A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais."— Transcrição da apresentação:

1 Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais

2 Layout

3 Layout é a organização física do texto na página, tela ou em qualquer comunicação escrita. Refere-se às convenções visuais de arranjo do texto para ajudar na leitura e compreensão.

4 O layout baseia-se em diagramação, organização,equilíbrio, contraste e inovação. A diagramação tem algumas características básicas:

5 Textos em colunas;

6 Pesos diferenciados entre títulos, subtítulos e textos;

7 Alinhamentos: à esquerda, à direita, centralização, justificação;

8

9

10

11 São exemplos de layout: texto cercado por margens; escrita contínua dividida por parágrafos; parágrafos separados por espaços duplos ou entalhe; frases separadas por um único espaço; ênfase indicada por itálico ou negrito;

12 títulos indicados por tamanhos de letra maiores e/ou ênfase; títulos e subtítulos usados para criar uma organização lógica, entalhos e espaços usados para introduzir listas e diagramas.

13 Convenções Gráficas

14 As convenções gráficas são utilizadas para facilitar o processo de leitura, tornando-a: Simples; Esquemática; Objetiva; Clara; De comunicação rápida e direta.

15 Técnica de convenção gráfica mais usada: Scanning É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço.

16 Alguns exemplos de convenções gráficas na escrita: Aspas ( ) – Título de um capítulo, artigo, conto e uma citação; Expressões idiomáticas; Vocabulário popular; Palavras com duplo sentido, ironia.

17 Itálico – Títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, musicais; Estrangeirismos; Indicações cênicas; Realçar uma palavra ou expressão de um texto.

18 Negrito – Realçar uma palavra ou expressão de um texto; Nome de personagens do texto dramático.

19 Informações não verbais

20 A linguagem não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

21 São destaques gráficos que o autor coloca no texto para chamar a atenção do leitor e, se este voltar sua atenção para esses destaques, terá uma maior facilidade para entender o assunto do texto.

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31 As Informações não verbais mais comuns são: Fotos; Gravuras; Números; Tabelas; Gráficos; Letras maiúsculas; Palavras em negrito, itálico, sublinhadas, etc.

32 Se você pudesse desejar qualquer coisa, o que seria? Um campo grande e ensolarado para estar. Um campo estúpido?! Você já tem isso agora! Pense grande! Riquezas! Poder! Finja que pudesse ter qualquer coisa! Na verdade, é difícil discutir com alguém que parece estar tão feliz.

33 Universidade de Brasília COMPONENTES Eglenyane de Sousa Natália Dias Roberta Leal


Carregar ppt "Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google