A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros Textuais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros Textuais."— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros Textuais

2 Gêneros Textuais Compreender o que é gênero do discurso.
Compreender a relação entre os tipos de composição e os gêneros do discurso. Reconhecer as funções da linguagem a partir das finalidades comunicativas de diferentes gêneros discursivos.

3 Quadro de Trabalho Produção de texto – Interlocução e Gêneros Cap.: 1, 2 e 3 Pág.: 3, 16 e 31

4 Discurso e Texto Discurso: refere-se ao uso da língua em um contexto específico. Abstrato, pois é a “voz” de um grupo social. Texto: é o espaço de concretização do discurso. É uma manifestação individual.

5 Marcas ideológicas nos textos
Ai, que saudades da Amélia(Ataulfo Alves e Mário Lago) Nunca vi fazer tanta exigência Nem fazer o que você me faz Você não sabe o que é consciência Nem vê que eu sou um pobre rapaz Você só pensa em luxo e riqueza Tudo o que você vê, você quer Ai, meu Deus, que saudade da Amélia Aquilo sim é que era mulher

6 Interlocução e Contexto
Interlocução: Conversação entre duas ou mais pessoas; diálogo. Contexto: é o conjunto das circunstâncias (sociais, políticas, históricas, culturais) a que um texto se refere.

7 Os leitores dos textos

8 Gêneros do Discurso Obedecem a certos padrões de composição de texto determinados pelo contexto em que são produzidos. Não são estáticos, pois surgem e se modificam em função de necessidades específicas.

9 Gêneros Discursivos Carta Bilhete História em quadrinhos Receita
Anúncio Ensaio

10 Tipos de Composição Obedecem a estruturas específicas – narração, exposição, argumentação, descrição e injunção.

11 Narração Contar histórias com personagens e acontecimentos
1. Elementos da narração: Enredo (acontecimentos reais e /ou imaginários). Personagem: quem vive os acontecimentos. Narrador: quem narra a história.

12 Descrição Apresentar características de alguém /algo
Processo de caracterização que requer sensibilidade de quem descreve, para sensibilizar quem lê o texto. Baseia-se na percepção, nos cinco sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato.

13 1. Elementos básicos da dissertação: Ponto de vista Argumento
Dissertação Expor ideais, debater um tema com ponto de vista e argumentação 1. Elementos básicos da dissertação: Ponto de vista Argumento

14 Bibliografia Abaurre, Maria Luiza M.. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna. Carvalho, Antônio P. B.. Para ler o mundo: Português. São Paulo: Scipione. Platão & Fiorin. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.


Carregar ppt "Gêneros Textuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google