A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli

2 ESTRUTURA SINTÁTICA DO PERÍODO SIMPLES (1) (T EMA 3)

3 Constituintes básicos da oração SUJEITO E PREDICADO As chuvas provocaram inundações sujeitopredicado Elemento ao qual o predicado atribui algo Termo que atribui algo ao sujeito

4 Tema ou assunto ao qual o predicado agrega afirmações ou comentários que incluem um verbo SUJEITO Qualquer substantivo pode ser um sujeito ao qual se agregam predicados compatíveis Livro educa. custa caro. faz o progresso de um povo. é uma invenção moderna. leva o leitor a outros mundos. Exemplos:

5 MARCAS TÍPICAS DO SUJEITO Palavra ou expressão que responde à pergunta quem ou que é que, feita ao verbo da oração. É o termo com o qual o verbo concorda em pessoa e número. Sua posição usual é antes do verbo (ou à sua esquerda, na escrita). Quando formado por substantivo, é permutável pelos pronomes do caso reto (ele, ela, eles, elas).

6 MARCAS TÍPICAS DO SUJEITO EXEMPLO Ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores produtos agrícolas sem adubo. Que é que ganhou cada vez mais prestígio? Produtos agrícolas sem adubo. Produtos agrícolas sem adubo ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores. Ganharam (3ª pessoa do plural) concorda com produtos (3ª p. p.) Eles ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores. Sujeito = produtos agrícolas sem adubo Predicado = ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores

7 TIPOS DE SUJEITO Determinado Indeterminado Inexistente

8 As alunas chegaram tarde sujeitopredicado Considera-se como determinado qualquer sujeito que venha representado por qualquer palavra da oração. Observação: numa oração como Chegaste tarde, o sujeito é determinado, mas não aparece explicitamente na oração. Trata-se de sujeito oculto, elíptico ou sujeito determinado implícito na desinência verbal.

9 ? Chegou-se tarde. sujeito indeterminadopredicado O sujeito é indeterminado quando não vem representado por nenhuma palavra e o contexto não permite identificar a quem o predicado se refere. Sabe-se que há um sujeito, mas não há indícios no texto para identificar quem é nem quantos são.

10 ø Choveu ontem. sujeito inexistentepredicado O sujeito é inexistente quando a oração é constituída por um predicado puro, que não é endereçado a sujeito algum. Quando o sujeito é inexistente, diz-se que o verbo é impessoal.

11 SUJEITO SIMPLES As neves friasdescem dos montes. sujeito simplespredicado Núcleo do sujeito: é o elemento central do sujeito, isolado de todos os outros determinantes. Morfologicamente, o núcleo do sujeito é sempre constituído de substantivos ou pronomes substantivo, não precedidos de preposição. Aquele que tem só um núcleo

12 SUJEITO COMPOSTO Aquele que tem mais de um núcleo A lua e as estrelas brilham no céu. sujeito compostopredicado

13 SUJEITO COM PRONOME SE APASSIVADOR Condições Verbo na 3ª pessoa (singular ou plural, de acordo com o sujeito) O pronome se (antes ou depois do verbo) Um substantivo não precedido de preposição (colocado após o verbo) Elogiou-se o professor. verbo na 3ª pessoa pronome se substantivo sem preposição sujeito partícula apassivadora voz passiva (sintética ou pronominal)

14 SUJEITO COM PRONOME SE APASSIVADOR Teste Desloca-se o substantivo sem preposição para a esquerda do verbo Permuta-se o pronome se pelo verbo ser (tempo e modo da matriz) O professor foi elogiado.Elogiou-se o professor. Plural Os professores foram elogiados. Elogiaram-se os professores.

15 PRONOME SE, ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO Condições Verbo na 3ª pessoa O pronome se (junto ao verbo) Duvidou-se do professor. verbo na 3ª pessoa pronome se substantivo com preposição complemento do verbo índice de indeterminação do sujeito voz ativa

16 PRONOME SE, ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO Teste Desloca-se o substantivo com preposição para a esquerda do verbo Permuta-se o pronome se pelo verbo ser (tempo e modo da matriz) Do professor foi duvidado. enunciado impossível em Português Com professor no plural, o verbo permanece no singular. O substantivo precedido de preposição não pode ser sujeito. Duvidou-se dos professores.


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google