A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: A palavra e suas relações sintáticas no período simples (termos essenciais) Professoras:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: A palavra e suas relações sintáticas no período simples (termos essenciais) Professoras:"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: A palavra e suas relações sintáticas no período simples (termos essenciais) Professoras: Cap. Aparecida Prof. Gláucia

2 Habilidades a serem desenvolvidas Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.

3 QUADRO DE TRABALHO Nota de aula

4 Sintagmas Unidades mínimas entre as quais se estabelece uma relação de determinação. Em uma relação sintagmática, um dos elementos modifica ou determina o outro, especificando-o de alguma maneira.

5 TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - SUJEITO é o termo com o qual o verbo da oração concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª); é o tema do que se vai comunicar; é o ser sobre quem se declara algo.

6 MORFOSSINTAXE DO SUJEITO Núcleo representado por um substantivo ou por palavra com valor de substantivo (palavra substantivada, pronome substantivo, numeral substantivo). O sujeito é uma função substantiva da oração.

7 MORFOSSINTAXE DO SUJEITO Eduardo foi ao cinema. (subst. – núcleo do SN) Eduardo e Mônica foram ao cinema. (Subst. – Núcleo de SN) Eles foram ao cinema. (Pron. subst. – Núcleo do SN) Os dois foram ao cinema. (Numeral subst – Núcleo do SN) Dois é melhor do que um. (Numeral subst – Núcleo do SN)

8 TIPOS DE SUJEITO Simples: um núcleo Eduardo foi ao cinema. Composto: mais de um núcleo Eduardo e Mônica foram ao cinema.

9 TIPOS DE SUJEITO Indeterminado: quando se pode ou não se quer identificar a quem se refere o predicado. 1.verbo na 3ª pessoa do plural, quando o sujeito não foi identificado anteriormente. Fecharam o cinema. 2. Verbo na 3ª pessoa do singular, acompanhado do pronome se. Obedeceu-se à decisão sobre o fechamento do cinema. (Obs.: verbos intransitivos, transitivos indiretos ou verbos de ligação).

10 TIPOS DE SUJEITO Oração sem sujeito: o predicado é formado por verbo impessoal. 1.Indicam fenômeno da natureza. Choveu durante a sessão de cinema. 2. Indicam tempo cronológico decorrido ou tempo meteorológico. (ser, estar, fazer, haver) Faz dois dias que fomos ao cinema. Fez muito frio na sala de cinema. 3. Verbo haver no sentido de existir ou acontecer. Houve um acidente próximo ao cinema. (Aconteceu) Há muitas pessoas interessadas em cinema ultimamente. (Existem)

11 TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - PREDICADO é o termo da oração que faz uma predicação, ou seja, uma afirmação sobre o sujeito; tem como núcleo um verbo ou um nome.

12 TIPOS DE PREDICADO Verbal: tem como núcleo significativo um verbo. Andamos bastante em direção ao cinema. (VI) Nominal: tem como núcleo um nome. (predicativo do sujeito) Andávamos cansados e assistimos a um filme. (VL) Verbo-nominal: apresenta dois núcleos (verbo e nome) Eduardo encontrou Mônica cansada. (VTD – VL)

13 MORFOSSINTAXE DO PREDICATIVO O predicativo do sujeito pode ser representado por um adjetivo, substantivo, locução adjetiva ou palavra com valor substantivo. 1. Eduardo e Mônica são loucos por cinema. (adj.) 2. Eduardo é professor de artes. (subst.) 3. Cinema é tudo. (pronome substantivo) 4. Eles são dois. (numeral substantivo) 5. O dia era de chuva. (locução adjetiva)

14 MORFOSSINTAXE DO PREDICATIVO O predicativo do objeto pode ser representado por adjetivo ou substantivo. 1. Eduardo encontrou Mônica cansada. 2. Todos os nomeiam amor.

15 REFERÊNCIAS ABAURRE, M L M; PONTARA, M. Gramática: Texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, NICOLA, J de. Gramática: palavra, frase, texto. São Paulo: Scipione, 2007.


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: A palavra e suas relações sintáticas no período simples (termos essenciais) Professoras:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google