A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão das Teorias Da Administração. Teoria da Administração Cientifica na virada do século XIX, Frederick Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão das Teorias Da Administração. Teoria da Administração Cientifica na virada do século XIX, Frederick Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão das Teorias Da Administração

2 Teoria da Administração Cientifica na virada do século XIX, Frederick Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operário, suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho, Teoria da Administração Científica a característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos, por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica.

3 Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração, para garantir a realização de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. Para tanto defendia alguns princípios como: Seleção Científica do Trabalhador: o trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com sua aptidão; Tempo-padrão: o trabalhador deve atingir no mínimo a produção-padrão estabelecida pela gerência; e Plano de Incentivo Salarial; Trabalho em Conjunto.

4 Seguidores das Idéias de Taylor Henry Ford responsável pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento da atual organização empresarial, diminui seus custos e tempo de fabricação ( Integração vertical (integração matéria-prima ao produto final), Padronização (linhas de montagem) e Economicidade (redução dos estoques e agilização na produção). Frank e Lillian Gilbrerth, Hery Grantt

5 Teoria Clássica da Administração Paralelamente aos estudos de Taylor, o Engenheiro francês Henry Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Fayol relacionou quatorze princípios básicos, que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor, já que vistos sob uma outra ótica empresarial.

6 Princípios de Fayol Divisão do Trabalho: a especialização dos funcionários, do executivo ao operário; Autoridade e Responsabilidade: autoridade é o direito do superior de dar ordens responsabilidade é a contrapartida; Unidade de Comando: o empregado deve receber ordens de apenas um superior; Unidade de Direção: o controle único para grupos de atividades com o mesmo objetivo; Disciplina: necessidade de estabelecer normas de conduta e de trabalho, válidas para todos;

7 Prevalência dos Interesses Gerais: os interesses gerais da corporação devem prevalecer sobre os interesses individuais; Remuneração: deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da organização; Centralização: atividades cruciais da organização e a autoridade para sua adoção devem ser centralizadas; Hierarquia:defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

8 Ordem: deve ser mantida em toda a organização, preservando um lugar para cada coisa(pessoas) e cada coisa(pessoas) em seu lugar; Equidade: a justiça deve prevalecer também no ambiente de trabalho; Estabilidade dos Funcionários: alta rotatividade do pessoal tem conseqüências negativas sobre o desempenho da organização e dos trabalhadores Iniciativa: deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo; e

9 Espírito de Corpo: o trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe.


Carregar ppt "Revisão das Teorias Da Administração. Teoria da Administração Cientifica na virada do século XIX, Frederick Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google