itens que fazem parte do texto.  Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário.  Todos os indicativos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda.  A paginação deve ser apresentada sob uma das formas abaixo:a) número da primeira página (exemplo: 27) COMO ELABORAR UM SUMÁRIO (NBR 6027:2003)

17 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA

18 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Introdução ou prefácio: metodologia e objetivos do autor. Referências Introdução ou prefácio: metodologia e objetivos do autor. Referências

19 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Agora a leitura nos levará às técnicas de estudo:  Pesquisa bibliográfica;  Fichamento;  Resumo;  Resenha.

20 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Você lembra que na aula 3 vimos que a pesquisa bibliográfica é a etapa fundamental do trabalho científico? É ela que influenciará toda pesquisa, na medida em que dá o alicerce teórico que servirá de base ao trabalho. Pois bem, essa é a fase que consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas ao que se pretende estudar.

21 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA O fichamento é de grande utilidade nas pesquisas. Permite ao pesquisador ganhar tempo quando precisar escrever sobre o assunto pesquisado. FICHAMENTO DE LEITURA

22 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA No fichamento há:  Referências bibliográficas: número de páginas, edição, editora…  Informações sobre o autor;  Breve resumo dos conteúdos;  Transcrição das citações mais importantes: usar uma cor diferente  para destacar;  Comentários pessoais, ao longo do resumo: colocá-los entre  Parênteses de preferência em cor diferente;  Outras observações, se necessário.

23 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA É importante escrever todas as referências do material lido com as respectivas páginas onde também devem constar:análise do material colhido, citações importantes com as respectivas páginas, e o resumo da leitura, demonstrando o conhecimento das ideias do autor consultado. TÍTULO DA PUBLICAÇÃO: AUTOR(ES): LOCAL ONDE SE ENCONTRA: DATA DE PUBLICAÇÃO: EDIÇÃO: LOCAL DE EDIÇÃO:

24 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Nº DE PÁGINAS: ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: DATA DE LEITURA: ÁREA CIENTÍFICA: SUB-ÁREA CIENTÍFICA: OBSERVAÇÕES NOTAS SOBRE O AUTOR: RESUMO / ARGUMENTO: ESTRUTURA (organização da obra e o significado das suas partes) Introdução/Apresentação:

25 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Desenvolvimento: Síntese Pontos fracos e fortes do documento Conclusão:

26 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Resumir um texto significa criar um novo texto mais curto, utilizando somente as informações mais importantes do texto original. RESUMO Vamos pensar no resumo como um texto que reelabora o texto original. Reduzindo sua extensão, o autor se coloca em segundo plano e se esforça para ser objetivo, a fim de criar uma síntese coerente e compreensível. Para se obter esse efeito é preciso ter uma perfeita compreensão do texto a fim de estruturarmos um novo. Ao resumir-se não se podem incluir ideias estranhas. O objetivo é extrair as ideias essenciais de modo que o conteúdo do texto se mantenha inalterado, isto é, a informação contida no texto original deve ser respeitada.

27 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula 4:diferentes técnicas de estudo Vamos pensar no resumo como um texto que reelabora o texto original. Reduzindo sua extensão, o autor se coloca em segundo plano e se esforça para ser objetivo, a fim de criar uma síntese coerente e compreensível. Para se obter esse efeito é preciso ter uma perfeita compreensão do texto a fim de estruturarmos um novo. Ao resumir-se não se podem incluir ideias estranhas. O objetivo é extrair as ideias essenciais de modo que o conteúdo do texto se mantenha inalterado, isto é, a informação contida no texto original deve ser respeitada.

28 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA RESENHA Resenha ou recensão de livros ou análise bibliográfica é uma síntese ou um comentário dos livros publicados. As resenhas têm papel importante na vida científica de qualquer estudante e dos especialistas, pois é através delas que se toma conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro. A resenha pode ser informativa, crítica ou crítico- informativa.

29 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA RESUMORESENHA ideia original do textoOpinião do resenhista Sintetização do textoComentário sobre o texto

30 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Nesta aula, vimos como: Reconhecer a leitura como principal fonte de matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento; Comparar técnicas de estudo; Diferenciar as funções da Resenha e do Resumo na produção científica.

31 Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Na próxima aula, vamos Relacionar os tipos de trabalho científico; Relacionar o planejamento como fonte primordial para o desenvolvimento de um trabalho científico; Listar os tipos de trabalhos acadêmicos mais comuns, suas funções e particularidades. Até a próxima aula


Carregar ppt "Aula 4: Diferentes técnicas de estudo METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula 4: Diferentes técnicas de estudo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google