A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Tipos de composição Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Tipos de composição Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Tipos de composição Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia

2

3 Objetivos: Compreender a relação entre discurso e texto. Compreender o que é gênero do discurso. Compreender a relação entre os tipos de composição e os gêneros do discurso. Diferenciar texto narrativo, descritivo e dissertativo. Produzir texto narrativo com aspectos descritivos.

4 QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido – Vol. 1 Leitura – Cap. 22, 23 e 24 Exercícios – P. 374 e 375/ 396 Produção textual – Nota de aula

5 Discurso – refere-se ao uso da língua em um contexto histórico e social específico. É de natureza extralinguística. Abstrato, pois é a voz de um grupo social. Texto – materialização do discurso. É de natureza individual. DISCURSO E TEXTO

6 MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS Ai, que saudades da Amélia Nunca vi fazer tanta exigência Nem fazer o que você me faz Você não sabe o que é consciência Nem vê que eu sou um pobre rapaz Você só pensa em luxo e riqueza Tudo o que você vê, você quer Ai,meu Deus, que saudade da Amélia Aquilo sim é que era mulher (Ataulfo Alves e Mário Lago)

7 INTERLOCUÇÃO E CONTEXTO Interlocução – Conversação entre duas ou mais pessoas (interlocutores); diálogo. Contexto - é o conjunto das circunstâncias (sociais, políticas, históricas, culturais) a que um texto se refere.

8 OS LEITORES DOS TEXTOS Interlocutor universal – impossível lhe identificar um perfil específico. Interlocutor específico – definição específica do outro ao qual o texto se dirige.

9 GÊNEROS DISCURSIVOS Obedecem a certos padrões de composição em função do contexto de produção, do público-alvo, da finalidade discursiva, do contexto de circulação etc. Não são estáticos, pois surgem e se modificam em função de necessidades específicas; da emergência ou desuso de certas práticas sociais.

10 GÊNEROS DISCURSIVOS Carta Bilhete Receita Anúncio Ensaio História em quadrinhos

11 TIPOS DE COMPOSIÇÃO Obedecem a estruturas específicas – narração, exposição, argumentação, descrição e injunção.

12 NARRAÇÃO Conta histórias com personagens e acontecimentos. Texto de progressão. Elementos da narração: Enredo (acontecimentos reais e /ou imaginários). Personagem: quem vive os acontecimentos. Narrador: quem narra a história.

13 DESCRIÇÃO Apresenta características de alguém ou algo. Texto de simultaneidade. Processo de caracterização que requer sensibilidade de quem descreve, para sensibilizar quem lê o texto. Baseia-se na percepção, nos cinco sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato.

14 DISSERTAÇÃO Expõe ideias, debate um tema com ponto de vista e argumentação. Elementos básicos da dissertação: Ponto de vista Argumento

15 REFERÊNCIAS Abaurre, M L M; Abaurre, M B M e Pontara, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Tipos de composição Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google