A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem e comunicação. Fases da comunicação Elementos da comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem e comunicação. Fases da comunicação Elementos da comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem e comunicação

2

3 Fases da comunicação

4 Elementos da comunicação

5 Linguagem, língua e fala A linguagem corresponde à capacidade comunicativa dos seres humanos.

6 Tipos de linguagem Mímica: é a linguagem dos gestos, a expressão facial e corporal.

7 Cromática ou das cores

8 Plástica ou das formas

9 Musical ou dos sons e ritmos

10 Telepática ou transmissão direta do pensamento

11 Falada

12 Escrita

13 Iconográfica

14 Língua É um subconjunto da linguagem. Pode-se definir língua como um código ou sistema, onde são encontrados todos os signos e todas as possibilidades articulatórias desses signos.

15 Fala É a realização individual, momentânea e insubstituível de uma, entre todas as possibilidades articulatórias que a língua oferece.

16 Níveis de linguagem Norma culta ou erudita: é a língua falada pelas pessoas de instrução, niveladas pela escola. Obedece a gramática da língua-padrão, ou seja, é a gramática oficial, que determina o que é certo ou errado, como se deve falar e como não se deve agir linguisticamente. É mais restrita, pois representa privilégio e conquista cultural de um número reduzido de falantes.

17 Norma comum ou popular: é o uso que o povo faz da língua, motivado principalmente pelos meios de comunicação de massa. Norma coloquial: é a língua espontânea, representada pelas formas de linguagem usadas na conversação diária, em situação de informalidade e descontração, ou seja, falada familiarmente por indivíduos de instrução média e superior, despreocupados com a correção da norma culta.

18 Norma vulgar: falada por aqueles que tem instrução inferior, às vezes quase analfabetos ou totalmente. É comum o uso de gírias, termos de baixo calão (expressão grosseiras ou obscenas), tons exaltados e excessivamente afetivos.

19 Observação Há ainda normas profissionais (cada profissão tem seu vocabulário específico e sua organização frásica característica), as normas regionais, normas técnicas, científicas, esportivas e outras. É importante saber que o fato de existirem vários níveis de linguagem não significa que um é melhor que outro. O que importa considerar é a adequação do nível à situação em que se produz o ato da fala. O conhecimento desses vários níveis favorece uma pessoa, pois a torna capaz de se comunicar bem com diferentes interlocutores e em situações mais diversas.


Carregar ppt "Linguagem e comunicação. Fases da comunicação Elementos da comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google