A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo."— Transcrição da apresentação:

1 Resumo

2 Palavras-chave: REDUÇÂO E FIDELIDADE
Um resumo é uma condensação fiel das idéias contidas em um texto, é uma redução do texto original. Palavras-chave: REDUÇÂO E FIDELIDADE

3 Resumo técnica de grande auxílio ao estudar.
boa maneira de compreender e memorizar um texto;

4 Cuidado! Não cabem, no resumo, comentários ou julgamentos pessoais a respeito do que se resume; Resumir não é reproduzir partes ou frases do texto original.

5 Algumas dicas: Para elaborar um bom resumo é necessário compreender, antes, todo o conteúdo do texto; Deve-se ler o texto a ser resumido, pelo menos, 3 vezes.

6 Ao fazer um resumo, é importante não perder de vista três elementos:
As partes essenciais do texto; A progressão em que elas se sucedem; A correlação entre cada uma dessas partes.

7 Fazer um bom resumo não é tão fácil quanto parece, é uma habilidade que deve ser aprendida e praticada. Existem indicações a respeito de como fazer um resumo que podem facilitar sua elaboração. Os seguintes passos podem ser recomendados:   1) Leia o texto inteiro, ininterruptamente, e tente responder à pergunta seguinte : De que se trata o texto? É preciso compreender o texto e Ter uma noção do conjunto antes de fazer o resumo.

8 2) Releia o texto e tente compreender melhor o significado das palavras difíceis. Recorra ao dicionário se necessário. Tente identificar o sentido de frases mais complexas. Você pode fazer um glossário do texto para facilitar seu trabalho e agilizar sua leitura. 3) Tente fazer uma segmentação do texto, agrupando idéias que tenham alguma unidade de significação. Se o texto for pequeno, pode dividi-lo em parágrafos; com textos maiores, é aconselhável adotar um critério de segmentação mais funcional, a partir de subtítulos por exemplo.

9 4) Assinale a idéia básica de cada parágrafo.
5) A partir dos trechos grifados, construa , com suas palavras, uma oração bem sintética, que transmita a idéia sublinhada. 6) Para finalizar, redija o resumo com suas palavras, procurando condensar e encadear os segmentos na progressão em que sucedem no texto e estabelecendo relações entre eles. Atenção: quando o resumo se refere a uma obra completa, é chamado de sipnose.

10 Configurar página no Word

11 Configurar página no Word

12 Configurar parágrafo

13 Configurar parágrafo

14 Configurar tipo de letra, tamanho e alinhamento
Antes de iniciar a digitação, escolha a fonte e seu tamanho. Configure também o alinhamento do texto.(JUSTIFICADO)

15 Resenha

16 Resenha A resenha pode ser descritiva ou pode ser também crítica,
contendo julgamentos ou apreciações de quem produz este texto.

17 Uma resenha deve conter:
Uma parte descritiva com informações sobre o texto: Nome do autor; Título completo e exato da obra; Nome da editora e, se for o caso, da coleção de que faz parte a obra; Lugar e data da publicação; Número de volumes e páginas.

18 b) Uma parte com o resumo do conteúdo da obra:
Rápida indicação do conteúdo total da obra e do ponto de vista adotado pelo autor. A resenha crítica, além de conter todos os elementos já citados, inclui também julgamentos e comentários do estudante sobre as idéias do autor, sempre bem fundamentados.


Carregar ppt "Resumo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google