Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFernanda Cotta Alterado mais de 11 anos atrás
1
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdo: Texto publicitário Anúncio Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia
2
Texto publicitário Anúncio
3
Objetivos: Descrever o gênero anúncio publicitário quanto à estrutura, finalidade, linguagem e ao contexto de circulação. Ler anúncios publicitários, considerando a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos. Reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários. Redigir comentários críticos sobre anúncios publicitários.
4
QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido
Leitura – Cap. 29, p. 462 a 480 Exercícios – Cap. 29, p. 462 a 464 Produção textual – Nota de aula
5
TEXTO PUBLICITÁRIO Gênero discursivo que procura despertar no interlocutor o desejo de comprar algo, seja um produto, uma ideia ou aderir uma causa.
6
CARACTERÍSTICA - Estrutural
1. Elementos Textuais TÍTULO – frase curta e chamativa. TEXTO - justificativas e características do produto. ASSINATURA – logotipo e slogan. 2. Elemento não-textual Imagem – enfatiza a ideia contida na propaganda ou a própria imagem do produto.
7
Características - estilísticas
Linguagem persuasiva – função apelativa. Nível de linguagem de acordo com o público que se pretende atingir. Verbos, geralmente, no imperativo ou no presente do indicativo. Uso de recursos como figuras de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras ou trocadilhos, provérbios, neologismos.
8
Contextualizando... TÍTULO IMAGEM TEXTO ASSINATURA
9
CONTEXTUALIZANDO...
10
Falácias: recurso ou falha da argumentação
Em textos publicitários, são muito utilizadas como recurso persuasivo, porque induzem o leitor a concluir algo que favorece o produto anunciado. Devem ser evitadas nos demais gêneros argumentativos, porque denunciam a existência de uma falha no encadeamento lógico dos argumentos.
11
REFERÊNCIAS Abaurre, M L M; Abaurre, M B M e Pontara, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.