A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Objetos do conhecimento: Variação linguística; níveis de linguagem; preconceito linguístico Professoras:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Objetos do conhecimento: Variação linguística; níveis de linguagem; preconceito linguístico Professoras:"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Objetos do conhecimento: Variação linguística; níveis de linguagem; preconceito linguístico Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia

2 HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.

3 QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido Leitura – Cap. 12, p. 208 a 217 Cap. 13, p. 218 a 223 Exercícios – P. 214 e 215 P. 220 e 221

4 ... Atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma as suas experiências. Seu uso ocorre na interação social e pressupõe a existência de interlocutores. LINGUAGEM

5 LÍNGUA... código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.... sistema de representações socialmente construído.

6 SIGNO LINGUÍSTICO... Unidade de significação que possui dupla face. Significante (parte material) Significado (parte imaterial)

7 A DUPLA FACE DO SIGNO LINGUÍSTCO Significante Cão (português) Dog (inglês) Chien (francês) Cane (italiano) Significado

8 TIPOS DE LINGUAGEM Verbal:... tem por unidade a palavra. Não-verbal:... tem outros tipos de unidade como o gesto, o movimento, a imagem, a nota musical, etc.

9 LINGUAGEM NÃO-VERBAL

10 LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL Modalidades (Oral e escrita)

11 VARIEDADES LINGUÍSTICAS... Variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

12 Variedade linguística é cada um dos sistemas em que uma língua se diversifica, em função das possibilidades de variação de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Norma padrão é a denominação dada á variedade linguística dos membros da classe social de maior prestígio dentro de uma comunidade. VARIEDADE LINGUÍSTICA E NORMA PADRÃO

13 PRECONCEITO LINGUÍSTICO Julgamento negativo que é feito dos falantes em função da variedade linguística que utilizam.

14 VARIAÇÃO DE DIALETO Territorial, geográfico ou regional O POETA DA ROÇA Sou fio das mata, cantô da mão grossa, Trabáio na roça, de inverno e de estio. A minha chupana é tapada de barro, Só fumo cigarro de páia de mío.

15 VARIAÇÃO DE DIALETO Social

16 VARIAÇÃO DE DIALETO De idade.\Vídeos

17 VARIAÇÃO DE DIALETO De geração

18 VARIAÇÃO DE DIALETO De gênero

19 NÍVEIS DE LINGUAGEM Formal e informal

20 REFERÊNCIAS Abaurre, Maria Luiza M e Pontara, Marcela. Gramática: texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, Cereja, William Roberto e Magalhães, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. 2.ed. São Paulo: Atual, _____. Português: linguagem: literatura, gramática e redação. 2 ed. São Paulo: Atual, 1994


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Objetos do conhecimento: Variação linguística; níveis de linguagem; preconceito linguístico Professoras:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google