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ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O que é uma estrutura ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual.

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2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

3 O que é uma estrutura

4 ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos componentes de uma empresa. CURY, 2000.

5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais da empresa. OLIVEIRA, 2002.

6 A palavra estrutura pode ser apresentada considerando: As partes físicas da empresa (edifícios, unidades de trabalho) relacionadas com o espaço e equipamento que lhes são pertinentes;

7 Os elementos de trabalho, as diversas operações do processo de produção, referindo-se a palavra estrutura, nesse caso, ao sistema de organização, à organização do trabalho, ao processo produtivo, à organização da produção.

8 O que compõe a estrutura organizacional

9 Componentes da Estrutura Organizacional São três os componentes da estrutura organizacional : 1.Sistema de responsabilidade 2.Sistema de autoridade 3.Sistema de comunicações

10 Sistema de responsabilidade constituído por: Departamentalização; Linha e assessoria; e Especialização do trabalho;

11 Sistema de autoridade, constituído por: Amplitude administrativa ou de controle; Níveis hierárquicos; Delegação; e Centralização ou descentralização.

12 Sistema de comunicações, constituído por: O que, como, quando, de quem e para quem comunicar

13 O que é responsabilidade

14 Sistema de responsabilidade Responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem. (Jucius e Schelender, 1968:232)

15 Quando um subordinado assume determinada obrigação, deve prestar contas à pessoa que lhe atribuiu a responsabilidade. A quantidade de responsabilidade pela qual o subordinado terá de prestar contas determina a quantidade de autoridade delegada.

16 Outro aspecto é que permanece na responsabilidade a obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída, ou seja, a responsabilidade não se delega.

17 O que é autoridade

18 Sistema de autoridade Autoridade é o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade pode ser formal ou informal. (Jucius e Schelender, 1968:234)

19 Amplitude De autoridade Limites de autoridade Mais alto Nível hierárquico Mais baixo Ao descer do nível hierárquico mais alto para o nível hierárquico mais baixo,a amplitude da autoridade vai diminuindo até chegar ao limite mínimo.

20 A autoridade formal representa a delegada pelo superior hierárquico imediato. A autoridade informal é uma espécie de autoridade adquirida que é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência a sua posição ou status.

21 Blau e Scott (1962), após pesquisas, concluem que o chefe que é leal a seus subordinados tem maiores possibilidades de estabelecer uma autoridade informal eficaz e, conseqüentemente, maior possibilidade de influenciar seus subordinados.

22 O que é comunicação

23 Sistema de comunicações Comunicação é o processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, por meio de determinado canal, e entendida por um receptor. (Vasconcellos, 1972:10)

24 No sistema de comunicações, deve ser considerado: O que deve ser comunicado; Como deve ser comunicado; Quando deve ser comunicado; De quem deve vir a informação; Para quem deve ir a informação; Por que deve ser comunicado; e Quanto deve ser comunicado.

25 A capacidade de exercer influência em uma empresa depende, em parte, da eficácia de seus processos de comunicação.

26 Fluxos da comunicação As comunicações na empresa podem ser realizadas por intermédio dos seguintes fluxos: Horizontal – realizado entre unidades organizacionais diferentes, mas do mesmo nível hierárquico; Diagonal ou transversal, realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes; Vertical – realizado entre níveis diferentes, mas de mesma área de atuação.

27 Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada Fluxo de autoridade descendente Mais estável Sujeita ao controle da direção.

28 Estruturas Informais Não estabelecidas pela estrutura formal Rede de relações sociais e pessoais (interação) Relações que não aparecem no organograma Empecilhos às ordens formais

29 Não podem ser extintas Instáveis Menos sujeitas ao controle da direção Tendem a ser pequenas (grande número) Existem em todos os níveis

30 TIPOS DE ORGANIZAÇÃO: 01) Linear; 02) Funcional; 03) Linha-staff.

31 01) ORGANIZAÇÃO LINEAR: – Características: Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões; Formato piramidal.

32 01) ORGANIZAÇÃO LINEAR: – Vantagens: Simples, de fácil compreensão; Clara definição das responsabilidades; Indicado para pequenas empresas.

33 01) ORGANIZAÇÃO LINEAR: – Desvantagens: Rigidez/Inflexibilidade; Dificulta a inovação; Dificulta a adaptação às mudanças ambientais;

34 01) ORGANIZAÇÃO LINEAR: Desvantagens: Pode tornar-se autocrática; Crescimento > congestionamento da comunicação; Comunicações indiretas, demoradas, intermediadas e distorcidas.

35 ORGANIZAÇÃO LINEAR

36 02) ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL: – Características: Autoridade funcional ou dividida; Baseada no conhecimento, não na autoridade.

37 02) ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL: – Vantagens: Linhas diretas de comunicação; Descentralização das decisões; Ênfase na especialização > contribuição para toda a organização.

38 02) ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL: – Desvantagens: Diluição da autoridade; Incompatibilidade de ordens; Confusão quanto a quem recorrer; Disputas / Conflitos.

39 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

40 03) ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF: – Características: Tipo misto de organização; Órgãos de linha: atividades vitais; Órgãos de staff: atividades de assessoramento.

41 03) ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF: – Funções: Serviços: contabilidade, pessoal, compras, etc.; Consultoria/assessoria: jurídico, trabalhista, etc.; Monitoração: acompanhamento e avaliação; Planejamento: financeiro, orçamentário, PCP, manutenção, etc.

42 03) ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF: – Vantagens: Assessoria especializada e inovadora; Atividades conjuntas linha/staff: equipe.

43 03) ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF: – Desvantagens: Conflito linha (experiência) x staff (conhecimento); Formação x idade; Conflito de responsabilidade (planejamento x execução); Custos fixos.

44 ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF

45 EXEMPLOS DE ESTRUTURAS

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49 DESENHO ORGANIZACIONAL – Exercício – A INFO LTDA, está sendo criada, com o objetivo de produzir softwares (programas) de gerenciamento de Instituições de Ensino Superior. Sua organização será composta de 03 (três) níveis hierárquicos (diretorias, gerências e supervisões). Elabore o desenho organizacional da empresa em questão e justifique porque o tipo de organização elaborado é o mais adequado à empresa.


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