A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão. UM SÓ ADJETIVO QUALIFICANDO MAIS DE UM SUBSTANTIVO Adjetivo posposto aos substantivos 1º caso Adj. No plural Tamarindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão. UM SÓ ADJETIVO QUALIFICANDO MAIS DE UM SUBSTANTIVO Adjetivo posposto aos substantivos 1º caso Adj. No plural Tamarindo."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão

2 UM SÓ ADJETIVO QUALIFICANDO MAIS DE UM SUBSTANTIVO Adjetivo posposto aos substantivos 1º caso Adj. No plural Tamarindo e limão azedos. Subs. Com o mesmo gênero ou Tamarindo e limão azedo. Conc. Com o mais próximo

3 2º caso Tamarindo e laranja azedos. Masc. Plural Tamarindo e laranja azeda. Conc. com o mais próximo

4 3º caso O tamarindo e a laranja são azedos. Predicativo (masc. Plural)

5 ADJETIVO ANTEPOSTO AOS SUBSTANTIVOS: 1º caso Ele era dotado de extraordinária coragem e talento. Adj. Conc. Com o mais próximo

6 2º caso predicativo Estavam desertos a casa e barraco. Adj. Anteposto ao substantivo fica no plural Ou Estava deserta a casa e o barraco. Conc. Com o mais próximo

7 UM SÓ SUBSTANTIVO E MAIS DE UM ADJETIVO 1º caso Adj. Adj. O produto conquistou o mercado europeu e o americano. Subs. Fica no sing. Repete-se o artigo

8 2º caso O produto conquistou os mercados europeu e americano. Subs. Vai p o plural e não se repete o artigo

9 OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL 1º caso As palavras ALERTA, MENOS, PSEUDO são invariáveis. Os concurseiros estão alerta. Nesta sala há menos carteira.

10 2º caso As expressões é proibido, é bom, é precisoe é necessário ficam invariáveis se o sujeito não vier com artigo. É proibido entrada. Mas, É proibida a entrada.

11 3º caso As expressões o mais possível, os mais possíveis, veja o que ocorre: Carro o mais veloz possível. Conc. Com o artigo que inicia a expressão Carros os mais velozes possíveis.

12 4º caso As palavras QUITE, OBRIGADO, ANEXO, MESMO, PROPRIO, LESO, E ICLUSO variam: Nós estamos quites. Ela mesma fez o café. - Muito obrigada. (Disse a madame) As cartas vão anexas. Mas cuidado, As cartas vão em anexo.

13 5º caso BASTANTE, MEIO, MUITO, POUCO, CARO, BARATO, LONGE. Só variam se acompanharem o substantivo. Ele tem bastantes amigos. Mas, Eles trabalham bastante.


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão. UM SÓ ADJETIVO QUALIFICANDO MAIS DE UM SUBSTANTIVO Adjetivo posposto aos substantivos 1º caso Adj. No plural Tamarindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google