A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA FRASE FRASE NOMINAL ORAÇÃOPERÍODO PERÍODO SIMPLES PERÍODO COMPOSTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA FRASE FRASE NOMINAL ORAÇÃOPERÍODO PERÍODO SIMPLES PERÍODO COMPOSTO."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA FRASE FRASE NOMINAL ORAÇÃOPERÍODO PERÍODO SIMPLES PERÍODO COMPOSTO

2 FRASE Unidade de texto que numa situação de comunicação é capaz de transmitir um pensamento completo. Ex.: Ex.: O conto A foto oficial é muito interessante. O conto A foto oficial é muito interessante.

3 FRASE NOMINAL Enunciado capaz de estabelecer comunicação, mas que não apresenta verbo ou locução verbal. Ex.: Boa leitura para todos! Ex.: Boa leitura para todos!

4 ORAÇÃO Enunciado que se organiza em torno de verbo ou locução verbal. Ex.: Ex.: O menino enfim tirou sua foto oficial. O menino enfim tirou sua foto oficial. (verbo) (verbo) O menino estava tirando sua foto oficial. O menino estava tirando sua foto oficial. (locução verbal) (locução verbal) O menino havia tirado sua foto oficial. O menino havia tirado sua foto oficial. (tempo composto) (tempo composto)

5 PERÍODO Frase organizada em torno de oração ou de orações. PERÍODO SIMPLES: constituído por uma única oração. Ex.: Meu pai achou o preço caro. Ex.: Meu pai achou o preço caro. No dia seguinte, me entregou o dinheiro. No dia seguinte, me entregou o dinheiro.

6 PERÍODO PERÍODO COMPOSTO: constituído de duas ou mais orações. Ex.: Ex.: Meu pai achou o preço caro, mas no dia seguinte me entregou o dinheiro. Meu pai achou o preço caro, mas no dia seguinte me entregou o dinheiro. Quando mudamos, já não lembrava muito bem daquele dia. Quando mudamos, já não lembrava muito bem daquele dia.

7 TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO As orações normalmente possuem dois elementos essenciais, que concordam entre si que são: As orações normalmente possuem dois elementos essenciais, que concordam entre si que são:SujeitoPredicado

8 SUJEITO Informa de quem ou do que se fala; Normalmente, obriga o verbo a concordar em número; e Está à esquerda do verbo (na ordem direta). Ex.: Ex.: Ela observou as paredes vazias. Ela observou as paredes vazias. Todos os enfeites, as almofadas e os vasos estavam guardados. Todos os enfeites, as almofadas e os vasos estavam guardados.

9 PREDICADO Apresenta, geralmente, um verbo; Está em concordância com o sujeito; e Contém uma informação a respeito do sujeito e está após esse (na ordem direta). Ex.: Ex.: Ela observou as paredes vazias. Ela observou as paredes vazias. Todos os enfeites, as almofadas e os vasos estavam guardados. Todos os enfeites, as almofadas e os vasos estavam guardados.

10 TIPOS DE SUJEITO 1. Simples 2. Composto 3. Desinencial (elíptico,implícito ou oculto) 4. Indeterminado 5. Oração sem sujeito

11 1. SUJEITO SIMPLES É o que apresenta um só núcleo (nominal ou verbal). Ex.: Ex.: A luz acendeu. A luz acendeu. Mamãe hesitou. Mamãe hesitou. Viver é preciso. Navegar não é preciso.

12 1. SUJEITO SIMPLES O núcleo do sujeito pode ser representado por: a) Substantivo b) Pronome c) Numeral d) Palavra substantivada (verbo, por exemplo)

13 1. SUJEITO SIMPLES Quando o núcleo é: a) Substantivo: Fotos eram iluminadas por flashes manuais. Fotos eram iluminadas por flashes manuais. b) Pronome pessoal do caso reto: Em meu apartamento em São Paulo, às vezes, Em meu apartamento em São Paulo, às vezes, eu tinha saudade. eu tinha saudade.

14 1. SUJEITO SIMPLES Quando o núcleo é: c) Pronome demonstrativo: Essa é uma linda história. Essa é uma linda história. d) Pronome interrogativo: Quem não leu o livro? Quem não leu o livro?

15 1. SUJEITO SIMPLES Quando o núcleo é: e) Pronome indefinido: Alguém guardou as fotos da infância? Alguém guardou as fotos da infância? Depois, são feitas outras, com os pais, os padrinhos! Depois, são feitas outras, com os pais, os padrinhos! f) Numeral: As três são suficientes para o álbum. As três são suficientes para o álbum. g) Palavra substantivada: O fotografar é uma arte. O fotografar é uma arte.

16 2. SUJEITO COMPOSTO É o que apresenta dois ou mais núcleos. Ex.: Ex.: Reis e presidentes têm sua foto oficial. Reis e presidentes têm sua foto oficial. Misses e debutantes também são fotogradas com a boca esticada de orelha a orelha. Misses e debutantes também são fotogradas com a boca esticada de orelha a orelha.

17 3. SUJEITO DESINENCIAL É o que não é expresso na oração, mas é facilmente identificado pela desinência (terminação) do verbo. Ex.: Ex.: Tirei minha foto oficial no quarto ano escolar. Tirei minha foto oficial no quarto ano escolar. Estiquei o pescoço. Ele ordenou. Estiquei o pescoço. Ele ordenou. Sorria e não pisque. Sorria e não pisque.

18 4. SUJEITO INDETERMINADO É aquele que não aparece expresso na oração nem pode ser identificado, ou porque não se quer ou porque não se pode identificar quem pratica a ação. O verbo aparece na 3ª pessoa do plural, sem antecedente, ou na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome se, índice de indeterminação do sujeito. Ex.: Ex.: Tiraram as fotos de todos os alunos. Tiraram as fotos de todos os alunos. Guardaram as fotografias numa caixa. Guardaram as fotografias numa caixa. Precisa-se de bons fotógrafos. Precisa-se de bons fotógrafos.

19 5. ORAÇÃO SEM SUJEITO É aquela em que a declaração expressa pelo predicado não é atribuída a nenhum ser. Nesse tipo de oração, o verbo é impessoal. Casos de Verbos Impessoais a) Verbos que indicam fenômenos da natureza: Ex.: Choveu muito no dia da foto. Ex.: Choveu muito no dia da foto. Anoiteceu rapidamente naquele dia. Anoiteceu rapidamente naquele dia.

20 5. ORAÇÃO SEM SUJEITO b) Verbo HAVER no sentido de existir,ocorrer, acontecer. Ex.: Ex.: Não havia filmes coloridos naquela época. Não havia filmes coloridos naquela época. Houve festa no dia da foto oficial. Houve festa no dia da foto oficial. Deve haver outros fotógrafos na cidade. Deve haver outros fotógrafos na cidade.

21 5. ORAÇÃO SEM SUJEITO c) Verbo FAZER, HAVER e IR quando indicam tempo decorrido. Ex.: Ex.: Faz anos que tirei esta foto. Faz anos que tirei esta foto. Havia anos que eu não via minha foto. Havia anos que eu não via minha foto.

22 5. ORAÇÃO SEM SUJEITO Verbo SER e ESTAR quando indicam tempo ou estado meteorológico. Ex.: Ex.: Era uma manhã ensolarada, quando os alunos se prepararam para a foto oficial. Era uma manhã ensolarada, quando os alunos se prepararam para a foto oficial. Estava quente na manhã da foto. Estava quente na manhã da foto. São duas horas da tarde. São duas horas da tarde.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA FRASE FRASE NOMINAL ORAÇÃOPERÍODO PERÍODO SIMPLES PERÍODO COMPOSTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google