A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
FACULDADE PITÁGORAS Prof.Humberto Magno

2 DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
TEORIA CLÁSSICA DAS ORGANIZAÇÕES FAYOL – Maior expoente dessa escola. Método desenvolvido inicialmente na Europa.

3 FAYOL Fayol, um engenheiro francês, fundador da Teoria Clássica da administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.

4 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Na teoria Clássica, parte-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas. Método diverso da administração científica, uma vez que desenvolve-se a ideia do todo, e parte-se deste para o individuo.

5 FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA
FUNÇÃO TÉCNICA. FUNÇÃO COMERCIAL. FUNÇÃO FINANCEIRA. FUNÇÃO DE SEGURANÇA. FUNÇÃO CONTÁBIL. FUNÇÃO ADMINISTRATIVA.

6 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Fayol define o ato de administrar como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da administração.

7 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Prever – Visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Organizar – Constituir o duplo organismos material e social da empresa. Comandar – Dirigir e orientar o pessoal.

8 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
COORDENAR – Ligar, unir, harmonizar todos os atos e os esforços coletivos. CONTROLAR – Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

9 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Proporcionalidade das funções administrativas: A função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre os níveis hierárquicos.

10 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO.: O conceito amplo e compreensivo de administração – como um conjunto de processos entrosados e unificados – abrange aspectos que a organização por si só não envolve.

11 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
SIGNIFICADOS DA PALAVRA ORGANIZAÇÃO: A palavra organização significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir um determinado objetivo.

12 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Divisão do trabalho – Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência Autoridade e responsabilidade. Disciplina – Obediência. Unidade de comando – Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior.

13 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Unidade de Direção – Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. Subordinação de interesses – Os interesses gerais da empresa devem se sobrepor aos interesses particulares das pessoas.

14 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
REMUNERAÇÃO PESSOAL – Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. CENTRALIZAÇÃO – Refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia. ORDEM – EQUIDADE - Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade pessoal.

15 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Estabilidade do pessoal – A rotatividade de pessoa é prejudicial para a eficiência da organização. Iniciativa. Espírito de equipe.

16 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração como ciência. Teoria da Organização : “ A organização é a forma de toda associação humana para a realização de um fim comum. A técnica da organização pode ser descrita como a técnica de correlacionar atividades específicas ou funções de um todo coordenado”.

17 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

18 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem. A cadeia de comando baseia-se no princípio da unidade de comando.

19 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Vertical : A hierarquia define a graduação da responsabilidade conforme os graus de autoridades. Em toda organização há uma escala hierárquica de autoridade. Horizontal: No mesmo nível hierárquico cada departamento ou seção passa a ser responsável por uma atividade específica própria.

20 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Coordenação: A coordenação é a distribuição ordenaqda do esforço do grupo, a fim de obter unidade de ação na consecução de um fio comum”.

21 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A pressuposição básica era de que quanto maior a organização e quanto maior a divisão do trabalho, tanto maior será a necessidade de coordenação, para assegurar a eficiência da organização como um todo.

22 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CONCEITO DE LINHA E STAFF. Unidade de comando – cada pessoa tem um único chefe. Unidade de direção – Todos os planos devem se interligar. Centralização da autoridade – Toda a autoridade máxima deve estar no topo Cadeia Escalar – princípio da hierarquia.

23 PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIO DE ADMINISTRAÇÃO URWICK : Princípio da especialização – Cada pessoa deve exercer uma só função. Autoridade: Deve haver uma linha de autoridade claramente definida,

24 PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Princípio da amplitude administrativa – Cada superior deve ter um certo número de subordinados. Princípio da definição – Os deveres, autoridades e responsabilidades de cada cargos e suas relações com os outros cargos devem ser definidos por escrito.

25 CRÍTICAS Abordagem simplificada da organização formal.

26 Críticas Ausência de trabalhos experimentais – “Porém, os autores clássicos fundamentam seus conceitos na observação e no senso comum. Seu método é empirico e concreto, baseado na experiência direta e no pragmatismo e não confrontam a teoria com elementos de prova”.

27 Críticas Extremo racionalismo na concepção da administração.
A insistência sobre a concepção da Administração com um conjunto de princípios universalmente aplicáveis provocou a denominação Escola Universalista.

28 CRÍTICAS Teoria da máquina : A organização deve ser arranjada tal como uma máquina. A abordagem mecânica, lógica e determinística da organização foi o fator que conduziu erradamente os clássicos á busca de uma ciência da administração.

29 CRÍTICAS Abordagem incompleta da organização.
Abordagem de sistema fechado -


Carregar ppt "DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google