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Administração da Produção: Conceitos Trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços, os quais devem atender às necessidades de seus.

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1 Administração da Produção: Conceitos Trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços, os quais devem atender às necessidades de seus consumidores. Trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços, os quais devem atender às necessidades de seus consumidores. A função produção representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. A função produção representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. Gerentes de produção são funcionários da organização que exercem responsabilidade de administrar algum ou todos os recursos da função produção. Gerentes de produção são funcionários da organização que exercem responsabilidade de administrar algum ou todos os recursos da função produção. Administração da produção e operações é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Administração da produção e operações é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção.

2 Produção na Organização Função engenharia/suporte técnico Outras Função informação/ tecnologia Função contábil-financeira Função recursos humanos Função marketing Função desenvolvimento de produto/serviço Função produção

3 Três Funções Centrais Função marketing (inclui vendas): responsável por comunicar os produtos ou serviços de uma empresa para seu mercado gerando pedidos de serviços e produtos por consumidores; Função marketing (inclui vendas): responsável por comunicar os produtos ou serviços de uma empresa para seu mercado gerando pedidos de serviços e produtos por consumidores; Função desenvolvimento de produto/serviço: responsável por criar novos produtos e serviços ou modificá-los; Função desenvolvimento de produto/serviço: responsável por criar novos produtos e serviços ou modificá-los; Função produção: responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços. Função produção: responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços.

4 Modelo de Transformação Saídas de produtos e serviços (output) Recursos de entrada (input) Processo de transformação Ambiente

5 Inputs para o processo de transformação Recursos transformados: os que são tratados ou convertidos de alguma forma. (materiais, informações e consumidores) Recursos transformados: os que são tratados ou convertidos de alguma forma. (materiais, informações e consumidores) Recursos de transformação: os que agem sobre os recursos transformados. (instalações e funcionários) Recursos de transformação: os que agem sobre os recursos transformados. (instalações e funcionários)

6 Processo de Transformação Processamento de materiais: transformam propriedades físicas, mudam localização e/ou posse, estocam ou acomodam; Processamento de materiais: transformam propriedades físicas, mudam localização e/ou posse, estocam ou acomodam; Processamento de informações: transformam suas propriedades informativas, alteram a posse, estocam ou mudam a localização; Processamento de informações: transformam suas propriedades informativas, alteram a posse, estocam ou mudam a localização; Processamento de consumidores: mudam suas propriedades físicas, acomodam, transformam a localização, alteram estado fisiológico e/ou psicológico. Processamento de consumidores: mudam suas propriedades físicas, acomodam, transformam a localização, alteram estado fisiológico e/ou psicológico.

7 Outputs do processo de transformação Tangibilidade; Tangibilidade; Estocabilidade; Estocabilidade; Transportabilidade; Transportabilidade; Simultaneidade; Simultaneidade; Contato com o consumidor; Contato com o consumidor; Qualidade. Qualidade. Produtos e serviços estão fundindo-se, a maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Produtos e serviços estão fundindo-se, a maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Macrooperação X Microoperação Macrooperação X Microoperação

8 Tipos de Operações de Produção (4 Vs) Volume de output; Volume de output; Variedade de output; Variedade de output; Variação da demanda do output; Variação da demanda do output; Grau de visibilidade (contato com o consumidor) envolvido na produção do output. Grau de visibilidade (contato com o consumidor) envolvido na produção do output. Operações mistas (de alto e de baixo contato) Operações mistas (de alto e de baixo contato)

9 Implicações dos 4 Vs da Produção Baixa repetição Cada funcionário participa mais do trabalho Menor sistematização Alto custo unitário Volume Alta repetitividade Especialização Sistematização Capital intensivo Baixo custo unitário Baixo Alto Implicações

10 Implicações dos 4 Vs da Produção Flexível Completo Atende às necessidades dos consumidores Alto custo unitário Variedade Bem definida Rotineira padronizada Regular Baixo custo unitário Alta Baixa Implicações

11 Implicações dos 4 Vs da Produção Capacidade mutante Antecipação Flexibilidade Ajustado com demanda Alto custo unitário Variação da demanda Estável Rotineira Previsível Alta utilização Baixo custo unitário Alta Baixa Implicações

12 Implicações dos 4 Vs da Produção Tolerância de espera limitada Satisfação definida pela percepção do consumidor Necessidade de habilidade de contato Alto custo unitário Visibilidade Tempo entre a produção e consumo Padronização Pouca habilidade de contato Centralização Baixo custo unitário Alta Baixa Implicações

13 Responsabilidades da Produção 1) Diretas Entendimento dos objetivos estratégicos da produção; Entendimento dos objetivos estratégicos da produção; Desenvolvimento de uma estratégia de produção para a organização; Desenvolvimento de uma estratégia de produção para a organização; Projeto dos produtos, serviços e processos de produção; Projeto dos produtos, serviços e processos de produção; Planejamento e controle da produção; Planejamento e controle da produção; Melhoria do desempenho da produção. Melhoria do desempenho da produção.

14 Responsabilidades da Produção 2) Indiretas Aquelas que estão mais ligadas às outras partes da organização, mas que podem afetar indiretamente a produção. Ex: Explorar as possíveis conseqüências dos planos de propaganda preparados pela função marketing. Aquelas que estão mais ligadas às outras partes da organização, mas que podem afetar indiretamente a produção. Ex: Explorar as possíveis conseqüências dos planos de propaganda preparados pela função marketing.

15 Responsabilidades da Produção 3) Amplas Globalização; Globalização; Proteção ambiental; Proteção ambiental; Responsabilidade social; Responsabilidade social; Consciência tecnológica; Consciência tecnológica; Gestão do conhecimento. Gestão do conhecimento.

16 ATIVIDADES Faça uma lista com o nome de 5 serviços que você utilizou ultimamente e identifique a dimensão dos seus 4 Vs: volume e variedade de output, variação da demanda e visibilidade. Faça uma lista com o nome de 5 serviços que você utilizou ultimamente e identifique a dimensão dos seus 4 Vs: volume e variedade de output, variação da demanda e visibilidade.

17 Papel Estratégico e Objetivos da Produção Qual papel a função produção deveria desempenhar para atingir o sucesso estratégico? Qual papel a função produção deveria desempenhar para atingir o sucesso estratégico? Quais são os objetivos de desempenho da produção e quais são os benefícios internos e externos que derivam do fato de exceder-se em cada um? Quais são os objetivos de desempenho da produção e quais são os benefícios internos e externos que derivam do fato de exceder-se em cada um?

18 Papel da Função Produção a) Implementadora de estratégias b) Apoio às estratégias c) Impulsionadora de estratégias

19 Modelo de 4 Estágios Hayes e Wheelwright Usado para avaliar o papel competitivo e a contribuição da função produção de qualquer tipo de empresa. Usado para avaliar o papel competitivo e a contribuição da função produção de qualquer tipo de empresa. Estágio 1: Neutralidade Interna Estágio 1: Neutralidade Interna Parar de atrapalhar a organização; Parar de atrapalhar a organização; Corrigir erros graves. Corrigir erros graves.

20 Modelo de 4 Estágios (cont.) Estágio 2: Neutralidade Externa Estágio 2: Neutralidade Externa Ser tão bom quanto os concorrentes; Ser tão bom quanto os concorrentes; Adotar melhores práticas. Adotar melhores práticas. Estágio 3: Apoio Interno Estágio 3: Apoio Interno Ser claramente o melhor no setor; Ser claramente o melhor no setor; Ligar estratégia e produção. Ligar estratégia e produção.

21 Modelo de 4 Estágios (cont.) Estágio 4: Apoio Externo Estágio 4: Apoio Externo Redefinir as expectativas do setor industrial; Redefinir as expectativas do setor industrial; Fornecer vantagem baseada em produção; Fornecer vantagem baseada em produção; Função Produção é base para o sucesso. Função Produção é base para o sucesso.

22 Objetivos de Desempenho da Produção ( Compatíveis com os stakeholders ) Objetivo Qualidade Objetivo Qualidade Reduz custos Reduz custos Aumenta a confiabilidade Aumenta a confiabilidade Objetivo Rapidez Objetivo Rapidez Reduz estoques Reduz estoques Reduz o risco Reduz o risco

23 Objetivos de Desempenho da Produção (cont.) Objetivo Confiabilidade Objetivo Confiabilidade Economiza tempo Economiza tempo Economiza dinheiro Economiza dinheiro Dá estabilidade Dá estabilidade

24 Objetivos de Desempenho da Produção (cont.) Objetivo Flexibilidade (de produto/serviço, de composto/mix, de volume, de entrega) Objetivo Flexibilidade (de produto/serviço, de composto/mix, de volume, de entrega) Agiliza a resposta Agiliza a resposta Economiza tempo Economiza tempo Mantém confiabilidade Mantém confiabilidade

25 Objetivos de Desempenho da Produção (cont.) Objetivo Custo Objetivo Custo Afetado por todos os outros objetivos de desempenho. Afetado por todos os outros objetivos de desempenho.

26 Baixando os custos de produção PRODUTIVIDADE = OUTPUT / INPUT PRODUTIVIDADE = OUTPUT / INPUT PRODUTIVIDADE DE FATOR PARCIAL = OUTPUT / UM INPUT NA OPERAÇÃO PRODUTIVIDADE DE FATOR PARCIAL = OUTPUT / UM INPUT NA OPERAÇÃO PRODUTIVIDADE MULTIFATORIAL = OUTPUT / TODOS INPUTS PRODUTIVIDADE MULTIFATORIAL = OUTPUT / TODOS INPUTS

27 ATIVIDADES CLÍNICA DE EXAMES CLÍNICOS CLÍNICA DE EXAMES CLÍNICOS VAREJISTA SLAP.COM VAREJISTA SLAP.COM REPRESENTAÇÃO POLAR DOS OBJETIVOS DE DESEMPENHO REPRESENTAÇÃO POLAR DOS OBJETIVOS DE DESEMPENHO

28 Estratégia da Produção O que é estratégia? O que é estratégia? Qual a diferença entre as visões de cima para baixo (top-down) e de baixo para cima (bottom-up) da estratégia da produção? Qual a diferença entre as visões de cima para baixo (top-down) e de baixo para cima (bottom-up) da estratégia da produção? Qual a diferença entre as visões requisitos do mercado e recursos da produção da estratégia da produção? Qual a diferença entre as visões requisitos do mercado e recursos da produção da estratégia da produção? Como pode ser montada a estratégia da produção? Como pode ser montada a estratégia da produção?

29 Função Produção 1º) Entender seu papel dentro do negócio; 1º) Entender seu papel dentro do negócio; 2º) Determinar os objetivos de desempenho que definem sua contribuição para a estratégia; 2º) Determinar os objetivos de desempenho que definem sua contribuição para a estratégia; Formular um conjunto de princípios gerais que guiarão seu processo de tomada de decisões: Estratégia da Produção. Formular um conjunto de princípios gerais que guiarão seu processo de tomada de decisões: Estratégia da Produção.

30 O que é Estratégia? Existe uma falta de consenso na definição; Existe uma falta de consenso na definição; Escolha por uma direção, em vez de outra; Escolha por uma direção, em vez de outra; É mais do que uma só decisão; É mais do que uma só decisão; É o padrão global de decisões e ações; É o padrão global de decisões e ações; Posiciona a organização em seu ambiente; Posiciona a organização em seu ambiente; Tem a intenção de fazer a organização atingir seus objetivos de longo prazo; Tem a intenção de fazer a organização atingir seus objetivos de longo prazo; Conteúdo e processo. Conteúdo e processo.

31 Estratégia da Produção Padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção. Padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção. Conteúdo da estratégia da produção: estabelecem o papel, os objetivos e as atividades da produção. Conteúdo da estratégia da produção: estabelecem o papel, os objetivos e as atividades da produção. Processo da estratégia da produção: método usado para produzir decisões da produção. Processo da estratégia da produção: método usado para produzir decisões da produção.

32 Conteúdo da Estratégia da Produção Perspectivas: 1) Perspectiva de cima para baixo (top-down): o que a empresa deseja que as operações façam. 1) Perspectiva de cima para baixo (top-down): o que a empresa deseja que as operações façam. 2) Perspectiva de baixo para cima (bottom-up): o que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer. 2) Perspectiva de baixo para cima (bottom-up): o que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer. 3) Perspectiva dos requisitos do mercado: o que o posicionamento de mercado requer que as operações façam. 3) Perspectiva dos requisitos do mercado: o que o posicionamento de mercado requer que as operações façam. 4) Perspectiva dos recursos da produção: o que os recursos de operações podem fazer. 4) Perspectiva dos recursos da produção: o que os recursos de operações podem fazer.

33 Perspectiva dos recursos da produção Visão baseada em recursos (RBV – resource- based view); Visão baseada em recursos (RBV – resource- based view); Restrições e capacidades dos recursos; Restrições e capacidades dos recursos; Recursos e processos da produção (o que temos e o que podemos fazer); Recursos e processos da produção (o que temos e o que podemos fazer); Decisões estruturais (hardware: influenciam as atividades de projeto) e infra-estruturais (software: influenciam a força de trabalho, as atividades de planejamento, controle e melhoria). Decisões estruturais (hardware: influenciam as atividades de projeto) e infra-estruturais (software: influenciam a força de trabalho, as atividades de planejamento, controle e melhoria).

34 Perspectiva dos requisitos do mercado Prioridade de objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo); Prioridade de objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo); Influência do consumidor nos objetivos de desempenho; Influência do consumidor nos objetivos de desempenho; Objetivos qualificadores X objetivos ganhadores de pedidos; Objetivos qualificadores X objetivos ganhadores de pedidos; Clientes diferentes em geral significam objetivos diferentes; Clientes diferentes em geral significam objetivos diferentes; Influência dos concorrentes nos objetivos de desempenho. Influência dos concorrentes nos objetivos de desempenho.

35 Processo da Estratégia da Produção Perspectivas: 1) Metodologia Hill: Passo 1: entender os objetivos da corporação; Passo 1: entender os objetivos da corporação; Passo 2: compreender a estratégia de marketing; Passo 2: compreender a estratégia de marketing; Passo 3: traduzir a estratégia de marketing em fatores competitivos (ponto crítico); Passo 3: traduzir a estratégia de marketing em fatores competitivos (ponto crítico); Passo 4: escolha do processo, definição de características estruturais; Passo 4: escolha do processo, definição de características estruturais; Passo 5: definição de características infra- estruturais. Passo 5: definição de características infra- estruturais.

36 Processo da Estratégia da Produção Perspectivas: 2) Procedimento Platts-Gregory: Estágio 1: compreensão da posição de mercado da organização; Estágio 1: compreensão da posição de mercado da organização; Estágio 2: avaliação das capacitações da operação; Estágio 2: avaliação das capacitações da operação; Estágio 3: desenvolvimento de novas estratégias de produção Estágio 3: desenvolvimento de novas estratégias de produção

37 Atividade em duplas Escolher duas organizações de diferentes setores e descrever comparativamente os seus objetivos de desempenho: Escolher duas organizações de diferentes setores e descrever comparativamente os seus objetivos de desempenho: Qualidade; Qualidade; Rapidez; Rapidez; Confiabilidade; Confiabilidade; Flexibilidade; Flexibilidade; Custo. Custo.


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