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Linguagem e comunicação
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Fases da comunicação
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Elementos da comunicação
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Linguagem, língua e fala
A linguagem corresponde à capacidade comunicativa dos seres humanos.
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Tipos de linguagem Mímica: é a linguagem dos gestos, a expressão facial e corporal.
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Cromática ou das cores
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Plástica ou das formas
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Musical ou dos sons e ritmos
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Telepática ou transmissão direta do pensamento
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Falada
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Escrita
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Iconográfica
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Língua É um subconjunto da linguagem. Pode-se definir língua como um código ou sistema, onde são encontrados todos os signos e todas as possibilidades articulatórias desses signos.
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Fala É a realização individual, momentânea e insubstituível de uma, entre todas as possibilidades articulatórias que a língua oferece.
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Níveis de linguagem Norma culta ou erudita: é a língua falada pelas pessoas de instrução, niveladas pela escola. Obedece a gramática da língua-padrão, ou seja, é a gramática oficial, que determina o que é certo ou errado, como se deve falar e como não se deve agir linguisticamente. É mais restrita, pois representa privilégio e conquista cultural de um número reduzido de falantes.
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Norma comum ou popular: é o uso que o povo faz da língua, motivado principalmente pelos meios de comunicação de massa. Norma coloquial: é a língua espontânea, representada pelas formas de linguagem usadas na conversação diária, em situação de informalidade e descontração, ou seja, falada familiarmente por indivíduos de instrução média e superior, despreocupados com a correção da norma culta.
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Norma vulgar: falada por aqueles que tem instrução inferior, às vezes quase analfabetos ou totalmente. É comum o uso de gírias, termos de baixo calão (expressão grosseiras ou obscenas), tons exaltados e excessivamente afetivos.
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Observação Há ainda normas profissionais (cada profissão tem seu vocabulário específico e sua organização frásica característica), as normas regionais, normas técnicas, científicas, esportivas e outras. É importante saber que o fato de existirem vários níveis de linguagem não significa que um é melhor que outro. O que importa considerar é a adequação do nível à situação em que se produz o ato da fala. O conhecimento desses vários níveis favorece uma pessoa, pois a torna capaz de se comunicar bem com diferentes interlocutores e em situações mais diversas.
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