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Comunicação Empresarial. COMUNICAÇÃO A comunicação é o processo pelo qual uma idéia é transmitida de uma fonte para um receptor, com a intenção de modificar.

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1 Comunicação Empresarial

2 COMUNICAÇÃO A comunicação é o processo pelo qual uma idéia é transmitida de uma fonte para um receptor, com a intenção de modificar seu comportamento. Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficiência na comunicação. Peter Drucker

3 COMUNICAÇÃO FONTE Ideação Codificação CANAL Mensagem RECEPTOR Decodificação Ação RETROINFORMAÇÃO Ruído Adaptado de Robbins, 2005

4 TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO RESULTADOS DA COMUNICAÇÃO O que eu queria O que eu digo O que o interlocutor ouve O que ele compreende O que ele retém O que ele transmite

5 ENTONAÇÃO Colocação da ênfase Por que eu não levo você para jantar hoje? Por que eu não levo você pra jantar hoje? É a forma como você diz as coisas! Mude seu tom e você mudará o significado do que está dizendo O que significa Pensava em levar outra pessoa Ao invés daquele sujeito com que você anda saindo Ao invés de almoçar amanhã Ao invés de você ir sozinho

6 TIPOS DE COMUNICAÇÃO VERBAL -ORAL -ESCRITA NÃO VERBAL -OCUPAÇÃO DE ESPAÇO -GESTOS -EXPRESSÃO FACIAL -POSTURA -TOQUE 7% - pela palavra 33% - pela qualidade da palavra (tonalidade, ritmo, pausa, etc.) 60% - pela fisiologia, linguagem do corpo

7 Funções da Comunicação A comunicação é um dos processos fundamentais da gerência do comportamento organizacional. Sob ponto de vista organizacional, a comunicação pode ser analisada em termos de três funções amplas: (1) produção e controle (comunicação dirigida à realização do trabalho e ao cumprimento de objetivos de produção da organização, tais como o controle de qualidade).

8 (2) inovação (mensagens sobre novas idéias e mudanças de procedimentos que ajudam a organização a se adaptar e responder ao seu ambiente). Funções da Comunicação

9 e (3) socialização e manutenção (comunicação voltada para os meios de realização do trabalho e não o trabalho em si, e para o envolvimento pessoal, as relações interpessoais e a motivação das pessoas na empresa). Cada uma dessas funções é importante para uma organização administrada de maneira eficiente e eficaz (BOWDITCH; BUONO, 2000, p. 87).

10 Barreiras no processo de comunicação Uma série de fatores organizacionais, interpessoais e individuais podem dificultar a comunicação no interior de grupos ou organizações.

11 Semântica: está relacionado ao significado diferente que as pessoas vinculam às palavras, nesta situação, é provável que um sujeito atribua um significado errado a uma palavra ou a uma comunicação não-verbal. Barreiras no processo de comunicação

12 Distração: São todos os fatores extrínsecos que interferem na recepção da mensagem. É mais conhecido como os ruídos na fórmula E-c-M-d-R, onde E (emissor), c (código), M (mensagem), d (decodificação) e R (receptor). Fatores extrínsecos são aqueles que não se relacionam com o significado nem com a interpretação do tema. Podem ser: Barulho, telefonema inesperado, conversa paralela. Barreiras no processo de comunicação

13 Credibilidade do transmissor: é um dos elementos fundamentais para uma liderança eficaz. Quanto mais confiável for a fonte ou transmissor, maior será aceitação da mensagem. Barreiras no processo de comunicação

14 Limitação de Capacidade do Receptor: O receptor tem uma capacidade relativa ao seu grau cultural, aos seus interesses e ao seu modo de ver o mundo. Barreiras no processo de comunicação

15 Julgamento de valor: é fazer julgamentos antes de receber a mensagem completamente. Um julgamento apressado induz a pessoa a ouvir apenas a parte que lhe interessa. É possível que um precipitado julgamento de valor leve o indivíduo a imediatamente desconsiderar a mensagem, mesmo após tê-la ouvido em sua totalidade. Barreiras no processo de comunicação

16 Sobrecarga de informação: transmissão de muita informação, ocasionando uma sobrecarga de informação em que os funcionários não conseguem absorver tudo. Barreiras no processo de comunicação

17 Para superar todas estas barreiras faz-se imprescindível: Esclarecer as idéias antes de comunicá-las, o que evita distorções na semântica. Motivar o receptor prendendo sua atenção no momento da transmissão da mensagem de modo a apelar para seus interesses ou necessidades. Saber e entender que as pessoas têm paradigmas diferentes que interferem no modo como elas interpretam os acontecimentos. Comunicação

18 Usar linguagem apropriada e direta. Fornecer informações claras e completas. Usar canais múltiplos para estimular os vários sentidos do receptor (visão, audição etc.). Empatia. Colocar-se na posição ou situação da outra pessoa, num esforço de entendê-la. Comunicação

19 Transformar a comunicação informal numa aliada e fazer com que encontros casuais dentro da organização se transformem num canal positivo, além de aproximar a direção de sua equipe de trabalho. Tomar cuidado com o comportamento não-verbal. Encorajar o receptor a demonstrar suas reações, sendo fundamental também ouvir para saber se a mensagem foi realmente entendida, ou melhor, se o transmissor da mensagem fez-se entender (LOPES, 2004). Comunicação


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