A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
Prof. Humberto Magno

2 Tipos de organização O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. Daí seu formato piramidal. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações.

3 Cada subordinado reporta-se única e exclusivamente ao seu superior, recebe ordens exclusivamente dele e reporta-se exclusivamente a ele. Cada gerente centraliza as comunicações em linha ascendente dos subordinados. As comunicações são, portanto, lineares e formais, isto é, limitadas exclusivamente às relações formais descritas no organograma.

4 A organização linear desloca e converge toda a autoridade para a cúpula da organização: existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização.

5 O resultado é que, à medida que aumenta o nível hierárquico,mais aumenta a generalização e a centralização (visão global da organização), e à medida que diminui o nível hierárquico, mais aumenta a especialização e a delimitação das responsabilidades (visão específica do cargo ou função).

6 Devido ao pequeno número de órgãos ou cargos, a cúpula apresenta apenas um órgão ou cargo centralizador, e o,subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor.

7 Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e uma notável precisão de jurisdição. Nenhum órgão ou cargo intervém em área alheia, de modo que as atribuições e responsabilidades são claramente definidas e delimitadas

8 Estabilidade. Permite o funcionamento da organização,graças à centralização do controle e das decisões de um lado, e à rígida disciplina garantida pela unidade de comando, de outro.

9 e. Tipo de organização indicado para pequenas
empresas. Tanto pela fácil operacionalização como pela economia de sua estrutura simples.

10 Esfera de aplicação da organização linear
A organização linear é aplicável nos seguintes casos: a. Na empresa pequena e que não requer executivos especializados em tarefas técnicas. b. Nos estágios iniciais, após a criação da empresa.

11 Quando as tarefas da organização são padronizadas, rotineiras e com raras modificações, permitindo concentração nas atividades repetitivas, já que a estrutura é estável e permanente.

12 d. Quando a rapidez na execução do trabalho é
mais importante do que a qualidade do trabalho. e. Quando a organização investe em consultoria externa ou obtém serviços externos em vez de criar órgãos internos de assessoria.

13 Autoridade funcional ou dividida
Autoridade funcional ou dividida. Na organização funcional existe a autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. É uma autoridade do conhecimento. Nada tem de linear, hierárquica ou de comando.

14 Linhas diretas de comunicação. As comunicações
entre os órgãos ou cargos na organização são efetuadas diretamente, sem necessidade de intermediação. A organização funcional busca a maior rapidez possível nas comunicações entre os diferentes níveis.

15 Descentralização das decisões
Descentralização das decisões. As decisões são delegadas aos órgãoque possuam conhecimento necessário para melhor implementá-las. Não é a hierarquia, mas a especialidade quem promove as decisões.

16 Desenvolve comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão. A organização funcional permite contatos diretos entre os órgãos ou cargos interessados, sem necessidade de seguir os canais formais e indiretos de comunicação.

17 Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução. Há uma especialização do planejamento e do controle, bem como da execução, permitindo plena concentração em cada atividade, sem necessidade de voltar a atenção para as demais.

18 QUADROS

19 Organização Linha-Sfaff
o tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. Alguns autores o denominam organização do tipo hierárquico-consultivo.

20 Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (órgãos de execução) e de assessoria (órgão de apoio e de consultoria) mantendo relações entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.

21 Relacionamento com os objetivos da organização.
Segundo esse critério, as atividades de linha estão direta e intimamente ligadas aos objetivos básicos da organização ou do órgão do qual fazem parte, enquanto as atividades de staff estão ligadas a eles indiretamente.

22 Em geral, nas empresas industriais,os órgãos de produção e vendas são os órgãos de linha, pois traduzem os objetivos básicos para os quais a organização está orientada.

23 Quase sempre os órgãos de linha estão voltados para fora da organização, onde se situam os seus objetivos, enquanto os órgãos de staff são intra-orientados, ou seja, estão voltados para dentro da organização, assessorando os demais órgãos internos, sejam eles de linha ou de staff.

24 STAFF

25 STAFF Assegura assessoria especializada e inovadora mantendo o princípio de autoridade única. Os órgãos de staff proporcionam serviços especializados, fator importante em uma era de especialização e competição.

26 STAFF Assim, o staff alivia a linha das tarefas acessórias e especializadas permitindo-lhe concentrar-se sobre suas principais atividades e responsabilidades.

27 Os órgãos de linha responsabilizam-se pela execução das atividades básicas da organização (como produzir e vender), enquanto os órgãos de staff responsabilizam-se pela execução de serviços especializados (como financiar, comprar, gerir recursos humanos, planejar e controlar etc.).

28

29 COMISSÕES As comissões recebem uma variedade de denominações: Comitês, juntas, conselhos, grupos de trabalho etc. Não há uniformidade de critérios a respeito de sua natureza e conteúdo. Algumas comissões desempenham funções administrativas, outras funções técnicas, outras estudam problemas, outras ainda apenas fornecem recomendações.

30

31

32

33

34


Carregar ppt "FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google