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Princípios de Organização Unidade IV. O Processo de Organizar É o processo de identificar e agrupar logicamente as atividades da empresa, de delinear.

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1 Princípios de Organização Unidade IV

2 O Processo de Organizar É o processo de identificar e agrupar logicamente as atividades da empresa, de delinear as autoridades e responsabilidades, de estabelecer as relações de tratamento que devem vigorar entre os indivíduos ou grupos que constituem a empresa, de modo que os recursos disponíveis sejam aplicados eficiente e eficazmente, a fim de que a empresa e seus funcionários realizem seus objetivos mútuos. É o processo de identificar e agrupar logicamente as atividades da empresa, de delinear as autoridades e responsabilidades, de estabelecer as relações de tratamento que devem vigorar entre os indivíduos ou grupos que constituem a empresa, de modo que os recursos disponíveis sejam aplicados eficiente e eficazmente, a fim de que a empresa e seus funcionários realizem seus objetivos mútuos. Órgão é um grupo coerente de pessoas, sob uma autoridade hierárquica única, a fim de assumir, de forma permanente, um papel determinado.

3 Níveis hierárquicos dos órgãos Exemplos comuns: 1. Diretoria 2. Departamento 3. Divisão 4. Seção 5. Setor

4 Departamentalização Divisão dos órgãos em unidades menores. Divisão dos órgãos em unidades menores. Critérios de departamentalização: Funcional, geográfico, produto ou serviço, clientela, processo, absorção pelo maior usuário (ou equipamento), volume de trabalho, tempo (ou turno) e convergência empírica. Critérios de departamentalização: Funcional, geográfico, produto ou serviço, clientela, processo, absorção pelo maior usuário (ou equipamento), volume de trabalho, tempo (ou turno) e convergência empírica. Quase todas as empresas adotam mais de um critério de departamentalização. Quase todas as empresas adotam mais de um critério de departamentalização.

5 Departamentalização Funcional Agrupa num mesmo órgão as atividades afins, ou de mesma natureza, também ditas de mesma especialidade. Agrupa num mesmo órgão as atividades afins, ou de mesma natureza, também ditas de mesma especialidade.

6 ADMINISTRADOR GERAL INDUSTRIAL MARKETING FINANÇASLOGÍSTICA RECURSOS HUMANOS PRODUÇÃO MANUTENÇÃO ENGENHARIA UTILIDADES COMPRAS ARMAZÉNS DISTRIBUIÇÃO VENDAS PROMOÇÃO PESQUISA ASSSITÊNCIA TÈCNICA ADM FINANCEIRA TESOURARIA CONTABILIDADE PESSOAL SERVIÇOS GERAIS SEGURANÇA BENEFÍCIOS

7 Departamentalização por produto ou serviço Agrupa num mesmo órgão todas as atividades diretamente relacionadas a determinado produto ou serviço, independente da sua natureza ou especialidade. Agrupa num mesmo órgão todas as atividades diretamente relacionadas a determinado produto ou serviço, independente da sua natureza ou especialidade.

8 Departamentalização por produto ou serviço DIRETORIA DE PRODUÇÃO Departamento de lâmpadas Departamento de transformadores Departamento de aparelhos domésticos

9 Departamentalização por Cliente Agrupa as atividades com o objetivo de servir a grupos de clientes externos ou internos. Agrupa as atividades com o objetivo de servir a grupos de clientes externos ou internos. DEPARTAMENTO DE VENDAS VEÍCULOS NOVOS VEÍCULOS USADOS PEÇAS E ACESSÓRIOS

10 Departamentalização por Área Geográfica Agrupa por área geográfica as atividades executadas na mesma região, independente da natureza ou produto. Agrupa por área geográfica as atividades executadas na mesma região, independente da natureza ou produto. PRESIDÊNCIA Diretoria da Região São Paulo Diretoria da Região Rio Diretoria da Região Sul Diretoria da Região Centro

11 Departamentalização pelo maior usuário Consiste na subordinação de um órgão, que presta serviços a vários órgãos, ao maior usuário desses serviços. Ex: órgão de informática. Consiste na subordinação de um órgão, que presta serviços a vários órgãos, ao maior usuário desses serviços. Ex: órgão de informática. Vantagem: economiza esforços de coordenação e diminui as necessidades de comunicação. Vantagem: economiza esforços de coordenação e diminui as necessidades de comunicação. Desvantagem: o maior usuário pode tentar monopolizar os serviços dificultando a prestação de serviços aos demais. Desvantagem: o maior usuário pode tentar monopolizar os serviços dificultando a prestação de serviços aos demais.

12 Departamentalização por período de tempo Corresponde a criação de órgãos para executar as mesmas atividades, ou quase as mesmas, em horas ou turnos diferentes, visando assegurar a continuidade do serviço. Corresponde a criação de órgãos para executar as mesmas atividades, ou quase as mesmas, em horas ou turnos diferentes, visando assegurar a continuidade do serviço.

13 Departamentalização por volume de trabalho Consiste em fracionar um órgão em tantas unidades idênticas quantas forem necessárias para manter uma supervisão adequada. Consiste em fracionar um órgão em tantas unidades idênticas quantas forem necessárias para manter uma supervisão adequada.

14 Departamentalização por conveniência empírica É quase sempre, resultante de uma necessidade de compatibilizar a solução teórica com as conveniências ou disponibilidades de pessoas. É quase sempre, resultante de uma necessidade de compatibilizar a solução teórica com as conveniências ou disponibilidades de pessoas.

15 Vantagens e Desvantagens dos critérios principais CritérioVantagensDesvantagens FuncionalTira máximo proveito da especialização. Dificulta a coordenação geral. Tende a reduzir custos.Não favorece o controle. Facilita a coordenação dentro da função. Facilita a estreiteza de visão. Favorece a centralização.Dificulta o preparo de pessoal para o topo da organização. Facilita a projeção da liderança por toda a organização. Prejudica a expansão da empresa. Dificulta a descentralização. Traz inflexibilidades. Produto Facilita a apuração de resultados. Não permite máxima redução de custos em empresas pequenas. Melhora a coordenação.Não tira todo o proveito da especialização. Facilita a expansão da organização. Dificulta a coordenação dentro de cada função. Possibilita o preparo de pessoal para ascender ao topo. Facilita a descentralização.

16 Vantagens e Desvantagens dos critérios principais CritérioVantagensDesvantagens GeográficoFacilita a coordenação.Não permite máxima redução de custos em pequenas empresas. Favorece o controle.Não tira todo o proveito da especialização. Dificulta a coordenação dentro de cada função.. Permite atender melhor às peculiaridades de cada local. Facilita o crescimento. Favorece a descentralização. Possibilita o preparo de pessoal para o topo. ClientetelaFacilita uma visão voltada para o mercado. Não permite a máxima redução de custos em pequenas empresas. Permite atender melhor às peculiaridades dos clientes. Não tira todo o proveito da especialização. Dificulta a coordenação dentro de cada função. Aumenta a flexibilidade e as possibilidades de crescimento.

17 A existência de muitas alternativas LâmpadasEquipamentosEletrodomésticos Controle de qualidade Fabricação Engenharia AdministraçãoFinançasProduçãoComercialização DIREÇÃO SUPERIOR

18 Relações formais possíveis Autoridade de linha ou hierárquica: Autoridade que o chefe de um órgão exerce diretamente sobre seus subordinados, integrantes desse órgão. Autoridade de linha ou hierárquica: Autoridade que o chefe de um órgão exerce diretamente sobre seus subordinados, integrantes desse órgão. Relação de assessoria: assistência proporcionada pelos assessores, por meio de estudos, pareceres e trabalhos, executados para a chefia e em seu nome. Relação de assessoria: assistência proporcionada pelos assessores, por meio de estudos, pareceres e trabalhos, executados para a chefia e em seu nome.

19 Quando se usam assessorias Quando a chefia está sobrecarregada (há limitação de tempo). Quando a chefia está sobrecarregada (há limitação de tempo). Quando a chefia tem de decidir sobre assuntos especializados (há limitação de conhecimentos técnicos específicos). Quando a chefia tem de decidir sobre assuntos especializados (há limitação de conhecimentos técnicos específicos).

20 Vantagens e Desvantagens da Assessoria Vantagens – especialização e fortalecimento da chefia. Vantagens – especialização e fortalecimento da chefia. Desvantagens – custo adicional e complexidade estrutural. Desvantagens – custo adicional e complexidade estrutural.

21 Representação gráfica da relação de assessoria Assessoria

22 Autoridade Funcional, autoridade normativa ou técnica É a autoridade confiada a determinada pessoa para que, no âmbito de uma empresa, possa regulamentar certo número de atividades basicamente homogêneas. É a autoridade confiada a determinada pessoa para que, no âmbito de uma empresa, possa regulamentar certo número de atividades basicamente homogêneas.

23 Autoridade de fiscalização É a autoridade típica de uma auditoria. Consiste em zelar pela observância de um conjunto de regras, verificando se a execução está sendo realizada de acordo com os regulamentos e normas em vigor. É a autoridade típica de uma auditoria. Consiste em zelar pela observância de um conjunto de regras, verificando se a execução está sendo realizada de acordo com os regulamentos e normas em vigor.

24 Relação de prestação de serviços Relação que ocorre quando uma unidade organizacional presta serviços a outra unidade da mesma organização sem lhe estar subordinada. Relação que ocorre quando uma unidade organizacional presta serviços a outra unidade da mesma organização sem lhe estar subordinada. Ex. serviços de telefonia e limpeza. Ex. serviços de telefonia e limpeza.

25 Terceirização Os serviços podem ser prestados por órgãos internos da própria empresa ou por empresas especializadas no serviço, que trabalham para diversas empresas. Os serviços podem ser prestados por órgãos internos da própria empresa ou por empresas especializadas no serviço, que trabalham para diversas empresas.


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