A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS"— Transcrição da apresentação:

1 TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS

2 Antes de tratarmos da tipologia e do gênero textual , vamos trabalhar o texto.

3 AFINAL , O QUE É UM TEXTO?

4 CARTAS PROPAGANDAS.....

5 GRÁFICOS.....

6 BIOGRAFIA..... Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 19 de outubro de Poeta do amor e da comunhão, participou de toda a renovação da música brasileira em parceria com os grandes compositores do país. A vida, considerada por ele a "arte do encontro", tinha o sentimento de mistura e comunhão. Vinícius de Moraes passou a vida rompendo convenções sociais. Passou da poesia culta para a popular, misturando ritmos brancos com negros, samba com candomblé e o comportamento aristocrático com o boêmio. Derrubou convenções também na área literária, usando o soneto após a revolução modernista de 1922, que cassava a composição dos 14 versos.(...)

7 RECEITAS..... Mousse de maracujá Ingredientes
2 caixas de gelatina de maracujá 2 xícaras de água quente 1/2 xícara de suco de maracujá 2 xícaras de leite de vaca 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite sem soro Modo de preparar Prepare a gelatina com a água quente Após, bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa travessa para gelar

8 OUTDOOR... PLACAS DE TRÂNSITO...

9 TIPOLOGIA TEXTUAL É usada para designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição ( aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).

10 Tipos Textuais Narração Descrição Dissertação Injunção Argumentativo
Expositivo

11 NARRAÇÃO Baseia-se em fatos, personagens, tempo espaço. Há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. Por isso, muitas vezes, a ordem em que se enuncia os fatos é de relevante importância na sequência narrativa.

12 DESCRIÇÃO Enumera aspectos físicos ou psicológicos, em simultaneidade. Nenhum dos fatos, ou informações, é necessariamente anterior a outro. Por isso, a inversão na ordem dos enunciados não altera a imagem descrita

13 DISSERTAÇÃO Organiza-se sempre em torno de uma ideia central.
Caracteriza-se por analisar e interpretar fatos ou dados de uma realidade, usando para isso conceitos abstratos. A classificação de um texto dissertativo encobre características textuais de duas naturezas: Expositivo; Argumentativo

14 INJUNÇÃO É utilizado no emprego de um chamamento ou uma instrução, oral ou escrita. Pode vir frequentemente no modo imperativo ou em forma interrogativa.

15 Gêneros textuais São realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado.

16 Por isso, gêneros não se definem por aspectos formais ou estruturais da língua: estão ligados à natureza interativa do texto, ou seja, à sua funcionalidade, ao seu uso.

17 Toda nossa comunicação se dá por textos.
E todo texto, por sua vez, se realiza em um gênero.

18 Gêneros Textuais Carta pessoal, comercial, bilhete Diário pessoal, agenda, anotações Romance Resenha Lista de compras Piada Cardápio Horóscopo Instruções de uso Telefonema etc.

19 Aula expositiva, virtual
Debate Entrevista Chat Blog

20 Alguns são bem tecnológicos... outros nem tanto!

21

22


Carregar ppt "TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google