A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
FRASE FRASE NOMINAL ORAÇÃO PERÍODO PERÍODO SIMPLES PERÍODO COMPOSTO

2 FRASE Unidade de texto que numa situação de comunicação é capaz de transmitir um pensamento completo. Ex.: O conto A foto oficial é muito interessante.

3 FRASE NOMINAL Enunciado capaz de estabelecer comunicação, mas que não apresenta verbo ou locução verbal. Ex.: Boa leitura para todos!

4 ORAÇÃO Enunciado que se organiza em torno de verbo ou locução verbal.
Ex.: O menino enfim tirou sua foto oficial. (verbo) O menino estava tirando sua foto oficial. (locução verbal) O menino havia tirado sua foto oficial. (tempo composto)

5 PERÍODO Frase organizada em torno de oração ou de orações.
PERÍODO SIMPLES: constituído por uma única oração. Ex.: Meu pai achou o preço caro. No dia seguinte, me entregou o dinheiro.

6 PERÍODO PERÍODO COMPOSTO: constituído de duas ou mais orações. Ex.:
Meu pai achou o preço caro, mas no dia seguinte me entregou o dinheiro. Quando mudamos, já não lembrava muito bem daquele dia.

7 TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
As orações normalmente possuem dois elementos essenciais, que concordam entre si que são: Sujeito Predicado

8 SUJEITO Informa de quem ou do que se fala;
Normalmente, obriga o verbo a concordar em número; e Está à esquerda do verbo (na ordem direta). Ex.: Ela observou as paredes vazias. Todos os enfeites, as almofadas e os vasos estavam guardados.

9 PREDICADO Apresenta, geralmente, um verbo;
Está em concordância com o sujeito; e Contém uma informação a respeito do sujeito e está após esse (na ordem direta). Ex.: Ela observou as paredes vazias. Todos os enfeites, as almofadas e os vasos estavam guardados.

10 TIPOS DE SUJEITO Simples Composto
Desinencial (elíptico,implícito ou oculto) Indeterminado Oração sem sujeito

11 1. SUJEITO SIMPLES É o que apresenta um só núcleo (nominal ou verbal).
Ex.: A luz acendeu. Mamãe hesitou. Viver é preciso. Navegar não é preciso.

12 1. SUJEITO SIMPLES O núcleo do sujeito pode ser representado por:
Substantivo Pronome Numeral Palavra substantivada (verbo, por exemplo)

13 1. SUJEITO SIMPLES Quando o núcleo é: Substantivo:
Fotos eram iluminadas por flashes manuais. b) Pronome pessoal do caso reto: Em meu apartamento em São Paulo, às vezes, eu tinha saudade.

14 1. SUJEITO SIMPLES Quando o núcleo é: c) Pronome demonstrativo:
Essa é uma linda história. d) Pronome interrogativo: Quem não leu o livro?

15 1. SUJEITO SIMPLES Quando o núcleo é: e) Pronome indefinido:
Alguém guardou as fotos da infância? Depois, são feitas outras, com os pais, os padrinhos! f) Numeral: As três são suficientes para o álbum. g) Palavra substantivada: O fotografar é uma arte.

16 2. SUJEITO COMPOSTO É o que apresenta dois ou mais núcleos. Ex.:
Reis e presidentes têm sua foto oficial. Misses e debutantes também são fotogradas com a boca esticada de orelha a orelha.

17 3. SUJEITO DESINENCIAL É o que não é expresso na oração, mas é facilmente identificado pela desinência (terminação) do verbo. Ex.: Tirei minha foto oficial no quarto ano escolar. Estiquei o pescoço. Ele ordenou. Sorria e não pisque.

18 4. SUJEITO INDETERMINADO
É aquele que não aparece expresso na oração nem pode ser identificado, ou porque não se quer ou porque não se pode identificar quem pratica a ação. O verbo aparece na 3ª pessoa do plural, sem antecedente, ou na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome se, índice de indeterminação do sujeito. Ex.: Tiraram as fotos de todos os alunos. Guardaram as fotografias numa caixa. Precisa-se de bons fotógrafos.

19 Casos de Verbos Impessoais
5. ORAÇÃO SEM SUJEITO É aquela em que a declaração expressa pelo predicado não é atribuída a nenhum ser. Nesse tipo de oração, o verbo é impessoal. Casos de Verbos Impessoais Verbos que indicam fenômenos da natureza: Ex.: Choveu muito no dia da foto. Anoiteceu rapidamente naquele dia.

20 5. ORAÇÃO SEM SUJEITO b) Verbo HAVER no sentido de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”. Ex.: Não havia filmes coloridos naquela época. Houve festa no dia da foto oficial. Deve haver outros fotógrafos na cidade.

21 5. ORAÇÃO SEM SUJEITO c) Verbo FAZER, HAVER e IR quando indicam tempo decorrido. Ex.: Faz anos que tirei esta foto. Havia anos que eu não via minha foto.

22 5. ORAÇÃO SEM SUJEITO Verbo SER e ESTAR quando indicam tempo ou estado meteorológico. Ex.: Era uma manhã ensolarada, quando os alunos se prepararam para a foto oficial. Estava quente na manhã da foto. São duas horas da tarde.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google