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Ameaça de Novos Produtos ou Serviços Ameaça de Novas Empresas Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidades entre Competidores Existentes Poder de Barganha.

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1 Ameaça de Novos Produtos ou Serviços Ameaça de Novas Empresas Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidades entre Competidores Existentes Poder de Barganha dos Compradores Fonte: Michael E. Porter, A Vantagem Competitiva das Nações. As Cinco Forças Competitivas

2 Variáveis Principais Contingências Específicas Contingências Gerais Tecnológicas Desempenho Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Acesso a RecursosEstrutura de Poder Fatores Demográficos Fatores PolíticosFatores Econômicos Fatores Culturais

3 O que é Sistema de Produção? São as atividades que congregam a direção e o controle do processo que transforma INPUTS em BENS e SERVIÇOS finais. Iniciou-se na área de manufatura, mas sua atuação está disseminada para todas as áreas, inclusive o setor de serviços e organizações não-lucrativas. O tipo de transformação é que pode variar –Manufatura: Metal-mecânica, Eletro-eletrônica etc. –Serviços: Saúde, Educação, Transporte aéreo etc. Exemplo da UERJ/FAT

4 Gestão de Sistemas de Produção? Função Produção: É a reunião de recursos destinados à produção de bens e serviços. Qualquer organização possui uma função produção porque produz algum tipo de produto. Entretanto, nem todas as organizações denominam a função produção por este nome. Usa-se também o termo operações. Gerentes de Produção: São funcionários que exercem responsabilidade particular de administrar algum ou todos os recursos envolvidos na função produção. Pode receber outros nomes como, por exemplo, gerente de tráfego de empresa de ônibus, gerente de distribuição de empresa de transportes de carga, gerente administrativo de um hospital. Administração da Produção (ou de Operações): É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Função Produção nas Organizações que visam lucro: satisfação dos clientes, uso eficiente dos recursos, retorno dos investimentos aos acionistas, busca da vantagem competitiva sobre os concorrentes. Função Produção nas Organizações que não visam lucro: satisfação dos clientes, uso eficiente dos recursos, retorno social, busca de melhor posicionamento no setor.

5 Satisfação das Partes Interessadas Excelência em Produtos e Serviços Projetos ProcessosMotivação Capacitação dos Recursos Humanos

6 O Sistema de Produção Participação do Cliente Saídas Bens Serviços Entradas Trabalhadores Gerentes Equipamentos Matéria-prima Serviços Espaço físico Energia Informação sobre o Desempenho Operações e Transformação

7 OperaçãoRecursos de input Processo de transformaçã o Outputs Linha aéreaAvião Pilotos e equipe De bordo e terra Passageiros e carga Transportar passageiros e carga pelo mundo Passageiros e carga transportados Loja de departamento Produtos à venda Equipe de vendas Registros computadorizados Clientes Dispor os bens Fornecer conselhos de compras Vender os bens Consumidores e produtores juntos

8 OperaçãoRecursos de inputProcesso de transformação Outputs GráficaImpressoras e desenhistas Prensas de impressão Projeto gráfico Impressão encadernação Material desenhado e impresso PolíciaOficiais Sistemas de computador Defensores da justiça Dispor os bens Fornecer conselhos de compras Vender os bens Sociedade justa Público com sentimento de segurança Fabricante de comida congelada Comida fresca Operadores Equipamentos Freezers Preparação da comida Congelamento da comida Comida congelada

9 Diferenças entre Manufatura e Serviços MANUFATURA O produto é físico e durável. As saídas podem ser inventariadas Baixo contato com os clientes Grande tempo de resposta Mercado Internacional, nacional ou regional Muitos recursos técnicos Uso intensivo do capital Fácil medição da qualidade SERVIÇO O produto é intangível e perecível. As saídas não podem ser inventariadas Alto contato com os clientes Pequeno tempo de resposta Mercado Local Exige contato com clientes Poucos recursos técnicos Uso intensivo do trabalho Difícil medição da qualidade

10 Similaridades entre Manufatura e Serviços MANUFATURA SERVIÇO Ambas possuem processos. Ambas utilizam algum tipo de tecnologia. Todas estão preocupadas com a qualidade, a produtividade e o tempo de resposta. Ambas fazem escolha sobre capacidade, localização e layout dos recursos técnicos. Ambas negociam com fornecedores. Ambas fazem previsão de demanda. Ambas oferecem produtos (cada vez menos) e serviços (cada vez mais). Ambas realizam o inventário das entradas

11 Engenharia/ suporte técnico Compras Recursos humanos Contabilidade e finanças suporte Informação/ Tecnologia Outras Marketing Desenvolvimento de produto/ serviços Produção

12 Estudo de caso Swatch

13 Empresa de produção de vídeo e programas de televisão Engenharia Marketing e Produção Produção de cenários e intalações Madeira, aço, plástico etc. Carpinteiros Máquinas Cenários e instalações Todas as macrooperações são formadas de muitas microoperações

14 ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES CHESTER BARNARD (1938)FUNÇÕES DO EXECUTIVO FRED LUTHANS (1988) DESEMPENHO DOS GERENTES HENRI FAYOL (1916)PROCESSO ADMINISTRATIVOHERBERT SIMON (1960)PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG (1973)PAPÉIS DO GERENTE ANDREW GROVE (1983) PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE MAXIMIANO /TGA – Fig. 2.1 – Principais autores que estudaram a figura dos gerentes ROSEMARY STEWART (1982)PROCESSO DECISÓRIO ROSEMARY STEWART (1982)

15 Atividades da administração da produção Responsabilidade direta por algumas atividades; Responsabilidade indireta por outras aividades;e Responsabilidade ampla para reagir aos desfios emergentes em administração da produção.

16 Responsabilidades Diretas Entendimento dos objetivos estratégicos da produção; Desenvolvimento de uma estratégia de produção para a organização; Projetos dos produtos, serviços e processos de produção; Planejamento e controle da produção; Melhoria do desempenho da produção.

17 Responsabilidades Indiretas Relacionamentos interfuncionais: Função engenharia/suporte técnico; Função desenvolvemento de produto/serviço; Função marketing; Função informação/tecnologia; Função recursos humanos; Função contábil-financeira.

18 Responsabilidades amplas Globalização; Proteção ambiental; Responsabilidade social; Consciência tecnológica; Gestão do conhecimento.


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