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Críticas à Abordagem Clássica da Administração
Por Carlos Reis
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Confronto entre as teorias
CIENTÍFICA Taylor Autoridade funcional Poder do especialista Ênfase na tarefa Origem na América CLÁSSICA Fayol Autoridade linear Poder do chefe Ênfase na estrutura Origem na Europa
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CRÍTICAS À ABORAGEM CLÁSSICA
A 1ª crítica severa foi uma pesquisa organizada pelo senado americano e dirigida pelo profº Hoxie. Um dos congressistas mostrou que a eficiência de um operário havia aumentado 300%, ma seus ganhos haviam crescido apenas 30%. Por outro lado, Taylor mostrou que seu esforço foi reduzido a 1/3. No fim houve uma proibição do uso do cronômetro e pagamentos por incentivos.
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VISÃO COISIFICANTE Apesar de Taylor ser apontado por alguns como o pai das “Relações Humanas”, o homem era visto como mão de obra ou como recurso de produção; O homem era considerado preguiçoso e o que levava a produzir mais era o salário; Exemplo de Ford.
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SUPERESPECIALIZAÇÃO Havia a idéia que a eficiência aumentava com a especialização; A especialização era alienante, pois distanciou o trabalhados do produto final, e monótono, pois era extremamente repetitivo; As operações eram simples o que facilitava o treinamento e a substituição do operário.
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VISÃO MECANICISTA A visão do funcionamento da organização era semelhante a uma máquina; Determinadas ações ou efeitos decorrem de determinadas causas, dentro de uma correlação determinista; O homem era considerado um apêndice da máquina.
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FALTA DE COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA E LIMITAÇÃO DO CAMPO DE ATUAÇÃO
Seu método é empírico. Fundamentaram seus conceitos com base na observação e no senso comum, baseado na experiência direta; O campo de atuação ficou restrito as fábricas;
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ABORDAGEM INCOMPLETA Se limita apenas aos aspectos formais e técnicos da organização, omitindo a organização informal e os aspectos humanos. Visualizava cada empregado individualmente, omitindo o trabalho em equipe; A organização era fechada como se não sofresse influências ambientais;
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ABORDAGEM PRESCRITIVA E NORNATIVA
Preocupada em prescrever princípios normativos que devem ser aplicados como uma “receita de bolo”; São soluções enlatadas que dizem como as coisas devem ser feitas; Os princípios eram usados como sinônimos de lei universal que poderiam ser utilizadas em todas as situações; Conhecida como Escola Universalista.
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