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Assessoria Organizacional e RP Profª. Patrícia Nascimento.

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1 Assessoria Organizacional e RP Profª. Patrícia Nascimento

2 A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Sistema Comunicacional – Elemento vital para o processamento administrativo interno e do relacionamento das organizações com o meio externo. Os departamentos se coordenam por meio de uma interligação. Informam e são informados, ininterruptamente.

3 É a comunicação que ocorre dentro das organizações e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que determinam as condições da sua existência e a direção do seu movimento (Thayer, 1978)

4 1º aspecto a ser considerado em comunicação organizacional É pela comunicação e na comunicação que acontece a interdependência que as levam ao relacionamento e à integração com as demais e de cada uma em si com o seu mundo interno e externo. Quando se organiza uma empresa, na verdade organizamos um processo de comunicação entre suas partes (Thayer)

5 Uma empresa se organiza, se desenvolve, sobrevive, graças ao sistema de comunicação que ela cria e mantém e que é responsável pelo envio e recebimento de mensagens de 3 grandes sistemas: 1- sistema sociopolítico – onde se inserem os valores globais e as políticas do meio externo. 2- sistema socioeconômico industrial – onde se inserem a competição, as leis de mercado, a oferta e a procura. 3- sistema do micro-clima – onde se inserem as normas e procedimentos das operações empresariais.

6 Nos 3 sistemas trazemos e enviamos informações. Esse processo comunicacional estrutura as convenientes relações entre o microssistema interno e o macrossistema social. Estudamos a concorrência. Analisamos a pressão do meio externo. Por fim, geramos condições para o aperfeiçoamento organizacional.

7 O PROCESSO COMUNICATIVO NAS ORGANIZAÇÕES As relações sociais que ocorrem no processo de comunicação envolvem o receptor, emissor e seus efeitos recíprocos um no outro à medida que se comunicam. Quando um é intimidado durante o envio da mensagem, a interpretação dela é afetada. Isso é um processo relacional que se dá entre indivíduos, departamentos, unidades e organizações.

8 No dia-a-dia das organizações, interna e externamente, esse processo relacional da comunicação sofre muitas interferências devido: ao volume de informações diferentes tipos de comunicação e os mais distintos contextos (modo de leitura no cognitivo de cada um)

9 As organizações são fontes emissoras contínuas. Emitem informações para os diferentes públicos.

10 Temos a garantia de que a mensagem causará efeitos positivos?

11 Temos a garantia de que a mensagem será automaticamente aceita?

12 Temos a garantia de que a mensagem será respondida da forma como querem? Devemos levar em conta: Os processos relacionais Os contextos Os condicionamentos internos e externos Complexidade de todo o processo comunicacional

13 Precisamos estudar todos os fenômenos de um agrupamento de pessoas que trabalham coletivamente para atingir metas específicas, relacionando-se ininterruptamente, cada uma com sua cultura e seu universo cognitivo, exercendo papéis e sofrendo todas as pressões inerentes ao ambiente interno e externo, além de terem de enfrentar barreiras que normalmente estão presentes no processo comunicativo. (Kunsch, 2003)

14 Para entender essa complexidade do ato comunicativo, vamos estudar elementos relevantes na gestão do processo comunicativo nas organizações: Ruídos As redes Os fluxos Os meios As diversas modalidades comunicacionais existentes.

15 Os ruídos ou barreiras são problemas que acontecem e dificultam a comunicação. No âmbito das organizações temos 4 tipos de ruídos: Pessoais Administrativos / burocráticos Excesso de informações Informações incompletas e parciais. RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

16 Ruídos pessoais: As pessoas facilitam ou dificultam as comunicações dependendo da personalidade, estado de espírito, emoções, os valores e a forma como cada indivíduo se comporta nos determinados contextos.

17 Ruídos administrativos / burocráticos: Decorrem da forma como as organizações atuam ou processam suas informações: distância física, especialização das funções, relações de autoridade e a posse de informações.

18 Ruídos por excesso de informações: Muito comum atualmente. A falta de seleção e prioridades acaba confundindo o público (interno ou externo). É impossível assimilar todas as mensagens que nos bombardeiam no ambiente social e nas organizações. Vários papéis administrativos e institucionais Reuniões desnecessárias e inúteis Novos meios impressos e eletrônicos Internet com alta carga de informações e novas de feedback.

19 Ruídos por informações incompletas: São encontrados nas informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações repassadas ou sonegadas, etc.

20 Devemos analisar também outros ruídos organizacionais: Audição seletiva – ouvimos só o que queremos. Juízo de valor – julgamentos precipitados. Credibilidade da fonte – conhecimento da fonte. Problemas de semântica – palavras e símbolos com diferentes significados para o receptor. Filtragem - manipula-se a informação para que ela seja percebida positivamente. Ex: funcionário com chefe. Linguagem intragrupal – vocabulário próprio. Diferença de status – diferenças hierárquicas; muita competição. Pressões do tempo – falta de encontros com chefes. Sobrecarga nas comunicações – era da informação; não absorve e nem responde adequadamente.

21 Ler e Ler… Texto 1: Habilidades de Comunicação – emissor e receptor.


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