A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO OCORRE EM MÚLTIPLOS NÍVEIS SIMULTÂNEOS: -Consciente / voluntária -Inconsciente /involuntária POR MEIO DE MÚLTIPLOS CANAIS: –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO OCORRE EM MÚLTIPLOS NÍVEIS SIMULTÂNEOS: -Consciente / voluntária -Inconsciente /involuntária POR MEIO DE MÚLTIPLOS CANAIS: –"— Transcrição da apresentação:

1

2 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO OCORRE EM MÚLTIPLOS NÍVEIS SIMULTÂNEOS: -Consciente / voluntária -Inconsciente /involuntária POR MEIO DE MÚLTIPLOS CANAIS: – Verbal Oral Escrita – - Não-verbal Gestual, o olhar, expressão corporal Desenhos. Sons Entonação da voz. Modo de vestir COC – 14ª. Aula – Comunicação Organizacional – Cap. 20 PLT

3 Elementos do Processo da Comunicação 1.Emissor: A fonte da informação. É a parte que codifica e envia a mensagem para o receptor. 2.Mensagem: A informação a ser passada. Pode ser verbal ou não verbal. 3.Canal: Meio pelo qual a mensagem é enviada pelo emissor ao receptor. 4.Receptor: A parte que recebe e decodifica a informação. 5.Codificação: é feita pelo emissor. Ou seja, a parte que envia a mensagem escolhe um determinado código (verbal ou não verbal) para dar forma à mensagem desejada. 6.Decodificação: é feita pelo receptor. É o ato de cruzar o código da mensagem enviada com o repertório do receptor para compreender a mensagem 7.Ruído : Quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada

4 Ruídos podem ser Decorrentes do emissor: Falta de clareza nas ideias Comunicação múltipla Problemas de codificação Bloqueio emocional Hábitos de locução Decorrentes do receptor: Audição seletiva Desinteresse Avaliação prematura Preocupação com a resposta Crenças e atitudes Preconceitos Experiências anteriores Atribuição de intenções Comportamento defensivo

5 Comunicação Oral na Organizações Comunicação Não-Verbal: As pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação. 4

6 Em Discursos ajuste O ajuste dos tons emocionais e racionais dão destaque ao discurso de lideranças. Olho no olho. conhecimento É necessário o conhecimento do tema do discurso. Postura e atitude Criatividade e poder de síntese Memória Bom vocabulário Bom jogo de palco (participação) Boa expressão corporal e entusiasmo 5

7 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO EMISSOR Dificuldade de expressão Timidez, medo de expressar opinião Escolha inadequada do receptor Escolha inadequada do momento/local Escolha inadequada do meio Suposições Excesso de intermediários RECEPTOR Atitude de pouco interesse pelo outro Falta de incentivo para o outro expressar suas ideias Preocupação Distração Comportamento defensivo Competição de mensagens Atribuições de propósitos

8 7 COMO GASTAMOS NOSSO TEMPO 45% PARA ESCUTAR 30% PARA FALAR 16% PARA LER 9% PARA ESCREVER APESAR DE DEDICARMOS 45% DO NOSSO TEMPO PARA ESCUTAR, GASTAMOS APENAS 25% COM O ATO DE OUVIR.

9 OS PRINCÍPIOS DE UMA APRESENTAÇÃO EFICAZ 1.A ABERTURA DA APRESENTAÇÃO 2.CUIDADO COM O EXAGERO 3.ENTUSIASMO COMEDIDO 4.BREVE DESCRIÇÃO DA IDÉIA 5.DETALHAMENTO DA IDÉIA 6.NÃO OMITIR DETALHES IMPORTANTES 7.COMUNICAÇÃO CLARA – LINGUAGEM ADEQUADA 8.APOIO DE RECURSOS VISUAIS 9.CUIDADO COM AFIRMAÇÕES VAGAS

10 Características do Apresentador MOVIMENTAÇÃO LIDERANÇA CONHECIMENTO DO ASSUNTO ENTUSIASMO AUTOCONTROLE ESPONTANIEDADE APRESENTAÇÃO PESSOAL

11 Cada um de nós tem de saber usar uma boa linguagem para desempenhar o seu papel de indivíduo humano e de membro de uma sociedade humana. No processo de comunicação verbal o instrutor deve levar em conta os seguintes pontos: Grau de domínio do assunto; Articulação de ideias; Fluência e ritmo.

12 PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS Incapacidade verbal, oral ou escrita Falta de coerência Imprecisão vocabular Pormenores irrelevantes Excessos de toda ordem Exatidão Coerência de ideias Clareza Concisão Técnicas de Elaboração/construção do texto

13 Qualidades necessárias para melhorar a capacidade de comunicação: Organização Criatividade Entusiasmo e atitude Conhecimentos gerais Aperfeiçoamento constante Identificar e determinar objetivos e os meios TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO

14 EXPRESSÃO VERBAL Estes recursos são os seguintes: DICÇÃOModo de dizer; arte de dizer, de recitar. TONALIDADEHarmonia de sons que seguem os seus encadeamentos. TIMBRE Qualidade distinta da voz no que diz respeito às alturas (Volume) e intensidade (Energia). PRONÚNCIAManeira de articular os sons. VOLUMEGrau de energia; Força da voz; Potência. ÊNFASE Entonação da voz em certos vocábulos. Relevo ou destaque de pronúncia. Costuma-se dizer também colorido. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO

15 Ferramentas da Comunicação Oral Dicção / articulação Ênfase Entonação Voz Projeção vocal Ressonância Respiração Altura da voz 14 DICAS: Planeje sua fala. Evite modismos e palavras estrangeiras. Não omita letras (R e S). Olhe para a platéia. Exercite a voz (gargarejos) Esteja desprovido de contatos (caneta, papel). Use o diafragma. Não grite e não leia o slide. Tome água (hidrate-se).


Carregar ppt "O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO OCORRE EM MÚLTIPLOS NÍVEIS SIMULTÂNEOS: -Consciente / voluntária -Inconsciente /involuntária POR MEIO DE MÚLTIPLOS CANAIS: –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google