Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Professora Lúcia Brasil
2
O que é um texto? É uma manifestação linguística ou visual que produz um sentido para aquele que lê ou ouve. Comunicação entre um emissor e um receptor
3
ATO DE LER A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NÃO SE REDUZ SIMPLESMENTE AO ATO DE LER RAPIDAMENTE. Observando apenas as letras, frases e períodos que compõem um texto, entende-se somente o assunto geral dele. Para interpretar faz-se necessário uma leitura crítica, a leitura das entrelinhas. Deve-se entender os valores defendidos, isto é, os caminhos que o autor deixou para que o leitor percorresse e chegasse a um ponto esperado. Entender qual é o objetivo principal do texto.
4
Uma interpretação só será bem feita quando a leitura for bem explorada.
Um texto é bastante complexo porque são as manifestações linguísticas de um autor que possui ideias próprias e as coloca no texto para que possam chegar ao leitor. O texto é o intermediador entre o pensamento de duas pessoas diferentes, ou seja, às vezes há uma grande divergência entre o pensamento do autor e do leitor. Por isso, para compreender realmente um texto, o leitor deve preocupar-se em encontrar os recursos semânticos e discursivos utilizados pelo autor, assim compreenderá as ideias dele ao invés de enxergar as próprias
5
ATO DE LER Faz-se necessário uma leitura crítica.
Devemos exercitar sempre. A qualidade é mais importante que a quantidade. Devemos ler de uma forma especial
6
A IMPORTÂNCIA DA FONTE Geralmente, ao final do texto, encontra-se a fonte dele, nela há o nome do autor, do local de publicação e a data. Essas informações são essenciais para que o contexto de escrita do texto seja percebido.
7
Contexto A porta está aberta Você sabe que horas são?
Estudo o sentido que as palavras assumem numa sentença. A porta está aberta Você sabe que horas são?
8
PARAGRAFAÇÃO Os parágrafos são as maiores unidades de um texto, neles estão as ideias que formam o texto como um todo. O primeiro parágrafo é a introdução: trabalha o assunto de forma geral. Os intermediários trazem especificações sobre o assunto. O último, chamado de conclusão, normalmente retoma a ideia apresentada no primeiro, sendo também geral.
9
TITULAÇÃO O título costuma conter a ideia ou o objetivo principal do texto. Procure ler o título com atenção relacionando-o `a fonte.
10
RECURSOS MORFOSSINTÁTICOS
A morfossintaxe é responsável pela coesão do texto, está relacionada à gramática e a ordem gramatical escolhida pelo autor. As ideias precisam estar concatenadas para que haja sentido. É necessário que se façam as ligações entre os diversos elementos do texto Entre os principais elementos de coesão estão as conjunções,preposições, locuções denotativas, palavras explicativas, conclusivas, retificativas, pronomes relativos e verbos de ligação.
11
Os termos anafóricos também são essenciais no texto .
Elementos anafóricos servem para retomar uma palavra ou uma expressão já mencionada. Pronomes relativos, demonstrativos e advérbios são os elementos anafóricos mais comuns.
12
RECURSOS SEMÂNTICOS A semântica é o sentido do texto.
Está relacionada à compreensão do texto A coerência é essencial. Ao escolher um determinado vocábulo, ao trocar uma palavra por outra, o autor constrói o próprio pensamento, não há texto sem lógica, a própria coesão é dada para que se entenda a lógica do texto.
13
RECURSOS DISCURSIVOS – PESSOAS DO DISCURSO
Há três pessoas básicas do discurso: A primeira é expressa pelos pronomes eu e nós. Refere-se sempre ao narrador do texto. Apresenta um carga de subjetividade. A segunda pessoa é expressa pelos pronomes tu e vós. No Brasil, os pronomes de tratamento você e vocês. No texto, refere-se ao leitor. Quando utiliza pronomes de segunda pessoa, o narrador comunica-se com o leitor. A terceira pessoa é expressa pelos pronomes ele(a) e eles(as). Refere-se, sempre, ao assunto. Os pronomes de terceira pessoa identificam crenças gerais.
14
TIPOLOGIA TEXTUAL
15
NARRATIVO - contar uma história
DESCRITIVO - ser observador DISSERTATIVO - defender uma opinião
16
Muitas instituições associam texto visual e escrito
17
Leitura do texto visual
Tem se tornado bastante relevante devido ao fato de muitas instituições estarem pedindo esse tipo de texto. Procure perceber a posição / pessoa que está na imagem. A posição central é padrão. O que está acima é mais importante do que está abaixo. O que à esquerda é mais importante do que está à direita Note a proporção, o tamanho dos objetos. Quanto maior ou menor, isso vai fazer a diferença. Perceba, também , a iluminação que aparecerá ao redor, tons mais claros costumam aparecer ao redor do que é mais relevante.
19
Iotti, 27/06/2011 no Zero Hora (RS)
22
Depende do texto para análise.
Gramática aplicada Depende do texto para análise. Essa afirmação ,uma vez compreendidos os símbolos, é tida como verdadeira”. Assinale a alternativa em que a palavra apresentada não substitui adequadamente a expressão assinalada nessa frase. Como Mas Quando Se
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.