A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. FREDERICK WINSLOW TAYLOR. ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS 1903 PRINCÍPIOS DA ADM. CIENTÍFICA 1911 1856 – 1915 PHILADELPHIA USA Fonte:www.socserv2.socsci.mcmaster.ca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". FREDERICK WINSLOW TAYLOR. ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS 1903 PRINCÍPIOS DA ADM. CIENTÍFICA 1911 1856 – 1915 PHILADELPHIA USA Fonte:www.socserv2.socsci.mcmaster.ca."— Transcrição da apresentação:

1 . FREDERICK WINSLOW TAYLOR

2 ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS 1903 PRINCÍPIOS DA ADM. CIENTÍFICA – 1915 PHILADELPHIA USA Fonte:www.socserv2.socsci.mcmaster.ca.

3 Frederick Winslow Taylor - engenheiro mecânico. Nascido em Filadélfia nos Estados Unidos. Conhecido como Pai da Teoria Científica do Trabalho. Iniciou Carreira – Como aprendiz com 18 anos – Estudando a noite o curso – como Engº assume o posto de chefe das fábricas de aço Midway. Emprementa várias experiências de medição de tempos e execução de tarefas com o objetivo de eliminar ineficiências, introduz um método de produção baseado na produção em série - método que se assentava na subdivisão dos processos produtivos em pequenos segmentos ou tarefas, buscando eliminar todos os tempos mortos. Em 1890 torna-se Director da Manufacturing Investment Company. Em eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos. Em 1911 publica a sua grande obra intitulada "The Principles of Scientific Management" na qual defende os princípios da Teoria da Gestão Científica do Trabalho.

4

5 . Taylor introduziu o estudo sistemático dos tempos necessários para a realização de diversas tarefas parciais, o que implicava a codificação ao máximo dessa tarefa e possibilitava ao capital um cálculo exato do rendimento dos trabalhadores [...] (Enguita,1993, p.194)

6 . Divisão e simplificação das tarefas, com ciclos curtos, estudos sistematizados dos tempos que possibilitavam a verificação do rendimento de cada trabalhador e a separação entre as funções de concepção e de execução. Administração como eficiência.

7 . Como elementos do mecanismo do sistema podem ser referidos: 1 o ) estudo do tempo, com os materiais e métodos para realizá-lo corretamente; 2 o ) chefia numerosa e funcional e sua superioridade sobre o velho sistema do contramestre único; 3 o ) padronização dos instrumentos e material usado na fábrica e também de todos os movimentos do trabalhador para cada tipo de serviço; 4 o ) necessidade duma seção ou sala de planejamento; 5 o ) princípio de exceção na administração; 6 o ) uso da régua de cálculo e recursos semelhantes para economizar tempo;

8 . Como elementos do mecanismo do sistema podem ser referidos: (continuação ) 7 o ) fichas de instrução para o trabalhador; 8 o ) idéia de tarefa na administração, associada a alto prêmio para os que realizam toda a tarefa com sucesso; 9 o ) pagamento com gratificação diferencial; 10 o ) sistema mnemônico para classificar os produtos manufaturados e ferramentas usadas etc.; 11 o ) sistema de rotina; 12 o ) novo sistema de cálculo do custo etc. (TAYLOR, 1990, p. 94)

9 Principios da Administração de Taylor Princípios do Planejamento – substituição do criitério individual de produção pela atuação empírica - prática Princípios do Preparo – seleção cientifica do operário através das aptidões; prepará-los e treiná-los. Princípios do Controle – controlar o trabalho – verificando se a execução está de acordo com o estabelecido. Princípios da Execução – distribuir atribuições e responsabilidades - disciplinando ao trabalho

10 Principios da Administração de Taylor Princípios do Planejamento – substituição do criitério individual de produção pela atuação empírica - prática Princípios do Preparo – seleção cientifica do operário através das aptidões; prepará-los e treiná-los. Princípios do Controle – controlar o trabalho – verificando se a execução está de acordo com o estabelecido. Princípios da Execução – distribuir atribuições e responsabilidades - disciplinando ao trabalho

11 . Fraquezas da Administração Científica. Superespecialização do funcionário – robotização do operário Visão microscopia do homem - vendo-o como parte da maquina. Ausência de qualquer afirmação cientifica de suas afirmações e principios Abordagem incompleta envolvendo apenas abordagem formal da organização. Limitação no campo de aplicação em fabrica. Abordagem eminentemente prescritiva e normativa.

12 ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA CLÁSSICA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NA ESTRUTURA ÊNFASE NAS TAREFAS Taylor Fayol DESDOBRAMENTOS DA ABORDAGEM CLÁSSICA:


Carregar ppt ". FREDERICK WINSLOW TAYLOR. ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS 1903 PRINCÍPIOS DA ADM. CIENTÍFICA 1911 1856 – 1915 PHILADELPHIA USA Fonte:www.socserv2.socsci.mcmaster.ca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google