A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Por Carlos Reis. PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Formalização organizacional Subordinação múltipla Trincheira de assessores Conjugação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Por Carlos Reis. PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Formalização organizacional Subordinação múltipla Trincheira de assessores Conjugação."— Transcrição da apresentação:

1 PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Por Carlos Reis

2 PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Formalização organizacional Subordinação múltipla Trincheira de assessores Conjugação inadequada de atividades Alcance de controle exagerado Níveis hierárquicos em demasia Excesso de especialização Concentração de poder Ruídos na comunicação

3 Formalização organizacional: definido pela Administração. Patrimonialismo X Burocracia Falta de definições: ISO 9001; Excesso: organizações burocráticas, formalizar valores ou regras para atendimento (telefone); Formalismo: prática X norma; Ideal: tipo constituição americana (7 artigos).

4 Subordinação múltipla: estrutura funcional ABCDEFGH PlanejamentoExecução

5 Subordinação múltipla: estrutura matricial equilibrada

6 Problema Para os funcionários: não sabe a quem se reportar; Para as chefias: conflitos.

7 Trincheira de assessores

8 Muitos assessores dificultam o acesso a alta Direção; Podem ser cargos ou departamentos – staffs; Em órgãos públicos geralmente são ocupados por políticos (Aspones); Em organizações privadas por especialistas. Esse é um dos fatores que geram conflitos com os departamentos de linha, que geralmente detêm a experiência; Comum em estruturas linha-staff.

9 Conjugação inadequada de atividades

10

11

12 Níveis hierárquicos em demasia Conseqüência da divisão do trabalho; Apresentam pouca flexibilidade; A tendência atual é igualar os níveis hierárquicos aos níveis administrativos; No enxugamento dos níveis (downsizing), muitas atividades-meio são terceirizadas.

13 Alcance de controle exagerado (amplitude organizacional) Uma organização com muitos funcionários e poucos níveis hierárquicos, pode levar a uma amplitude exagerada; Quanto maior o número de liderados, mais difícil torna-se exercer a liderança; Pesquisa indicam o número ideal: de 6 a 8.

14 Excesso de especialização Consequência da divisão do trabalho; A especialização pode ser útil, o problema é o excesso de especialização; O super-especialista acaba sabendo tudo do nada; Exemplos dos setores nos hospitais e no filme Tempos Modernos; A tendência atual é o multi-especialista capaz de trabalhar em equipe multifuncionais.

15 Concentração de poder A concentração em excesso também torna-se prejudicial a organização; Todos acabam dependendo de um herói; Pode ser ocasionada pelo tipo de estrutura adotada (linear); Pode levar ao abuso de poder; A tendência atual é dar poder aos níveis mais baixos (empowerment). Comum em estrutura linear.

16 Ruídos na Comunicação A estrutura linear pode apresentar problemas na comunicação; Exemplo de problema: telefone sem fio.


Carregar ppt "PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Por Carlos Reis. PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Formalização organizacional Subordinação múltipla Trincheira de assessores Conjugação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google