A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes

2 ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES
HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG (1973) PAPÉIS DO GERENTE ROSEMARY STEWART (1982) PROCESSO DECISÓRIO FRED LUTHANS (1988) DESEMPENHO DOS GERENTES ANDREW GROVE (1983) PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.1 – Principais autores que estudaram a figura dos gerentes

3 Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução.
VIII VII VI V IV III II I Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução. Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa. Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única. Harmonizar atividades e coordenar esforços. Formular decisões de forma simples, nítida e precisa. Organizar a seleção eficiente do pessoal. Definir claramente as obrigações. Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade. MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.2 – Os 16 deveres do gerente, segundo Fayol.

4 XVI XV XIV XIII XII XI X IX
Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados. Usar sanções contra faltas e erros. Manter a disciplina. Subordinar os interesses individuais ao interesse geral. Manter a unidade de comando. Supervisionar a ordem material e humana. Ter tudo sob controle. Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada. MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.2 – Os 16 deveres do gerente, segundo Fayol.

5 AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE
UNIDADE DE COMANDO IV DISCIPLINA III AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE II DIVISÃO DO TRABALHO I Designação de tarefas específicas para cada pessoa, resultando na especialização das funções e separação dos poderes. A primeira é o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. A segunda, a sanção – recompensa ou penalidade – que acompanha o exercício do poder. Respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes. De forma que cada pessoa tenha apenas um superior. MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.3 – Os princípios da Administração de Fayol.

6 REMUNERAÇÃO DO PESSOAL
V UNIDADE DE DIREÇÃO Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo. VI INTERESSE GERAL Subordinação do interesse individual ao interesse geral. VII REMUNERAÇÃO DO PESSOAL De forma eqüitativa, e com base tanto em fatores internos quanto externos. MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.3 – Os princípios da Administração de Fayol.

7 ESTABILIDADE DO PESSOAL CADEIA ESCALAR (LINHA DE COMANDO)
ESPÍRITO DE EQUIPE XIV INICIATIVA XIII ESTABILIDADE DO PESSOAL XII EQÜIDADE XI ORDEM X CADEIA ESCALAR (LINHA DE COMANDO) IX CENTRALIZAÇÃO VIII Equilíbrio entre a concentração de poderes de decisão no chefe, sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa dos subordinados. Hierarquia, a série de chefes do primeiro ao último escalão, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autonomia para estabelecer relações diretas (a ponte de Fayol). Um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar. Tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários. Manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento. Faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes. Desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho. MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.3 – Os princípios da Administração de Fayol.

8 FUNÇÕES DO EXECUTIVO Incutir Senso de Propósito Moral Trabalhar com
a Organização Informal Facilitar a Comunicação Tomar Decisões Entender a Aceitação da Autoridade MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.4 – Funções do executivo, segundo Barnard.

9 Julgamento e Avaliação de Alternativas
Decisão Concepção Criação de Alternativas Prospecção Análise de um problema ou situação que exige solução Problema MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.5 – Processo de tomar decisões, segundo Herbert Simon.

10 Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos
Figura de Proa Líder Ligação Monitor Disseminador Porta-voz Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos Negociador Papéis de Decisão Papéis Interpessoais Papéis de Informação MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.7 – Dez papéis que os gerentes desempenham, segundo Mintzberg.

11 RESTRIÇÕES DECISÕES EXIGÊNCIAS
MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.8 – Três dimensões do papel dos gerentes, segundo Rosemary Stewart.

12 Eficácia Sucesso Prioridades
Comunicação Networking 1 Recursos Humanos Comunicação 2 Administração 3 Networking Recursos Humanos 4 MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.9 – Prioridades diferentes determinam diferentes resultados para os gerentes, segundo Fred Luthans.

13 Princípios de Administração de
Alta Performance PRODUÇÃO TRABALHO DE EQUIPE DESEMPENHO INDIVIDUAL Todos produzem Produzir é a palavra que define resultados Produção sempre é trabalho de equipe Produção do gerente é feita dos resultados de sua equipe Atividade do gerente deve ser dividida com a equipe eficientemente Desempenho depende de motivação e competência Treinar e motivar equipe são responsabilidades fundamentais dos gerentes MAXIMIANO /TGA – Fig – Princípios de Administração de alto desempenho, segundo Andrew Grow.

14 MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.11 – Dois tipos de estruturas organizacionais.
ALTA ADMINISTRAÇÃO ALTA ADMINISTRAÇÃO Diretores Vice- Assessores Diretores e Assessores GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA Gerentes de Departamento Gerentes de Divisão Departamento Gerentes de Seção SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA Líderes de Grupos Autogeridos de Trabalho Supervisores Mestres Líderes de Turma SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA MAXIMIANO /TGA – Fig – Dois tipos de estruturas organizacionais.

15 Habilidades Técnicas Humanas Conceituais Supervisão de Primeira linha
Gerência Intermediária Administração Superior MAXIMIANO /TGA – Fig – Três tipos de habilidades gerenciais e sua relação com a posição, segundo Katz.

16 REMUNERAÇÃO DO PESSOAL
V UNIDADE DE DIREÇÃO Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo. VI INTERESSE GERAL Subordinação do interesse individual ao interesse geral. VII REMUNERAÇÃO DO PESSOAL De forma eqüitativa, e com base tanto em fatores internos quanto externos. MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.3 – Os princípios da Administração de Fayol.


Carregar ppt "CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google