A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas"— Transcrição da apresentação:

1 Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Esta tarefa obriga o aluno a estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo de notas e apontamentos facilita a assimilação da matéria. A revisão das notas funciona muitas vezes como primeira etapa do estudo. Princípios fundamentais Organiza as páginas Utiliza palavras e frases chave ou abreviaturas Estrutura cuidadosamente a informação Revê e completa as notas e apontamentos

2 Técnica para sublinhar
Lê todo o texto sem sublinhar nada Faz uma segunda leitura, sublinhando agora as Ideias principais, os pormenores e os conceitos chave, os dados, os factos, as datas…. Sublinhar frases breves ou palavras – chave, de tal modo que seja possível ler só o texto sublinhado encontrando um sentido. Objectivos desta estratégia Reforçar e centrar a tua atenção nos elementos principais do texto Salientar o que há de essencial e o que é acessório Facilitar a posterior revisão do texto

3 Regras práticas para um Sublinhado eficaz
Sublinha pouco Sublinha frases positivas Se sublinhares uma frase negativa, coloca o não em evidência Reescreve à margem usando palavras próprias Coloca à margem as palavras que sintetizam os conteúdos. Se o texto for constituído por uma sequência de ideias, causas, consequências, deves enumerá-los. Destaca os exemplos mais importantes; quando o texto tiver muitos exemplos, usa uma cor para os destacares Liga com um traço as ideias semelhantes Usa outro tipo de traço para as ideias que se opõem Se fizeres apontamentos coloca-os à parte, entre parênteses rectos Usa sublinhados diferentes.

4 Esquematizar

5 As fases mais importantes da esquematização
Localizar as ideias centrais do texto e as Ideias de cada parágrafo. Aproveitar essas ideias chave sublinhadas. Ampliar essas notas com outros dados, outras notas e com algumas ideias secundárias.

6 O que deve oferecer um Bom Esquema?
Ideias Centrais do texto em destaque. A estrutura lógica do texto com subordinação das ideias secundárias às ideias principais. Apresentação gráfica cuidada para facilitar a legibilidade. Utilização de uma linguagem telegráfica.

7 Resumir Os passos mais importantes 1ª Fase
Num primeiro momento deves tentar compreender o texto na sua globalidade e formular questões do género: Quem diz? O que diz? O que defende? Quantas partes tem o texto? Qual a opinião do autor do texto? Que penso eu do assunto?

8 2ª Fase Fazer uma leitura mais aprofundada do texto destacando:
A resposta às perguntas As ideias principais Os dados técnicos Os pormenores que te pareçam mais importantes

9 3ª Fase Elabora em seguida o resumo
Atende às suas características fundamentais Fidelidade e rigor ao texto Selectividade Clareza das ideias Repetição de ideias chave Não Contradição Originalidade e criatividade

10 Conclusão Fazer resumos é uma estratégia essencial e facilitadora das aprendizagens. Facilita uma melhor compreensão e assimilação dos textos de qualquer matéria. Permite que treines a tua capacidade de análise e de síntese. Exercita a tua capacidade de comunicar com maior rigor. Possibilita o exercício do espírito analítico e do pensamento lógico e dedutivo fundamental em qualquer área curricular.


Carregar ppt "Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google