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Comunicação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial

2 COMUNICAÇÃO A comunicação é o processo pelo qual uma idéia é transmitida de uma fonte para um receptor, com a intenção de modificar seu comportamento. “Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficiência na comunicação.” Peter Drucker

3 COMUNICAÇÃO FONTE CANAL RECEPTOR Ideação Codificação Mensagem
Decodificação Ação Ruído RETROINFORMAÇÃO Adaptado de Robbins, 2005

4 TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO
RESULTADOS DA COMUNICAÇÃO O que eu queria O que ele transmite O que eu digo O que ele retém O que o interlocutor ouve O que ele compreende

5 ENTONAÇÃO É a forma como você diz as coisas!
Mude seu tom e você mudará o significado do que está dizendo Colocação da ênfase Por que eu não levo você para jantar hoje? Por que eu não levo você pra jantar hoje? O que significa Pensava em levar outra pessoa Ao invés daquele sujeito com que você anda saindo Ao invés de almoçar amanhã Ao invés de você ir sozinho

6 TIPOS DE COMUNICAÇÃO VERBAL ORAL ESCRITA NÃO VERBAL OCUPAÇÃO DE ESPAÇO
GESTOS EXPRESSÃO FACIAL POSTURA TOQUE 7% - pela palavra 33% - pela qualidade da palavra (tonalidade, ritmo, pausa, etc.) 60% - pela fisiologia, linguagem do corpo

7 Funções da Comunicação
A comunicação é um dos processos fundamentais da gerência do comportamento organizacional. Sob ponto de vista organizacional, a comunicação pode ser analisada em termos de três funções amplas: (1) produção e controle (comunicação dirigida à realização do trabalho e ao cumprimento de objetivos de produção da organização, tais como o controle de qualidade).

8 Funções da Comunicação
(2) inovação (mensagens sobre novas idéias e mudanças de procedimentos que ajudam a organização a se adaptar e responder ao seu ambiente).

9 Funções da Comunicação
e (3) socialização e manutenção (comunicação voltada para os meios de realização do trabalho e não o trabalho em si, e para o envolvimento pessoal, as relações interpessoais e a motivação das pessoas na empresa). Cada uma dessas funções é importante para uma organização administrada de maneira eficiente e eficaz (BOWDITCH; BUONO, 2000, p. 87).

10 Barreiras no processo de comunicação
Uma série de fatores organizacionais, interpessoais e individuais podem dificultar a comunicação no interior de grupos ou organizações.

11 Barreiras no processo de comunicação
Semântica: está relacionado ao significado diferente que as pessoas vinculam às palavras, nesta situação, é provável que um sujeito atribua um significado errado a uma palavra ou a uma comunicação não-verbal.

12 Barreiras no processo de comunicação
Distração: São todos os fatores extrínsecos que interferem na recepção da mensagem. É mais conhecido como os ruídos na fórmula E-c-M-d-R, onde E (emissor), c (código), M (mensagem), d (decodificação) e R (receptor). Fatores extrínsecos são aqueles que não se  relacionam com o significado nem com a interpretação do tema. Podem ser: Barulho, telefonema inesperado, conversa paralela.

13 Barreiras no processo de comunicação
Credibilidade do transmissor: é um dos elementos fundamentais para uma liderança eficaz. Quanto mais confiável for a fonte ou transmissor, maior será aceitação da mensagem.

14 Barreiras no processo de comunicação
Limitação de Capacidade do Receptor: O receptor tem uma capacidade relativa ao seu grau cultural, aos seus interesses e ao seu modo de ver o mundo.

15 Barreiras no processo de comunicação
Julgamento de valor: é fazer julgamentos antes de receber a mensagem completamente. Um julgamento apressado induz a pessoa a ouvir apenas a parte que lhe interessa. É possível que um precipitado julgamento de valor leve o indivíduo a imediatamente desconsiderar a mensagem, mesmo após tê-la ouvido em sua totalidade.

16 Barreiras no processo de comunicação
Sobrecarga de informação: transmissão de muita informação, ocasionando uma sobrecarga de informação em que os funcionários não conseguem absorver tudo.

17 Comunicação Para superar todas estas barreiras faz-se imprescindível:
Esclarecer as idéias antes de comunicá-las, o que evita distorções na semântica. Motivar o receptor “prendendo” sua atenção no momento da transmissão da mensagem de modo a apelar para seus interesses ou necessidades. Saber e entender que as pessoas têm paradigmas diferentes que interferem no modo como elas interpretam os acontecimentos.

18 Comunicação Usar linguagem apropriada e direta.
Fornecer informações claras e completas. Usar canais múltiplos para estimular os vários sentidos do receptor (visão, audição etc.). Empatia.  Colocar-se na posição ou situação da outra pessoa, num esforço de entendê-la.

19 Comunicação Transformar a comunicação informal numa aliada e fazer com que encontros casuais dentro da organização se transformem num canal positivo, além de aproximar a direção de sua equipe de trabalho. Tomar cuidado com o comportamento não-verbal. Encorajar o receptor a demonstrar suas reações, sendo fundamental também ouvir para saber se a mensagem foi realmente entendida, ou melhor, se o transmissor da mensagem fez-se entender (LOPES, 2004).


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