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Críticas à Abordagem Clássica da Administração

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Apresentação em tema: "Críticas à Abordagem Clássica da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Críticas à Abordagem Clássica da Administração
Por Carlos Reis

2 Confronto entre as teorias
CIENTÍFICA Taylor Autoridade funcional Poder do especialista Ênfase na tarefa Origem na América CLÁSSICA Fayol Autoridade linear Poder do chefe Ênfase na estrutura Origem na Europa

3 CRÍTICAS À ABORAGEM CLÁSSICA
A 1ª crítica severa foi uma pesquisa organizada pelo senado americano e dirigida pelo profº Hoxie. Um dos congressistas mostrou que a eficiência de um operário havia aumentado 300%, ma seus ganhos haviam crescido apenas 30%. Por outro lado, Taylor mostrou que seu esforço foi reduzido a 1/3. No fim houve uma proibição do uso do cronômetro e pagamentos por incentivos.

4 VISÃO COISIFICANTE Apesar de Taylor ser apontado por alguns como o pai das “Relações Humanas”, o homem era visto como mão de obra ou como recurso de produção; O homem era considerado preguiçoso e o que levava a produzir mais era o salário; Exemplo de Ford.

5 SUPERESPECIALIZAÇÃO Havia a idéia que a eficiência aumentava com a especialização; A especialização era alienante, pois distanciou o trabalhados do produto final, e monótono, pois era extremamente repetitivo; As operações eram simples o que facilitava o treinamento e a substituição do operário.

6 VISÃO MECANICISTA A visão do funcionamento da organização era semelhante a uma máquina; Determinadas ações ou efeitos decorrem de determinadas causas, dentro de uma correlação determinista; O homem era considerado um apêndice da máquina.

7 FALTA DE COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA E LIMITAÇÃO DO CAMPO DE ATUAÇÃO
Seu método é empírico. Fundamentaram seus conceitos com base na observação e no senso comum, baseado na experiência direta; O campo de atuação ficou restrito as fábricas;

8 ABORDAGEM INCOMPLETA Se limita apenas aos aspectos formais e técnicos da organização, omitindo a organização informal e os aspectos humanos. Visualizava cada empregado individualmente, omitindo o trabalho em equipe; A organização era fechada como se não sofresse influências ambientais;

9 ABORDAGEM PRESCRITIVA E NORNATIVA
Preocupada em prescrever princípios normativos que devem ser aplicados como uma “receita de bolo”; São soluções enlatadas que dizem como as coisas devem ser feitas; Os princípios eram usados como sinônimos de lei universal que poderiam ser utilizadas em todas as situações; Conhecida como Escola Universalista.


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