A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdo: Pontuação: uso da vírgula Professoras: Cap. Aparecida Prof. Gláucia 1

2 Habilidades a serem desenvolvidas
Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. 2

3 QUADRO DE TRABALHO Exercícios – Nota de aula

4 Pontue, corretamente: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura. 4

5 Respostas: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro à sua (da mulher) procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro à sua (do homem) procura.

6 Uma vírgula pode mudar tudo…

7 1. Vírgula pode ser uma pausa. ou não. Não, espere. Não espere. 2
1. Vírgula pode ser uma pausa... ou não. Não, espere. Não espere. 2. Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2, Pode ser autoritária. Aceito, obrigado. Aceito obrigado.

8 4. Pode criar heróis. Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve.
5. E vilões. Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto Ela pode ser a solução. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. 7. A vírgula muda uma opinião. Não queremos saber. Não, queremos saber (ABI -100 anos)

9

10 Uso da vírgula A vírgula é gramatical (lógico-sintática).
Na leitura, pode haver pausa onde não há vírgula. A vírgula pode ser pessoal. Não há uniformidade entre os escritores quanto ao emprego da vírgula. Não há regras absolutas. A vírgula apenas assinala uma separação de sentido que já existe mentalmente. O principal objetivo da vírgula é esclarecer. (PIACENTINI, 2003)

11 Uso da vírgula As palavras na sua posição natural não precisam de vírgula. Na casa 1 – sujeito; Na casa 2 – verbo; Na casa 3 – complementos (elementos necessários ao verbo ou ao sujeito); Na casa 4 – circunstâncias (tempo, lugar, modo e outras). (LUFT, 2002)

12 1 2 3a 3b A guerra de hoje será a vitória de amanhã.
O rapaz deu o livro ao colega. A CPI revelará toda a verdade segundo o deputado. OBS.: Quem sabe, sabe. (opcional) Quem diz vou, não vai. (opcional)

13 LOGO... Não se admite, no interior de orações, o uso da vírgula para separar o sujeito do predicado verbal, o verbo do seu complemento e o núcleo do substantivo de um adjunto adnominal ou de complemento nominal. (Abaurre, 2006)

14 A VÍRGULA NO INTERIOR DAS ORAÇÕES

15 Separa constituintes sintáticos idênticos
Ganhei livros, revistas, discos e cds. (O.D) Os livros, as revistas, os discos e os cds serão guardados com carinho. (SUJ.)

16 Isola o aposto, o vocativo e termos repetidos
Tudo, os livros, as revistas, os discos e os cds, será guardado com carinho. Amigos, guardem seus objetos com carinho. Tudo, tudo, tudo o que li me fez crescer.

17 Isola o adjunto adverbial deslocado e/ou quando extenso
Durante toda a festa, só me interessavam meus discos e livros. Estivemos, toda a tarde, ouvindo música.

18 Indica inversões ou elipses
Uma enorme alegria, eu senti quando li aquele livro. (O.D.) Na estante, livros, revistas e cds. (Há, havia)

19 Isola expressões corretivas, explicativas, escusativas ou conjunções intercaladas
Devo dizer que adoro livros, aliás, discos também. Gosto de livros, não costumo, contudo, comprá-los.

20 Isola números, e topônimos de datas
Fortaleza, 14 de março de 2012. Av Santos Dumont, 485 Obs: Quando o numeral se refere ao substantivo do qual é adjunto, não há vírgula.

21 A vírgula entre orações

22 Coordenadas Assindéticas
Foi à livraria, folheou os livros, nada comprou. Sindéticas (não introduzidas pela conjunção e) Foi à livraria, mas nada comprou. Antes da conjunção e, quando os sujeitos forem diferentes Eu comprei livros, e meu amigo, cds.

23 Subordinadas substantivas
Somente as substantivas apositivas (, ou :) Eu só desejo uma coisa, que a música o acalme. Eu só desejo uma coisa:

24 Subordinadas adjetivas
Somente as adjetivas explicativas Os livros, que estavam expostos, foram vendidos. Os livros que estavam expostos foram vendidos. (Adjetiva restritiva)

25 Subordinadas adverbiais
Antepostas ou intercaladas à principal Logo que ouviu a música, acalmou-se. Obs.: Se pospostas, o uso da vírgula é facultativo. Acalmou-se quando ouviu a música. Acalmou-se, quando ouviu a música.

26 REFERÊNCIAS ABAURRE, M L M PONTARA. Gramática: Texto, análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2006. CEREJA, W R e MAGALHÃES, T C. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2005. LUFT, C P. A vírgula. São Paulo: Ática, 2002. PIACENTINI, M T Q. Só vírgula. São Paulo: UFSCar, 2003. 26


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google