A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração O personagem mais importante que sistematizou e divulgou a idéia de que administrar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração O personagem mais importante que sistematizou e divulgou a idéia de que administrar."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração O personagem mais importante que sistematizou e divulgou a idéia de que administrar é : planejar, organizar, liderar, executar e controlar foi esse engenheiro francês ( ). Em 1916, aos 75 anos ele publica o livro Administração Geral e industrial e expõe a idéia de que a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo). Define a função administrativa como a mais importante das funções de uma empresa.

2 As funções básicas da empresa Para Fayol, toda empresa tem seis funções: 1 – Funções técnicas: produção de bens ou de serviços da empresa; 2 - Funções comerciais: com a compra, venda e permutação; 3 – Funções financeiras: procura e gerência de capitais; 4 – Funções de segurança: proteção e preservação dos bens e das pessoas 5 – Funções contábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6 – Funções administrativas: integração de cúpula das outras cinco funções. Estas funções coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

3 Funções do Administrador Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa Comandar: dirigir e orientar o pessoal Coordenar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. Estes são elementos do processo administrativo: são localizáveis no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade na empresa. Tanto o Diretor, o gerente, o chefe o supervisor, cada qual em seu nível desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle.

4 Funções universais da administração Previsão: envolve a avaliação do futuro e o aprovisionamento em função dele. Organização: proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social. Comando: leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais. Coordenação: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins. Controle: localizar as fraquezas e os erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

5 Proporcionalidade das Funções Administrativas É distribuída proporcionalmente em todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e à medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.

6 Diferença entre Administração Organização Administração é um todo do qual a organização é uma das partes. A administração abrange aspectos que a organização não envolve (previsão, comando e controle). A organização está ligada à estrutura e forma. Entidade social –as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. Empresas são uma organização social. Organização como função administrativa: organizar, estruturar e alocar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições de cada um deles e as relações entre eles.

7 Princípios gerais da Administração para Fayol 1 – Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência; 2 - Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar a obediência. Dever de prestar contas; 3 – Disciplina: Depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos; 4 – Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior – principio da autoridade única; 5 – Unidade de direção : Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo;

8 Princípios Gerais da Administração para Fayol 6 – Subordinação dos interesses individuais aos gerais: os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. 7 – Remuneração pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. 8 – Centralização: Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização. 9 – Cadeia escalar: É a linha da autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando.

9 Princípios Gerais da Administração para Fayol 10 – Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana 11 - Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a amabilidade do pessoal; 12 – Estabilidade do pessoal: quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para empresa (evitar a rotatividade) 13 – Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso; 14 - Espírito de equipe: a harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.

10 Observações Importantes A teoria clássica baseia-se na concepção militar. Concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter- relacionamento entre essas partes. A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, definindo quem se subordina a quem. Cada empregado deve se reportar a um só superior.

11

12 Teoria da Máquina A teoria Clássica recebe o nome de teoria da máquina pelo fato de considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou conseqüências. Os modelos administrativos Taylor-Fayol correspondem a visão tecnicista do trabalho.

13 Em resumo...


Carregar ppt "Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração O personagem mais importante que sistematizou e divulgou a idéia de que administrar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google