A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Texto publicitário Anúncio Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Texto publicitário Anúncio Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Texto publicitário Anúncio Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia

2 Texto publicitário Anúncio

3 Objetivos: Descrever o gênero anúncio publicitário quanto à estrutura, finalidade, linguagem e ao contexto de circulação. Ler anúncios publicitários, considerando a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos. Reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários. Redigir comentários críticos sobre anúncios publicitários.

4 QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido Leitura – Cap. 29, p. 462 a 480 Exercícios – Cap. 29, p. 462 a 464 Produção textual – Nota de aula

5 Gênero discursivo que procura despertar no interlocutor o desejo de comprar algo, seja um produto, uma ideia ou aderir uma causa. TEXTO PUBLICITÁRIO

6 CARACTERÍSTICA - Estrutural 1. Elementos Textuais TÍTULO – frase curta e chamativa. TEXTO - justificativas e características do produto. ASSINATURA – logotipo e slogan. 2. Elemento não- textual Imagem – enfatiza a ideia contida na propaganda ou a própria imagem do produto.

7 Características - estilísticas L inguagem persuasiva – função apelativa. Nível de linguagem de acordo com o público que se pretende atingir. Verbos, geralmente, no imperativo ou no presente do indicativo. Uso de recursos como figuras de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras ou trocadilhos, provérbios, neologismos.

8 Contextualizando... IMAGEM TÍTULO TEXTO ASSINATURA

9 CONTEXTUALIZANDO...

10 Falácias: recurso ou falha da argumentação Em textos publicitários, são muito utilizadas como recurso persuasivo, porque induzem o leitor a concluir algo que favorece o produto anunciado. Devem ser evitadas nos demais gêneros argumentativos, porque denunciam a existência de uma falha no encadeamento lógico dos argumentos.

11 REFERÊNCIAS Abaurre, M L M; Abaurre, M B M e Pontara, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Texto publicitário Anúncio Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google