A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003 - Não será necessária a referência do documento antes do resumo. - A palavra RESUMO deve.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003 - Não será necessária a referência do documento antes do resumo. - A palavra RESUMO deve."— Transcrição da apresentação:

1 COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/ Não será necessária a referência do documento antes do resumo. - A palavra RESUMO deve ser digitada em caixa alta, negrito e centralizada. - Recomenda-se parágrafo único. - Texto com no máximo 500 palavras. - Espacejamento simples. - Um resumo não é uma enumeração de tópicos.

2 COMO ELABORAR O RESUMO - Continuação - Para a redação recomenda-se: - Não usar contrações de linguagem, como por exemplo: - de uma/ duma; - em uma/ numa. - Evitar termos informais ou do jargão popular (gíria). - Evitar frases de teor negativo. - Evitar abreviaturas. - Evitar o uso de diagramas, ilustrações, tabelas, fórmulas e equações. Só utilizar tais recursos se for absolutamente necessário.

3 COMO ELABORAR O RESUMO - Continuação - Após o resumo inserir Palavras-chave: por exemplo: Palavras-chave: Função linear. Juros simples. Função exponencial. Juros compostos. -Tratam-se de palavras representativas do conteúdo do resumo.

4 COMO ELABORAR O RESUMO - Continuação - REDAÇÃO DO RESUMO: - Usar a 3ª pessoa do singular (norma), ou até mesmo a 3ª pessoa do plural (trabalho em grupo). - Texto conciso e objetivo, evitando rodeios. - Apresenta os pontos principais do trabalho. - Informa ao leitor a finalidade, metodologia, resultado e uma breve conclusão do que se pretende demonstrar ou provar. - Com a leitura do resumo o leitor deve ser capaz de ter uma idéia geral, como se não precisasse consultar todo o conteúdo do TCC.

5 COMO ELABORAR O RESUMO - Continuação - As ideias apresentadas no texto devem obedecer uma sequência lógica do trabalho em si. - A primeira frase deve ser significativa apresentando e explicando o tema principal do trabalho, situando-o (ele o trabalho) no espaço e no tempo. - A seguir (2ª frase) o resumo deve anunciar a natureza e/ou categoria do trabalho, por exemplo: - Pesquisa teórica. - Pesquisa de campo. - Pesquisa de mercado.

6 COMO ELABORAR O RESUMO - Continuação - Ainda na segunda frase, devem ser citados os levantamentos e/ou fontes que fundamentam o trabalho, por exemplo: - Fontes bibliográficas. - Fontes documentais. - Legislações. - Estatísticas e etc.

7 COMO ELABORAR O RESUMO - Continuação - Na sequência expor os objetivos do trabalho fundamentados em suas necessidades, ou seja, o que os autores pretendem apresentar e /ou provar com seu trabalho. - Finalizando a redação do resumo os autores devem apresentar os resultados obtidos e/ou pretendidos com o trabalho, ou ainda, breves conclusões que fundamentem e/ou justifiquem a escolha do tema central do trabalho.

8 COMO ELABORAR O RESUMO - Continuação - O resumo em língua estrangeira segue as mesmas características do resumo em língua vernácula, porém redigido em idioma estrangeiro da preferência dos autores. - Opções de idiomas e a tradução da palavra RESUMO: - Inglês: ABSTRACT - Espanhol: RESUMEN - Francês: RÉSUMÉ

9 COMO ELABORAR O RESUMO - Continuação - Cuidado Importante: Na hipótese de se utilizar algum tradutor digital, tomar o cuidado de fazer a leitura após a tradução, ou ainda, pedir para alguém com bons conhecimentos do idioma de escolha que o faça, evitando assim traduções que alterem o sentido original do texto, normal nesses tipos de tradutores. - Um resumo de boa qualidade facilitará a elaboração da INTRODUÇÃO e da CONCLUSÃO.


Carregar ppt "COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003 - Não será necessária a referência do documento antes do resumo. - A palavra RESUMO deve."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google