A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane. INTRODUÇÃO Leia a frase abaixo e observe as inadequações: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane. INTRODUÇÃO Leia a frase abaixo e observe as inadequações: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane

2 INTRODUÇÃO Leia a frase abaixo e observe as inadequações: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequações referem-se aos desajustes entre as palavras que a constituem. Para que a frase concorde, adequadamente, entre todos os termos, é necessário: Aquele concordar com a palavra dois ; Estudioso concordar com meninos ; Antigo concordar com livros.

3 Fazendo-se os ajustes necessários a frase ficará assim: Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos.

4 REGRA GERAL O artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral devem concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo a que se refere. Exemplo: O alto ipê cobre-se de flores amarelas. Adj. Adjetivo Faz duas horas que cheguei de viagem. Num.

5 OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL 1. Um adjetivo após vários substantivos 1.1 Quando os substantivos são do mesmo gênero há duas concordâncias: a) assumir o gênero do substantivo e vai para o plural: exemplo: Encontramos um jovem e um homem preocupados. Adjetivo No exemplo acima o adjetivo assumiu o gênero masculino e foi para o plural.

6 b) concordar só com o último substantivo em gênero e número: Exemplo: Ela tem irmão e primo pequeno. Adjetivo Acima o adjetivo assumiu o gênero masculino e concordou só com o último substantivo.

7 OBSERVAÇÃO: Quando os substantivos são do mesmo gênero as duas concordâncias podem ser usadas, embora a primeira seja mais adequada porque mostra que a característica é atribuída aos dois substantivos. Se o último substantivo estiver no plural, a concordância só poderá ficar no plural. Exemplo: Ele possui perfume e carros caros. Se o adjetivo funcionar como predicativo, o plural será obrigatório. Exemplo: O irmão e o primo dele são pequenos. VL Predicativo

8 1.2 Quando os substantivos são de gêneros diferentes também há duas possibilidades: a) ir para o masculino plural : Exemplo: Uma solicitude e um interesse mais que fraternos. (Mário Alencar) b) concordar só com o substantivo mais próximo : Exemplo: A Marinha e o Exército brasileiro estavam alerta.

9 No caso de substantivos de gêneros diferentes o adjetivo irá para o masculino plural, se o adjetivo tiver a função de predicativo. Exemplo: O aluno e a aluna estão reprovados. VL Predicativo 2. Um adjetivo anteposto a vários substantivos A concordância se dará com o substantivo mais próximo. Exemplo: Tiveste má idéia e pensamento. Velhos livros e revistas estavam empilhados na prateleira.

10 Quando o adjetivo exerce a função de predicativo, ele pode concordar só com o primeiro ou ir para o plural. Exemplo: Ficou reprovada a aluna e o aluno. Ficaram reprovados a aluna e o aluno. Se o adjetivo anteposto referir-se a nomes próprios, o plural será obrigatório. Exemplo: As simpáticas Lúcia e Luana são irmãs.

11 UM SUBSTANTIVO E MAIS DE UM ADJETIVO Admitem-se duas concordâncias: a) Quando o substantivo estiver no plural, não se usa o artigo antes dos adjetivos. Exemplo: Estudava os idiomas francês e inglês. b) Se o substantivo estiver no singular, o uso do artigo será obrigatório a partir do segundo adjetivo. Exemplo: Estudo a língua inglesa, a francesa e a italiana.

12 É bom, é necessário, é proibido Essas expressões concordam obrigatoriamente com o substantivo a que se referem, quando for precedido de artigo. Caso contrário são invariáveis. Exemplo: Vitamina C é bom para saúde. É necessária muita paciência.

13 Um e outro (num e noutro) Nesse caso o substantivo fica no singular e o adjetivo vai para o plural. Exemplo: Numa e noutra questão complicadas ela se confundia.

14 Anexo, incluso, apenso, próprio, obrigado Por serem adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. Exemplo: Seguem anexos os acórdãos. A procuração está apensa aos autos. Os documentos estão inclusos no processo. Obrigado, disse o rapaz. Elas próprias resolveram os exercícios. Observação A expressão em anexo é invariável. Exemplo: Em anexo segue a procuração Em anexo segue o despacho.

15 Mesmo, bastante Tanto pode ser advérbio como pronome. Quando for advérbio permanece invariável. Quando é pronome concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Os alunos mesmos resolveram o problema. Pronome Os alunos resolveram mesmo o problema. Nesse caso mesmo = realmente Advérbio Haviam bastantes razões para ela reclamar. Pronome Eles chegaram bastante cedo ao aeroporto. Advérbio

16 Menos, alerta São palavras invariáveis. Exemplo: O Amazonas é o Estado menos populoso do Brasil. Havia menos alunas na sala hoje. Os soldados estavam alerta. Observação Atualmente alerta vem sendo utilizada no plural. Exemplo: Nossos chefes estão alertas.

17 Meio Essa palavra pode ser numeral ou advérbio. a) Quando for numeral é variável e concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Tomou meia garrafa de champanhe. numeral Isso pesa meio quilo. numeral b) Se for advérbio é invariável. Exemplo: A porta estava meio aberta. Advérbio Ele anda meio cabisbaixo. Advérbio

18 Muito, pouco, longe, caro Quando essas palavras funcionam como adjetivo variam de acordo com a palavra a que se referem. Se funcionarem como advérbio são invariáveis. Exemplo: Muitos alunos compareceram à formatura. Adjetivo Os perfumes eram caros. Adjetivo As mensalidades escolares aumentaram muito. Advérbio Vocês moram longe. Advérbio

19 Pronomes de tratamento Os pronomes de tratamento sempre concordam em 3ª pessoa. Exemplo: Vossa Santidade está muito preocupado. 3ª P.S


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane. INTRODUÇÃO Leia a frase abaixo e observe as inadequações: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google