Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKauane Gonsales Alterado mais de 10 anos atrás
1
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
2
Layout
3
Layout é a organização física do texto na página, tela ou em qualquer comunicação escrita. Refere-se às convenções visuais de arranjo do texto para ajudar na leitura e compreensão.
4
O layout baseia-se em diagramação, organização,equilíbrio, contraste e inovação.
A diagramação tem algumas características básicas:
5
Textos em colunas;
6
Pesos diferenciados entre títulos, subtítulos e textos;
7
Alinhamentos: à esquerda, à direita, centralização, justificação;
11
São exemplos de layout:
texto cercado por margens; escrita contínua dividida por parágrafos; parágrafos separados por espaços duplos ou entalhe; frases separadas por um único espaço; ênfase indicada por itálico ou negrito;
12
títulos indicados por tamanhos de letra maiores e/ou ênfase;
títulos e subtítulos usados para criar uma organização lógica, entalhos e espaços usados para introduzir listas e diagramas.
13
Convenções Gráficas
14
As convenções gráficas são utilizadas para facilitar o processo de leitura, tornando-a:
Simples; Esquemática; Objetiva; Clara; De comunicação rápida e direta.
15
Técnica de convenção gráfica mais usada:
Scanning É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço.
16
Alguns exemplos de convenções gráficas na escrita:
Aspas (“ “) – Título de um capítulo, artigo, conto e uma citação; Expressões idiomáticas; Vocabulário popular; Palavras com duplo sentido, ironia.
17
Itálico – Títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, musicais;
Estrangeirismos; Indicações cênicas; Realçar uma palavra ou expressão de um texto.
18
Negrito – Realçar uma palavra ou expressão de um texto;
Nome de personagens do texto dramático.
19
Informações não verbais
20
A linguagem não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
21
São destaques gráficos que o autor coloca no texto para chamar a atenção do leitor e, se este voltar sua atenção para esses destaques, terá uma maior facilidade para entender o assunto do texto.
31
As Informações não verbais mais comuns são:
Fotos; Gravuras; Números; Tabelas; Gráficos; Letras maiúsculas; Palavras em negrito, itálico, sublinhadas, etc.
32
Se você pudesse desejar qualquer coisa, o que seria?
Um campo grande e ensolarado para estar. Um campo estúpido?! Você já tem isso agora! Pense grande! Riquezas! Poder! Finja que pudesse ter qualquer coisa! Na verdade, é difícil discutir com alguém que parece estar tão feliz.
33
Universidade de Brasília
COMPONENTES Eglenyane de Sousa Natália Dias Roberta Leal
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.