A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém)."— Transcrição da apresentação:

1

2 Comunicação

3 Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).

4 Comunicação Communicare Participar Fazer Saber Tornar comum

5 Dia-a-dia Jornal Televisão Teatro

6 Comunicação Gestos, olhares e a linguagem expressam a comunicação.

7 LINGUAGEM O que é linguagem ? O que é linguagem ? Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe para se comunicar? Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe para se comunicar?

8 LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.

9 GESTOS E CULTURA EU JURO!ELE ESTÁ BÊBADO! DESCULPA! ACABOU! PERFEITO! NADA!

10 LINGUAGENS: DANÇA DÉBORA COLKER EM CASA (1999) O CORPO FALA. COREOGRAFIA VASOS DO ESPETÁCULO 4 POR 4 (2002)

11 LINGUAGENS: ESCULTURA Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentando em uma rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar se desenvolve em seu cérebro. Ele não é mais um pensador, ele é criador. Auguste Rodin O Pensador (Auguste Rodin) A ESCULTURA TATEIA.

12 LINGUAGENS: LITERATURA Oh! Alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em redor [de nós as palavras voam. E às vezes pousam. (Cecília Meireles) A POESIA SURPREENDE. Voo Alheias e nossas as palavras voam. Bando de borboletas [multicolores, as palavras voam. Voam as palavras como águias imensas. Como escuros morcegos como negros abutres, as palavras voam.

13 LINGUAGENS: MÚSICA ADRIANA CALCANHOTO A MÚSICA IRRADIA.

14 LINGUAGENS: TEATRO Fernanda Montenegro ao lado de Fernando Torres, em cena da peça "Dias Felizes" (1985/6). O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO.

15 LINGUAGENS: CINEMA O AUTO DA COMPADECIDA TEMPOS MODERNOS O CINEMA MOVIMENTA.

16 LINGUAGENS: PINTURA "Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr- do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei- me na cerca, extremamente cansado - sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem." (Edvard Munch – O Grito) A PINTURA IMPRIME.

17 LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE A FOTOGRAFIA FLAGRA.

18 LINGUAGENS: CHARGE Rio Balavilha

19 LINGUAGENS: QUADRINHOS

20 LINGUAGENS: TRÂNSITO

21 LINGUAGEM É... A linguagem é um fato exclusivamente humano, um método de comunicação racional de ideias, emoção e desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada. Rabaça & Barbosa (1987, p. 367)

22 TIPOS DE LINGUAGEM 1. VERBAL: aquela que utiliza a língua (oral ou escrita), que tem a palavra, ou signos linguísticos, por sinal. As diferentes linguagens representam uma dada realidade por meio de signos, isto é, de sinais que significam. Assim, dependendo dos sinais utilizados, pode-se falar em duas formas de linguagem:

23 TIPOS DE LINGUAGEM NÃO-VERBAL: aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, como a música, que tem o som por sinal, a dança, que tem o movimento por sinal, a mímica, que tem o gesto por sinal, a pintura, a fotografia e a escultura, que têm a imagem por sinal etc. A leitura não-verbal é uma maneira peculiar de ler: visãoleitura, espécie de olhar tátil, multissensível (...). Não se ensina como ler o não-verbal: exige uma leitura, se não desorganizada, pelo menos sem ordem estabelecida, convencional ou sistematizada.A leitura não-verbal é uma maneira peculiar de ler: visão/leitura, espécie de olhar tátil, multissensível (...). Não se ensina como ler o não-verbal: exige uma leitura, se não desorganizada, pelo menos sem ordem estabelecida, convencional ou sistematizada. Ferrara (1996, p. 19.)

24 LÍNGUA E CÓDIGO CÓDIGO: sistemas de sinais ou símbolos preestabelecidos entre os interlocutores para comunicar suas idéias. LÍNGUA: sistema de representação socialmente construído, constituído por signos (sinais que significam) linguísticos. TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA.

25 O VALOR SIMBÓLICO DA LINGUAGEM As linguagens utilizadas pelos seres humanos pressupõem conhecimento, por parte de seus usuários, do valor simbólico dos seus signos. Se não houvesse acordo com relação a esse valor, ou seja, se não fosse possível aos usuários de uma mesma linguagem identificar aquilo a que determinado signo faz referência, qualquer interação através da atividade da linguagem ficaria prejudicada, pois não haveria comunicação. Abaurre & Pontara (2006, p. 3)

26 O processo de comunicação A mensagem é transmitida via meio de comunicação O receptor fornece feedback para o transmissor O receptor decodifica a mensagem O transmissor codifica a mensagem

27 Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos: Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a mensagem. Ocupa um dos polos do circuito da comunicação. Receptor ou destinatário: é aquele que recebe e decodifica a mensagem. Mensagem: é o conteúdo que se pretende transmitir.

28 Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos: Suporte/portador/veículo: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida do emissor para o receptor. Código: é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida (pelo emissor) uma interpretação adequada (pelo receptor). Contexto ou referente: ambientação, situação em que se dá o processo de comunicação.

29 Ruído: Quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada Decorrentes do emissor: Falta de clareza nas ideias Comunicação múltipla Problemas de codificação Bloqueio emocional Hábitos de locução Decorrentes do receptor: Audição seletiva Desinteresse Avaliação prematura Preocupação com a resposta Crenças e atitudes Preconceitos Experiências anteriores Atribuição de intenções Comportamento defensivo Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos:

30

31 Feedback: é a reação fisiológica e a resposta do receptor ao receber a mensagem do emissor;

32 EMISSOR Codificação RECEPTOR MENSAGEM Feedback Resposta Ruído O processo de comunicação Decodificação Contexto Código

33 Exercitando...

34

35


Carregar ppt "Comunicação Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google