A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdo: Coesão e coerência textuais/ A progressão textual do texto dissertativo – argumentativo Professoras: Cap. Aparecida Prof. Gláucia

2 HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

3 QUADRO DE TRABALHO Notas de aula

4 Coesão textual O papel dos elementos de coesão Palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, criar relações entre segmentos do discurso. Além de ligarem partes do discurso, estabelecem entre elas um certo tipo de relação semântica. Assim, cada elemento de coesão manifesta um tipo de relação distinta.

5 Relações de alguns elementos de coesão
Assim, desse modo: valor exemplificativo e complementar. Explicita, confirma ou ilustra o que foi dito anteriormente. E: indica uma progressão semântica que adiciona, acrescenta algum dado novo. Se não acrescentar nada, constitui-se mera repetição e deve ser evitada. Ainda: serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento em favor de determinada tese. Aliás, além do mais, além de tudo, além disso: introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo, como se fosse desnecessário, justamente para dar o golpe final no argumento contrário.

6 Relações de alguns elementos de coesão
Isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras: introduzem esclarecimentos, retificações ou desenvolvimento sobre o que já foi dito. Mas, porém, contudo e outros elementos adversativos: marcam oposição entre dois enunciados ou dois segmentos do texto. Embora, ainda que, mesmo que: estabelecem relações de contradição e de concessão. Servem, para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento. Mesmo, até mesmo, ao menos, pelo menos, no mínimo: estabelecem gradação entre os elementos de uma certa escala.

7 Processos de coordenação e subordinação
Coordenação: Adição, adversidade, alternância, explicação e conclusão. Subordinação: Substantivas, adjetivas e adverbiais.

8 Retomada ou antecipação de termos
Anáfora: retoma palavra ou expressão já expressa no texto. (Pronomes pessoais, demonstrativos, relativos, advérbios, expressões adverbiais, termos sinonímicos etc.). Catáfora: antecipa termos que ainda serão expressos. (Pronomes pessoais, demonstrativos etc.) Obs.: O uso inadequado de alguns anafóricos pode gerar ambiguidade. Ex.: O governo e o Congresso entraram em desacordo por causa de sua proposta de projeto de lei que amplia os direitos de empregados domésticos.

9 Coerência textual A coerência dever ser entendida como unidade do texto, que deve se constituir como um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo que não haja nada destoante, ilógico contraditório ou desconexo.

10 Coerência textual Narrativa: As partes do textos são interdependentes. (ações, caracterizações, temporalidade etc.) Figurativa: articulação harmônica das figuras do texto, com base na relação de significado que mantêm entre si. (Tema: despreocupação/ Figura: alguém deitado num campo) Argumentativa: os argumentos utilizados devem estar a serviço da tese ou dos pressupostos defendidos.

11 REFERÊNCIAS FIORIN J L e SAVIOLI, F P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2000. SKEFF, A. Redação: o prazer de escrever. V. 2. Fortaleza: Geração 2000, 1993.


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google