A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mais concordância.... Atividade Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é __________________ essa confusão toda? (necessário/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mais concordância.... Atividade Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é __________________ essa confusão toda? (necessário/"— Transcrição da apresentação:

1 Mais concordância...

2 Atividade Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é __________________ essa confusão toda? (necessário/ necessária) b) Quero que todos fiquem ________________. (alerta/ alertas) c) Houve ____________ razões para eu não voltar lá. (bastante/ bastantes) d) Encontrei ____________ a sala e os quartos. (vazia/vazios) e) A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino. (meio/ meia)

3 Concordância Nominal – regra geral Os termos que dependem do nome (substantivo) com ele concordam em gênero e número. EXEMPLO: Os nossos médicos descobriram a cura da doença. Passamos bons momentos juntos.

4 Casos especiais da concordância nominal Adjetivo: adjunto adnominal em relação a dois ou mais substantivos: a) de mesmo gênero: adjetivo no singular ou plural. - A vontade e a inteligência humana(s). - As conquistas e as descobertas portuguesas. b) de gênero diferentes: adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural. - O carro e a bicicleta envenenada(os). - O trabalho e as realizações conseguidas(os).

5 Observação Adjetivo anteposto concorda com o mais próximo. - Observaram-se boa disciplina, estudo e trabalho.

6 Um substantivo com dois ou mais adjetivos: três possibilidades de concordância nominal. Estudamos a civilização grega e romana. Estudamos a civilização grega e a romana. Estudamos as civilizações grega e romana.

7 Mesmo, próprio, só, anexo, incluso, junto, bastante, nenhum, leso, meio e particípios verbais: concordam em gênero e número com o termo a que se referem. -Enviamos anexas as informações solicitadas. -Compraram duas meias entradas para o espetáculo. -Enfrentamos bastantes problemas difíceis. -Mulheres nenhumas o agradavam.

8 Observação Meio e bastante, como advérbios, ficam invariáveis. - Ela estava meio embriagada pelo sucesso. - Suas ideias eram bastante interessantes.

9 Um e outro - nem um nem outro + substantivo no singular -- adjetivo no plural. Houve um e outro homem escolhidos para o cargo. Nem um nem outro crime praticados foram apurados.

10 O(S) - A(S) mais menos melhor(es).....possível(eis) pior(es) maior(es) menor(es) Conheci mulheres o mais encantadoras possível. Havia mestres os mais inteligentes possíveis.

11 Adjetivo = predicativo do sujeito Sujeito composto posposto: adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural. Estava morto o amor e a compreensão humana. Estavam mortos o amor e a compreensão humanos.

12 Adjetivo = predicativo do sujeito sujeito não-determinado: adjetivo fica invariável. É proibido entrada de estranhos. Cerveja é bom para os rins.

13 Adjetivo = predicativo do sujeito sujeito determinado: adjetivo concorda em gênero e número. É proibida a entrada de estranhos. Esta cerveja é boa para os rins.

14 Adjetivo = predicativo do objeto objeto simples: adjetivo concorda em gênero e número. Encontrei tristonha a mulher abandonada.

15 Adjetivo = predicativo do objeto objeto composto: adjetivo fica no plural. gêneros diferentes: prevalece o masculino. Encontrei tristonhos a mulher e o jovem abandonados.

16 Dois ou mais numerais substantivo no singular ou plural. - A primeira, a segunda e a última aula(s).

17 Atividade Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é __________________ essa confusão toda? (necessário/ necessária) b) Quero que todos fiquem ________________. (alerta/ alertas) c) Houve ____________ razões para eu não voltar lá. (bastante/ bastantes) d) Encontrei ____________ a sala e os quartos. (vazia/vazios) e) A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino. (meio/ meia) necessária alerta bastantes vazia meio


Carregar ppt "Mais concordância.... Atividade Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é __________________ essa confusão toda? (necessário/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google