A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
O PROCESSO COMUNICATIVO E SEUS ELEMENTOS

2

3

4

5

6 O QUE É COMUNICAR?

7 O QUE É COMUNICAR? Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. A palavra comunicação deriva do latim communicare que significa tornar comum. Aplica-se à troca de informações sob a forma de uma mensagem.

8 Comunicação Constitui o processo interativo de emissão e recepção de uma mensagem.

9 Processo de Comunicação
Emissor = Codifi cador – quem envia a mensagem Mensagem = Sinal - o texto, o comunicado Receptor = Decodifi cador – quem recebe mensagem Canal= Meio. Intérprete da mensagem ou sinal

10 Processo de Comunicação

11 - Codificar: transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signos; - Descodificar: decifrar a mensagem, operação que depende do repertório (conjunto estruturado de informação) de cada pessoa; - Feedback: corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor.

12 Processo de Comunicação Empresarial
Fonte (É a pessoa, grupo ou organização que deseja transmitir alguma idéia ou informação através de uma mensagem. A fonte dá início ao processo e a mensagem pode comunicar informações, atitudes, comportamentos, conhecimentos ou alguma emoção ao destinatário.) Transmissor (A mensagem é enviada através de um transmissor, que é o transportador da comunicação. É o meio ou aparelho usado para codificar a ideia ou significado através de uma forma de mensagem – como símbolos, sinais ou gestos.) Canal (É o meio escolhido através do qual a mensagem flui entre a fonte e o destino. É o espaço ou ambiente que medeia os elementos envolvidos no processo de comunicação.) Receptor (É o meio ou aparelho que decodifica ou interpreta a mensagem para oferecer um significado percebido.) Destino (É a pessoa, grupo ou organização que deve receber a mensagem e compartilhar do seu significado.) Ruído (É o termo que indica qualquer distúrbio indesejável dentro do processo de comunicação e que afeta a mensagem enviada pela fonte ao destino.)

13 Processo de Comunicação Empresarial

14 Fig. 2: Dicas para um bom feedback . Fonte: CHIAVENATO, 2004.

15 Linguagem verbal e não-verbal
Linguagem verbal: compõe-se de palavras e frases, podendo ser na forma oral ou escrita. Linguagem não-verbal: compõe-se de signos diversos: placas, figuras, gestos, objetos, cores, tons de voz, postura corporal, luzes, desenhos, bandeiras etc. A fotografia, a mímica, a música, a pintura, a escultura, a dança, por exemplo, são meios de expressão em que não se usam palavras Linguagem mista: usa simultaneamente a linguagem verbal (palavra) e outro recurso não verbal.

16 Língua Um conjunto de signos convencionais e arbitrários (significantes + significados) que, atendendo a leis combinatórias específicas, se unem em frases e textos – orais e escritos – para atender às necessidades comunicativas dos membros de uma mesma comunidade. (idioma)

17 Ruídos da Comunicação

18 Fatores que atrapalham a comunicação na empresa?


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google